PlayStation 5 e Xbox Series: Compare as especificações

17/11/20

De fato todas as novidades sobre hardware e sistema da próxima geração de consoles parecem ter sido reveladas, o que nos permite fazer uma comparação entre as especificações tanto do PlayStation 5 da Sony quanto os dois concorrentes apresentados pela Microsoft, o Xbox Series X e Series S. O lançamento e preços dos consoles parecem estar em sintonia principalmente se compararmos com a versão mais potente do console da Microsoft.

A seguir iremos realizar um comparativo entre os consoles apontanto tanto as diferenças quanto as semelhanças entre eles assim como linha de lançamento, jogos em comum, jogos exclusivos e outras especificações mais técnicas para tentar te auxiliar da melhor maneira a tomar sua decisão com base em suas próprias conclusões.

Especificações

Foto: CyberHorus

Performance

Independentemente de qual seja a sua escolha, os números acima demonstram uma certa vantagem do Xbox Series X sobre o PlayStation 5 em performance, mas algumas atualizações de sistemas podem diminuir a relevância dos números. Porém se compararmos o PlayStation 5 e a versão mais poderosa do Xbox com os consoles da atual geração, os dois ficam muito além do que é entregue tanto pelo PlayStation 4 Pro quanto o Xbox One X, versões mais poderosas presentes no mercado.

Armazenagem

Em questão de armazenamento, tanto PlayStation 5 quanto Xbox Series X possuem um sistema baseado em SSD, que é uma tecnologia mais nova e muito mais eficiente que os atuais discos rígidos presentes nos consoles, o tempo de resposta entre os dados e o que é reproduzido em tela é consideravelmente menor, tornando mais orgânico e fluido trocas de cenários e renderizações de mapas. Para se ter uma ideia, na revelação do hardware do PS5, foi dito que o tempo de carregamento de Marvel's Spider-Man poderia ir de cerca de 15 segundos (PS4) a 0,8 segundos (PS5), ou seja o SSD permite que todo o mapa seja renderizado quase que instantâneamente. Além disso, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox disse que esta tecnologia permitirá que o tempo de carregamento dos jogos sejam praticamente eliminados.

Controle

Sabemos que o controle do Xbox Series X possuirá algumas melhorias sutis em comparação com seu controle presente no Xbox One e que fará uma diferença considerável durante as jogabilidades. O controle possui uma pequena redução em seu tamanho, um botão de compartilhamento e um pad direcional hibrido que varia de quatro a oito direções, tanto os controles de Xbox One e Series S/X podem ser usados em qualquer um dos três consoles. Além disso, o controle do Xbox Series X continuará a usar pilhas (entenda o motivo da decisão).

Por outro lado, a Sony está mudando completamente a tecnologia empregada em seu controle, o que forçou a empresa a rebatizar seu controlador que atualmente é chamado de DualShock 4 e passará a se chamar DualSense na nova versão. Esta nova versão do controle do PlayStation trará novos recursos como microfone integrado, feedback tátil, gatilhos adaptáveis (que se ajustam de acordo com as ações e armas usadas no jogo podendo ficar mais duros ou menos resistentes), o auto falante e toutchpad presentes no DualShock 4 estarão presentes no DualSense.

As mudanças acabaram aumentando um pouco o tamanho do controle em comparação com o atual e devido a grande diferença entre as tecnologias, não será possível usar o DualShock 4 nos jogos feitos para o PS5, porém ao usar a retrocompatibilidade, o controle do PS4 poderá ser usado no PS5.Os aspectos técnicos foram apresentados e esperamos que este artigo te ajude a escolher qual o console que mais se adapta às suas necessidades e é claro, não perca: PlayStation 5: Todos os jogos disponíveis no lançamento.

Por: PhMordred...

...E é claro se você não quer perder as melhores promoções de jogos, consoles e acessórios do mercado, basta acessar nosso link direto com vantagens que só a parceria entre a Amazon e Cyber Horus poderiam proporcionar. Clique no banner abaixo e confira descontos especiais imperdíveis.

As notícias mais quentes