Nintendo Switch Pro pode ser anunciado em breve

17/11/20

O Nintendo Switch é um dos consoles mais vendidos do mundo e mesmo com algumas limitações possui uma base de fãs enorme ao redor do mundo. A plataforma japonesa foi lançada em 2017 e hoje algumas das tecnologias empregadas na época já não possuem a mesma força para bater de frente com os consoles da próxima geração.

Porém, um vazamento de um órgão regulador de tecnologias nos Estados Unidos indica melhorias significativas que podem garantir uma grande reviravolta no mercado dos consoles e garantir que a Nintendo tenha uma boa vantagem sobre a Sony e Microsoft.

Foto: DCC

A foto em questão mostra a principal placa de componentes do Nintendo Switch com muitas melhorias que indicam um suporte para jogos mais elaborados e complexos e pelo formato similar ao do Nintendo Swicth atual, sabemos que o novo console pode manter as mesmas dimensões e aparência.

Como o atual componente de vídeo não suporta uma resolução muito alta, fãs estão especulando que a atual tecnologia Tegra X1 (de 2015 o que já não era tão inovadora na época do lançamento do Switch) possa ser substituída pelo modelo Xavier também de fabricação da NVIDIA, o novo componente possui capacidade de apresentar resultados muito superiores em escala ainda não vista no Switch.

Para efeito de comparação, o o Tegra X1 (atual tecnologia do Switch) possui uma resolução máxima no modo de mesa de 768 GigaFlops e o Xavier possui uma capacidade de 1.2 TeraFlops em sua versão NX1, que não é a versão mais atual da tecnologia, mas a que possivelmente integrará o novo Switch. Ou seja, se o novo Switch for equipado com o Xavier NX1, a capacidade de resolução que atualmente é de 760 Mhz aumentará para 1100 Mhz.

Simplificando as informações, o novo modelo do Ninteno Switch terá capacidade de bater de frente com o PlayStation 5 e até mesmo o Xbox Series X e S, já que mesmo em sua versão portátil, ele poderá entregar uma resolução 4K ou o mais próximo disso na maioria dos jogos. Outra novidade empolgante para os fãs é que possivelmente o novo console terá suporte para DLSS 2.0 que basicamente utiliza inteligência artificial para melhorar texturas sem exigir muito do hardware do console.

No vídeo oficial da NVIDIA, podemos ver o DLSS em funcionamento onde as texturas do game Death Stranding (que já é muito elogiado pela sua capacidade gráfica no PS4 e PC) são melhoradas ainda mais apresentando mais detalhes e nitidez aos gráficos sem precisar de remasterização, novo desenvolvimento e uma nova atualização do game.Isso significa que ao possuir suporte para tal tecnologia, o Nintendo Switch Pro poderá ter desempenho e performance superior até mesmo ao Xbox Series S (console da próxima geração com menor capacidade gráfica) se tornando uma nova opção intermediária aos jogadores que desejam adquirir um console potente na próxima geração.

A Nintendo já está solicitando que todos os seus desenvolvedores façam seus jogos com uma resolução 4K há um bom tempo, o que pode indicar que o lançamento do novo console pode estar ainda mais perto. Alguns fãs especulam que a Big N poderá ser ainda este ano com um anúncio surpresa já seguido de pré venda e revelação oficial de seu preço e configuração.Outro rumor que fortalece a proximidade de um anúncio e lançamento oficial são os novos jogos e lançamentos da empresa, que está limitando a compra de seus jogos para no máximo até o meio do segundo trimestre de 2021 como é o caso do novo Super Mario 3D All-Stars que possui compras limitadas até maio do próximo ano desapontando alguns fãs (saiba mais).

Ainda não há nenhuma confirmação oficial por parte da Nintendo, mas como o vazamento que originou os rumores partiu de um órgão regulador, tornando os upgrades algo realmente possível, devemos apenas aguardar a confirmação e lançamento do Nintendo Switch Pro.

Por: PhMordred...

As notícias mais quentes