PlayStation 5: Patente sugere retrocompatibilidade com PS1, PS2 e PS3

24/3/21

Uma patente publicada no último dia 18 de março reacendeu as discussões sobre a possibilidade de retrocompatibilidade do PlayStation 5 com suas versões anteriores ao PlayStation 4, como todos sabem, esta é a única versão que possui de fato retrocompatibilidade no novo console da Sony.

O título da patente é "Método e aparelho para premiar troféus" ("Method and Apparatus for Awarding Trophies." no original) e superficialmente consiste na concessão de troféus para jogos emulados, porém, o que chama a atenção dos fãs é que jogos que a Sony emularia em 2021 seriam jogos chamados Legacy, como os do PS3, PS2 e PS1.

A patente não chega a fazer menção direta ao PlayStation 5, mas sabemos que o PlayStation 4 possui apenas alguns jogos de PS2 em seu catálogo e fortes rumores apontam o fechamento da PSN no PlayStation 3, o que indica que este sistema não deverá chegar no console que já está obsoleto.

O resumo da patente menciona como funciona o sistema de troféus para jogos antigos:

"Um método implementado por computador atribui um ou mais troféus a um usuário. Um jogo é emulado em resposta a uma solicitação de um dispositivo cliente. Um gatilho de troféu é detectado durante a emulação do jogo, comparando um valor de memória do jogo emulado com um valor predeterminado e atribuindo um ou mais troféus ao usuário com base no gatilho de troféu detectado."

Ainda não há nenhuma confirmação por parte da Sony ou se há a possibilidade deste recurso chegar em uma possível versão Slim ou Pro do PlayStation 5, porém é interessante saber que estão considerando a possibilidade de trazer este recurso tão pedido pelos fãs do console.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes