Returnal: O Guia Definitivo - Tudo o que Você Precisa Saber

3/5/21

Returnal é um jogo onde morrer não é o fim. O game apresenta uma experiência de horror com uma boa pegada de roguelike. Para lhe ajudar nessa jornada, produzimos esse Guia Returnal.

O jogo foi desenvolvido pela Housemarque e distribuído pela Sony Interactive Entertainment. Nesse game, o jogador é um piloto espacial equipado com um traje de alta tecnologia.

Suas armas também são altamente tecnológicas. Mas, só isso não será o suficiente para sobreviver no planeta alienígena onde está preso. Vai precisar de muita habilidade e suprimentos para vencer os desafios do planeta Atropos.

Com esse Guia Returnal você conseguirá zerar as missões com mais tranquilidade. Ou pelo menos conseguirá algumas dicas para tornar essa atividade ainda mais divertida.

Se você estiver começando sua campanha, pode ver nosso Guia para Iniciantes.

Mas se você já estiver manjão do game pode ver nosso guia de como derrotar TODOS os chefões do game

Conheça o game Returnal

Um dos temas principais do jogo Returnal é a resposta para o que é chamado de vazio. O personagem principal do game recebe uma mensagem misteriosa vinda de Atropos.

E decide investigar essa mensagem, mesmo sendo algo que vai contra a atitude lógica, e contra as ordens dadas por Astra. O resultado disso é a nave de Selene colidindo com Helios.

Helios é um planeta alienígena bastante hostil. E quem cai nele fica preso em um ciclo sem fim e terrível de morte e renascimento. Então, para a mente de Selene não ser quebrada, é necessário que o ciclo seja encerrado.

Mesmo Selene estando presa nesse terrível mundo, sua curiosidade sem fim de entender aquele local, aliado a sua determinação, a mantém seguindo em frente.

Assim, ela irá escanear, analisar e experimentar todos os tipos de dispositivos, tecnologias e itens abandonados no local. Além de tentar entender mais sobre a flora e fauna local.

Afinal, explorar o local e assim expandir seu arsenal vai ser a única forma que ela tem para sobreviver nesse terrível mundo. E quem sabe assim poder descobrir os mistérios que se encontram em Atropos.

Não deixe pedra sobre pedra

Esse jogo se passa em um planeta cheio de mistérios e segredos que vão servir de recompensa às pessoas que explorarem o local da melhor forma. Assim, cada ciclo será uma experiência bastante única.

Desse modo, utilizando o seu sistema de mapas será possível navegar em direção ao seu próximo objetivo. No entanto, caso queira, poderá sempre seguir até o seu objetivo principal.

No entanto, fazer a missão principal vai ser mais fácil se dedicar algum tempo para explorar os ambientes e procurar por itens escondidos, e recompensas interessantes. Existem diversos possíveis de encontrar ao longo da sua jornada. Em seguida, veja quais os tipos deles.

1. Artefatos

Os artefatos são itens que oferecem efeitos benéficos para o seu personagem, ao longo de todo o ciclo. No entanto, cada um deles possui efeitos diferentes. Um desses efeitos, por exemplo, são os efeitos passivos.

O estabilizador reativo é um desses itens que apresenta o efeito passivo, nesse caso eles reduzem a chance de ser derrubado por ataques inimigos. Mas, também existem efeitos ativos.

A Unha Fractal possui um efeito ativo, que aumenta o dano sempre que ocorre um mau funcionamento do traje. Contudo, também existem artefatos raros, como a Estatueta de Astronauta, que pode ressuscitar seu personagem.

Tal efeito poderá fazer total diferença para poder derrotar um chefão do jogo. Por isso vale muito a pena explorar bem o mapa.

2. Consumíveis

Esses são itens únicos, usados no momento em que são ativados. No entanto, podem ser utilizados como itens defensivos, como escudos de um golpe. Ou até mesmo como itens ofensivos, como o Impulso Terrestre utilizado para eliminar um inimigo próximo.

Uma outra possibilidade de consumíveis são aqueles que melhoram a sua economia. Tem, por exemplo, um item chamado Semeador de Obolitos, que faz com que os inimigos derrotados derrubem mais Obolitos - que é a moeda do jogo - por um tempo limitado.

Muitos desses itens vão aparecer com frequência no game, o que vai lhe permitir usá-los frequentemente. Entretanto, dependendo do item, pode ser interessante guardá-lo para um momento mais importante.

Mas, aqueles itens mais comuns que spawnam com frequência, você poderá utilizar direto, sem grandes preocupações.

3. Dispositivos Misteriosos

A Selene poderá utilizar os restos da antiga civilização que governou Atropos a seu favor. Será possível encontrar diversos dispositivos espalhados pela região, cada um com função diferente.

Alguns oferecem itens em troca de Obolitos, outros vão servir para regenerar a sua vida e também há aqueles que servem para atualizar o seu estado.

Mas, um dos itens mais interessante é o Reconstrutor, que quando é ativado, permite que o jogador volte a vida no mesmo local sem perder o progresso do ciclo. Então, é fundamental que gaste essa moeda com sabedoria para não acabar ficando sem recursos.

A Ganância pode custar caro em Returnal

Existem diversos itens para coletar durante a jornada desse jogo. No entanto, é fundamental que o jogador leia atentamente as descrições antes de pegar qualquer coisa.

Pois, nem todos os itens irão funcionar como algo benéfico para o seu personagem. Afinal, existem alguns itens que possuem um certo grau de perigo associados a eles.

Um exemplo prático são os parasitas, que sempre vem com uma combinação de efeitos positivos e negativos. Por exemplo, sua vida vai regenerar quando estiver baixa, mas seu inimigo gera balas de vingança.

Outro item que não lhe trará muitas vantagens são os recipientes malignos, que quando são abertos causam um mau funcionamento. Podem, por exemplo, desativar os Disparos Alternativos ou até mesmo aumentar a espera do seu ataque corpo a corpo.

Então, é muito relevante analisar a situação e os perigos de utilizar um item antes de fazê-lo. Pois, uma decisão errada pode atrapalhar muito a sua jornada.

Contudo, nem sempre seu personagem será punido por essas decisões audaciosas. Afinal, existem alguns itens que tornam essas fraquezas em pontos fortes.

Por exemplo, tem um item chamado Cápsula Faminta, que faz com que cause mais danos de atordoamento por parasita anexado. Fazendo com que valha a pena anexar vários parasitas.

Já a Unha Fractal, falada anteriormente, aumenta o seu dano quando ocorre um mau funcionamento do traje. Assim, é possível combar itens para aumentar seu dano ou regeneração de vida.

Mas, tudo isso vai depender do seu estilo de jogo e do momento em que se encontra. Por isso, crie estratégias para fazer combinações poderosas de itens que lhe deem vantagens.

Se movimentar é importante

As ameaças nesse mundo podem vir de qualquer lugar! Muitos usuários têm gostado de jogar em terceira pessoa, pois escapar dos ataques será um pouco menos complicado. Aliás, para sobreviver nesse lugar existem algumas dicas interessantes.

Estar sempre se movendo é muito importante. Para isso é fundamental que utilize todas as ferramentas que permitem isso. Por exemplo, o fogo do quadril pode ser bastante útil se tiver uma boa noção espacial.

Para ser mais preciso, é interessante focar em um objetivo, para assim atacar os pontos fracos do inimigo.

Afinal os ataques corpo a corpo são importantes para atordoar os inimigos maiores ou eliminar facilmente aqueles menores. Por isso, no combate, mantenha um uso saudável de Disp-Alt e lembre-se de usar os consumíveis.

Armas são fundamentais em Returnal

Para sobreviver em Atropos é preciso ter muitas armas. Existem vários tipos de armas que podem ser experimentadas, para que assim possa ver qual se adapta melhor ao seu estilo.

Cada ciclo pode mudar completamente dependendo de qual arma utilizar. No entanto, não tem como definir qual arma é melhor, pois varia bastante de jogador para jogador.

A arma padrão de Selene por vezes é bem interessante. Pois, possui uma boa cadência de tiro e ainda dá um bom dano. Por isso, ela consegue competir com tranquilidade com armas maiores.

Além disso, a arma acaba crescendo quando se acumulam Balas de Adrenalina. E ao ser combinada com as extras da Traços de Mísseis Teleguiados, o jogador pode disparar uma grande quantidade de mísseis teleguiados.

Esse ataque de mísseis é bastante poderoso. Então, é uma boa alternativa para limpar uma área ou causar muito dano em um forte inimigo.

Como funciona a adrenalina em Returnal?

Uma das coisas mais importantes de Returnal é a adrenalina. No entanto, o jogo não explica muito bem como ela funciona quando se começa a jogar. Contudo, mais ou menos dá para entender como funciona conforme vai jogando.

Se consegue adrenalina matando inimigos ou utilizando alguns consumíveis no jogo. Em suma, quanto mais aumenta a adrenalina, mais eficaz e letal se fica para matar inimigos.

Porém, caso seu personagem seja atingido, seu nível de adrenalina vai cair para zero. Isso porque esse jogo gosta de recompensar o jogador quando ele joga perfeitamente.

Por isso, se conseguir manter seu nível de adrenalina no nível 5 o jogo vai se tornar um pouco mais fácil. Mas, não é porque foi atingido que o jogo acabou para você. Pois, ao matar entre 5 e 10 inimigos sem tomar dano seu nível de adrenalina volta para 5.

Manter seu nível de adrenalina no 5 não vai ser fácil. Mas, o jogador possui todas as ferramentas necessárias para desviar dos ataques, então quando dominá-las poderá manter o nível máximo com tranquilidade.

Qual é exatamente a utilidade da adrenalina em Returnal?

Em suma, cada nível de adrenalina vai lhe conceder diferentes benefícios e vantagens em quantidades diferentes. Sendo as principais vantagens as seguintes:

·     Quanto maior o nível de adrenalina melhor fica a sobrecarga. A Sobrecarga é uma mecânica que pode ser ativada quando se fica sem balas. Se recebe uma espécie de barra na qual deve apertar R2 para recarregar rapidamente a arma. Quando tiver adrenalina isso fica mais fácil;

·       O drone que Selene tem no ombro vai atirar projéteis guiados azulados nos seus inimigos. Logo, quanto mais alto for o nível de adrenalina, mais projéteis serão lançados no inimigo;

·      Outra vantagem é que quanto maior for o nível de adrenalina, mais dano irá dar no ataque corpo a corpo no inimigo;

·   Quando o nível de adrenalina estiver alto, a sua varredura será melhorada. A habilidade serve para achar inimigos, itens e portas rapidamente.

A adrenalina é bastante importante para a sua gameplay, por isso não tínhamos como não falar dela nesse Guia Returnal. Na sequência, confira os troféus do jogo.

Guia Returnal: Todos os troféus

Returnal possui ao todo 31 troféus, que podem ser obtidos. Eles são divididos em 4 classes: bronze, prata, ouro e platina. Não vai ser fácil obter todas essas conquistas, vai precisar de um bom tempo. Os troféus podem ser observados na sequência:

Chave da Casa é um item importante

Quando se morre em Returnal o jogador tem que recomeçar do zero. No entanto, alguns itens são atualizações permanentes do seu inventário e ficam com o seu personagem mesmo morrendo.

E um desses itens é a Chave da Casa. Esse é um dos primeiros itens permanentes que dá para obter. Essa chave serve para abrir uma casa que está com a porta trancada quando se explora as Ruínas Overgrown, que é o primeiro bioma do jogo.

No entanto, quando se vai lá de primeira não tem como abrir a porta. Contudo, existe uma recompensa lá dentro que faz valer muito a pena procurar a chave.

Em suma, tanto a casa quanto a chave para ela estão no bioma Ruínas Overgrown. A casa em si é um local esquisito, gerado de maneira aleatória, que pode ser acessado em partidas subsequentes para pegar as recompensas.

Na primeira vez que ver ela, como não tem a chave não vai conseguir abrí-la. Por isso, deve continuar para as profundezas das Ruínas Overgrown, até que chegue em um beco sem saída.

Esse beco sem saída é gerado aleatoriamente e nele possui um pedestal alienígena. Ao subir nele a sua varredura vai revelar a Chave da Casa.

No entanto, esses locais não são fixos no mapa, por isso terá que vasculhar bastante o bioma para achar. No entanto, o item Chave da Casa é permanente, então quando achar não tem como perder.

Quando voltar a casa poderá entrar nela. E pegar o item Estatueta do Astronauta, que serve para ressuscitar seu personagem. Além disso, vai completar o troféu Welcome House.

Algumas cenas podem ocorrer na casa, e realizando elas é possível receber recompensas. Então dê sempre uma passada lá.

Dá para salvar o jogo Returnal?

A resposta é simples: não tem como! Muitas pessoas pensaram que estavam ignorando algo no menu de opções, que não estavam encontrando como salvar o jogo. Mas, o negócio é que não tem como.

Então, se estiver no meio de um ciclo não poderá sair do jogo e continuar de onde parou mais tarde. Assim, se parar vai ter que começar de volta no seu navio.

Ou seja, caso sua luz caia ou o console apresente algum problema, vai ter que começar do zero. No entanto, Returnal tem uma espécie de save automático. Por exemplo, se você já derrotou o primeiro chefão, não terá mais que enfrentar ele.

Assim como também certos upgrades e itens também serão salvos no seu inventário. Logo, é fundamental terminar seu ciclo antes de desligar o console. Obviamente, também não é indicado começar um ciclo tendo pouco tempo para jogar.

Pois, o máximo que dá para fazer para não perder o ciclo é pausar o jogo ou deixar o console em modo descanso. Contudo, tem havido bastante reclamação dos jogadores em relação a não ter como salvar.

Então, pode ser que eles lancem uma atualização permitindo salvar o jogo. Mas, não existe confirmação de que algo assim será feito.

O que você achou do nosso Guia Returnal? É um game que promete fortes emoções aos players, desde que tenham paciência para ir longe.

As notícias mais quentes