Nintendo Switch: Vazamento revela Design bizarro descartado

26/12/20

O Nintendo Switch é um dos consoles mais revolucionários da empresa japonesa que nos apresentou um conceito até então novo nas grandes marcas do mercado de games, unindo o clássico console de mesa com a praticidade dos portáteis.

Lançado originalmente em 2017, o console apresenta um desempenho final um pouco inferior aos concorrentes da época (PlayStation 4 e Xbox One), porém o Switch conta com uma tela retrátil que transforma o aparelho em um console portátil com uma generosa tela de 6,2 polegadas sensível ao toque permitindo a interação com alguns recursos presentes na interface.

O design do Switch é o elemento que mais impressionou além de sua versatilidade, sua tela pode ser acoplada na plataforma que melhora significativamente a resolução dos games para a saída HDMI do televisor, e os controles podem ser usados remotamente, ou acoplador à mesma tela portátil quando for usar fora de casa. Porém esta versatilidade poderia não ter acontecido da mesma forma, ou talvez de uma forma não tão fácil quanto parece.

Hoje em dia é difícil imaginar outro design para o Nintendo Switch que não seja o modelo final visto nas lojas ou até mesmo o modelo Lite que não permite desacoplar os controles das laterais de sua tela, de qualquer forma, é difícil crer que os próprios controles poderiam ser a pior parte do design do produto até o vazamento de uma imagem que mostra um dos conceitos descartados.

O design vazado se assemelha muito à uma outra imagem veículada em 2014 antes da revelação do console e que mais tarde se revelou como sendo falsa. No conceito visto acima, temos ideia de que um console híbrido estava em mente deste o início, porém a versão portátil do Switch não era ergonômica o bastante, pois além do desenho arredondado, os analógios ficavam presentes literalmente no meio da tela, podendo atrapalhar a gameplay e influenciar na exploração em alguns jogos.

O mais curioso sobre o design é a ausência de comandos como os clássicos botões ABXY, tendo apenas três comandos na parte inferior da tela como um celular ou outro dispositivo de telefonia. Felizmente este conceito inicial foi alterado e o design final ficou simples com interface intuitiva, dando aos jogadores 100% de visão sobre a tela do jogo.

O documento vazado revela também que a ideia inicial era o console ter uma resolução 480p que felizmente foi revertida para uma tela com suporte até 720p, dando às pessoas que jogam o modo portátil uma melhor experiência visual. Outro elemento interessante cortado da versão final era o suporte à resolução 3D e compatibilidade com o Nintendo 3DS.

É interessante ter segredos revelados sobre o processo de desenvolvimento de um console tão revolucionário na indústria, marcando a Nintendo positivamente após o fracasso do Nintendo WiiU que não caiu nas graças do grande público e acabou sendo esquecido pela própria Nintendo.

Não Perca: Nintendo Switch Pro pode ser anunciado em breve.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes