WandaVision: Pietro NÃO é Mephisto e podemos Provar!!!

13/2/21

Desde que foi inserido no universo de WandaVision, o Mercúrio interpretado por Evan Peters foi bem recebido pelos fãs que oscilara entre sentimentos de alegria, satisfação e é claro, a bela desconfiança por saber o que cerca a mitologia da Feiticeira Escarlate nas HQs.

Muitas características e falas do personagem no sexto episódio de WandaVision levaram os fãs a acreditarem que o personagem poderia ser um vilão infiltrado naquela realidade para desestabilizar Wanda emocionalmente e colocar seus planos maléficos em prática, mas e se ele não for o vilão?

Antes de continuar, dê uma olhada em nossa Camiseta oficial com design exclusivo.

Antes de entendermos o porquê de Pietro não ser o Mephisto, devemos entender quem é o demônio mais poderoso do Universo Marvel, ele é responsável por comandar o universo extra-dimensional dos mortos nas HQs, ou seja, ele é o próprio Lúcifer, Satanás ou Belzebu, sendo chamado por estes nomes nas histórias em quadrinhos.

Mephisto é um demônio de alta patente, possuindo sabedoria quase divina e poderes maiores que muitos dos personagens do Universo Marvel, como poderes ilusórios, alteração temporal, mudança de forma e até mesmo a habilidade de tirar a alma dos seres vivos mediante a um pacto concentido.

Todos estes poderes podem nos fazer crer que ele seria o principal candidato a enganar Wanda na pele de seu irmão morto, principalmente após Monica Rambeau despertar os sentimentos de culpa e perda em Wanda quando citou Pietro e sua morte. A S.W.O.R.D. contribuiu para aumentar este sentimento após tentar matar Wanda da mesma forma que seus pais foram assassinados (veja aqui). Mas e se o novo Pietro não for Mephisto?

O que nos leva a crer que este Pietro NÃO é o Mephisto

Obviamente estamos falando de uma das maiores entidades místicas do Universo Marvel, o próprio senhor do inferno que além dos poderes citados assima possui grande sabedoria e isso é algo que o "novo Mercúrio" carece muito.

Claramente ele não conhece Wanda tão bem, e muitas vezes se mostra deslocado neste universo tendo um temperamento e comportamento diferentes do Irmão da Feiticeira, mas possui falhas grandes demais para um ser dotado de uma das mentes mais perspicazes do Universo Marvel.

Em alguns momentos do sexto episódio, os irmãos conversam e Pietro acaba se perdendo em detalhes e Wanda parece perceber isso, em um desses momentos ela chega a confrontar seu irmão perguntando sobre seu sotaque, tendo a mesma pergunta como resposta.

O sotaque é um detalhe sutil que Mephisto obviamente iria conseguir usar em seu favor para enganar e manipular Wanda, mas ao invés de começar a falar com o característico sotaque de Sokovia, o personagem apenas fica muito desconfortável antes de questioná-la sobre a mesma coisa.

Mas o que explicaria Wanda ver seu irmão morto?

Geralmente há convesas que causam desconforto em Wanda, fazendo-a confrontar a realidade e ver "a verdadeira forma" de seus entes queridos, o primeiro momento que isso aconteceu foi quando confrontada por Rambeau, Wanda viu Visão sem cores e com sua cabeça destruída como no final de Vingadores Guerra Infinita.

No último episódio, ao ser confrontada por Pietro sobre assuntos delicados ela viu seu irmão da mesma forma, cheio de tiros e com aspecto morto, a fazendo assustar-se com a imagem e desviar seu olhar de Pietro, mas e se estas visões mortas não forem a verdadeira forma de seus entes queridos e sim medos de Wanda?

Foto: Marvel Studios

A Face da Morte

Não é possível que a visão morta de seus entes queridos sejam suas verdadeiras formas, pois Wanda viu seu amado esposo como em Guerra Infinita, mas no episódio anterior, havíamos observado que Visão estava completamente desmontado, o que impossibilitaria Wanda de remontá-lo, e se o fizesse, qual o motivo de ainda deixar sua cabeça aberta, sendo que ela poderia reconstruir sua cabeça deixando apenas o espaço da jóia da mente em aberto? Lembramos que se ela realmente conseguiu remontar o Visão fazer isso seria claramente possível.

Outro grande detalhe que nos faz pensar que o Visão não tem aquela forma naturalmente foi sua tentativa de fuga de Westview, em que ele começou a se desfazer fora daquela realidade e mesmo assim antes disso estava com suas cores vivas e fortes, além da jóia da mente em sua cabeça. Caso ela estivesse o controlando como um fantoche, ele sairia da cidade e mostraria no "mundo real" sua forma morta como em Guerra Infinita.

O mesmo vemos com Pietro, não há motivo para vê-lo daquela forma, pois seu irmão já estaria diferente após tantos anos, e se fosse trazido do inferno por Mephisto, mesmo mantendo seu aspecto morto seria impossível ter ferimentos e sangramentos tão vivos e com aparência recente.

O que ocorreu nos dois cenários, foi Wanda tendo pequenas alucinações confrontadas por seus temores e medo de falhar e perder sua família novamente, lembramos que estas formas trágicas foram as últimas vezes que a Feiticeira Escarlate viu seu esposo e seu irmão, sendo uma visão traumática dos fatos. O que nos leva finalmente a nossa pergunta...

Foto: 20th Century Fox

Se Pietro NÃO é Mephisto, então quem ele é?

Temos dois grandes candidatos à esta posição, um é o vilão Pesadelo que deve ser o principal antagonista em Doutor Estranho No Multiverso da Loucura. Pesaelo é um demônio como Mephisto, mas de uma dimensão chamada Dimensão dos Sonhos, embora seja onipotente em sua dimensão, ele precisa da energia liberada pelo pesadelo dos humanos para se manter vivo e forte.

Segundo a descrição dos poderes do personagem no Wikipedia "Apesar de, potencialmente, Pesadelo se alimentar do medo de toda a humanidade enquanto esta dorme, ele pode direcionar sua atenção para determinada pessoa, de modo a extrair o máximo de agonia dela. Ao escolher uma vítima, ele pode transportar sua mente para sua própria dimensão, onde, em sua onipotência, pode infligir tudo que imaginar à mente sofredora. Ele tem preferência por vítimas com traumas, pois assim a 'reserva de medo' é bem maior.".

Mas se fosse o Pesadelo, por estar dentro da Mente de Wanda ele ainda saberia detalhes da vida da personagem e sua relação com seu irmão, não dando falhas em detalhes tão importantes, o que nos leva a minha teoria.

A outra opão mais plausível é Pietro ainda é o Pietro, mas do universo de mutantes da FOX. Para mim esta é a opção mais plausível, pois este Pietro está claramente tentando ajudar Wanda, desenvolvendo seus filhos, conversando e aconselhando sua irmã.

Este Pietro não sabe tantos detalhes da infância dos dois, pois não cresceu com esta Wanda e não tinha tanto contato com sua irmã em seu universo (vimos em Dias de Um Futuro Esquecido que ele tinha mais contato com sua irmã mais nova, possivelmente Polaris), outra coisa que explica ele não ter o sotaque característico de Sokovia é que ele cresceu nos Estados Unidos, inclusive sendo chamado de Peter pelo Professor X durante os filmes.

O que me leva a crer que este personagem esteja inserido no universo de Wanda e os Vingadores, é que de alguma forma o Dr. Estranho pode ter convocado este Pietro (pois ainda é o único que conhecemos) para ajudar Wanda a lidar com seus traumas e medos, a confrontando com a verdade e aos poucos a fazendo perceber que aquela realidade não deve ser mantida.

Possivelmente este Pietro irá assumir o lugar do irmão morto de Wanda e ajudá-la a derrotar o verdadeiro vilão da série que...

Foto: Marvel Comics

Talvez seja ela mesma, em sua loucura e confusão, Wanda pode estar sendo o principal vilão de sua história, pois quando lidamos com questões de saúde mental, na maioria das vezes os maiores inimigos dos pacientes são eles mesmos que acabam encontrando sentido em histórias que para a maioria de nós não faz sentido nenhum. E estes cenários servem como alívio de traumas, tristezas, frustrações e sentimento de falha e culpa.

Como sabemos, estas pessoas são tratadas com sessões de terapia qeu podem ser familiares ou profissionais, a introdução de Pietro neste universo pelo Dr. Estranho pode ser claramente um dos estágios de seu tratamento para ajudá-la a lidar com seus traumas e frustrações, possivelmente mostrando que mesmo quando esperamos que haja algum vilão, não há.

Porém, ainda há a possibilidade de o Pesadelo estar por trás disso tudo, não em Pietro, Wanda ou dentro de Westview. Ele pode facilmente estar inserido na S.W.O.R.D. conduzindo as ações de Heyward que parece cada vez mais disposto a expor Wanda à sua própria instabilidade e medos.

Infelizmente isto tudo é apenas uma teoria de mais um fã que está buscando sentido na história de WandaVision, mas parando para pensar que a série do Cavaleiro da Lua também irá abordar questões de saúde mental, esta seria uma boa forma de começar a discutir o tema nas produções da Marvel.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes