PlayStation 5: Novidades e declarações empolgantes

17/11/20

Matt Hargett, ex-principal engenheiro de softwares da Sony respondeu algumas perguntas no Twitter e entre suas respostas, uma declaração misteriosa e empolgante foi citada.Além de elogiar a apresentação dos recursos técnicos do PlayStation 5 feita por Mark Cerny para a GDC 2020, Matt disse que há muitos segredos ainda não revelados sobre o PS5 que prometem agradar os fãs que ainda aguardam novidades, pois segundo ele "“muito difícil apresentar tantos detalhes em apenas 50 minutos (tempo da apresentação de Mark Cerny)". E caso você não tenha visto a apresentação e queira ver os detalhes técnicos do PS5 clique aqui.

"Muitas, muitas coisas ainda não apareceram. Existem vários segredos que estão sendo guardados muito bem." Respondeu Matt Hargrett quando questionado sobre os vazamentos da AMD e outros (confira aqui nossa matéria que inclusive já informava em fevereiro que o Series X teria daus versões).

Embora esta declaração não seja tão detalhada, com certeza é provável que novidades surgirão em breve, pois o lançamento do console está previsto para daqui 7 meses apenas. Anteriormente, Hargett havia dito ao site Bloomberg que a pandemia de COVID-19 alterou a forma como a Sony planejava divulgar as informações e até mesmo os anúncios oficiais do console, que provavelmente seria feita em um evento neste mês de maio.Mas nem tudo são más notícias ou mistérios sem respostas, recentemente, tornou-se pública a patente de parte do sistema de refriamento do PlayStation 5 que parece ser mais efetiva e complexa que a presente no PS4. A patente está disponível no site oficial do governo estadunidense US Patent & Trademark Office e mostra como funciona o dissipador de calor do console.Segundo a patente, o dissipador de calor ficará do lado oposto da placa principal do PlayStation 5 e contará com buracos que acomdam o cooler e ajudam na circulação de ar dentro do hardware.

"O dissipador (21) fica em uma superfície inferior de uma placa de circuito (10). Essa mesma placa possui orifícios (H1) que penetram na região (A) onde há um aparelho integrado (5). Os caminhos de condução de calor (11) são fornecidos nos orifícios (H1). Esses caminhos conectam o aparelho de circuito integrado (5) com o dissipador de calor (21). A estrutura permite um maior grau de liberdade no layout de um componente."

É importante a divulgação desta informação, pois resfriamento e superaquecimento são temas muito discutidos não só nos consoles da Sony, mas de qualquer empresa, pois muitos gamers sofrem com o aquecimento desordenado do console após muitas horas de uso, correndo riscos de queimar circuitos importantes e diminuir a vida útil dos aparelhos em mãos de gamers que gostam de campanhas intensas e que jogam muitas horas por dia.A patente indica que além de mais efetivo, o sistema de resfriamento pode ser mais silencioso também. Além disso, o dissipador funcionará de forma mais ecologicamente eficiente, a informação foi revelada pelo “Console Carbon Footprint” que afirma que o PS5 produzirá 0,022kg de dióxido de carbono por hora.Para termos uma ideia do quão avançado é este sistema, dentre os principais consoles da Sony, apenas o PlayStation 1 possuía índices tão favoráveis ao meio ambiente, tornando assim o PlayStation 5 o segundo console mais ecologicamente eficiente da empresa e atualmente ficando muito a frente do concorrente Xbox Series X (que produz 0,07 kg de CO2, cerca de 68,6% a mais que o console da Sony).As novidades sobre o PlayStation 5 revelam informações animadoras para quem ainda estava em dúvida sobre trocar seu PlayStation 4 agora ou deixar para depois. Idependente de qual seja sua escolha, a Sony está se mostrando uma forte concorrente frente ao poderoso Xbox Series X e incontestavelmente superior (em termos de sistema) ao Xbox Series S.Por: PhMordred

As notícias mais quentes