Mudança de foco: Google Stadia fecha estúdios internos

2/2/21

O Google Stadia é um novo "console" lançado em 2019 com a promessa de revolucionar o mercado de jogos com um serviço em Streaming que virtualmente permitiria que os jogadores pudessem jogar seus jogos favoritos independentemente do local e tela escolhida, sendo compatível com diversas plataformas.

O serviço de streaming da Google realmente foi revolucionário, pois permitiu que jogadores tivessem acesso à jogos como Cyberpunk 2077 sem a necessidade de comprar um PC ou Console mais caros e de configuração superior, mas a baixa adesão dos consumidores forçaram a empresa a alterar o curso dos negócios mudando o foco

Antes de continuar, confira nossa Caneca oficial com design exclusivo.

O Google Stadia Pro está prestes a ser disponibilizado ao público e com isso o serviço está passando por grandes mudanças em sua estrutura. Uma fonte ligada ao portal Kotaku disse que muitos projetos envolvendo o Google Stadia estavam sendo cancelados mesmo com prazo de lançamento para este ano.

A Google vai fechar seus dois estúdios de jogos, localizados em Montreal e Los Angeles, pois ambos ainda não lançaram nenhum jogo ainda, o encerramento das atividades nos estúdios afetarão cerca de 150 desenvolvedores envolvidos no console embora a empresa alegue que irá tentar encontrar novas funções aos desenvolvedores.

Segundo as informações passadas ao Kotaku:

"Jade Raymond, a produtora veterana que ajudou a construir Assassin’s Creed para a Ubisoft e mudou-se para a EA há vários anos antes de sair para executar a criação de jogos no Stadia, está saindo da empresa, de acordo com o Google."

Embora esteja sofrendo grandes baixas e alterações estruturais nos negócios, o serviço por assinatura de jogos em Streaming da Google permanecerá suas atividades, pelo preço de US$ 10,00 mensais, porém, não informaram se seus jogos exclusivos ainda serão lançados e se outros lançamentos estão programados para a plataforma.

Mesmo parecendo que a empresa esteja sofrendo um retrocesso em sua estratégia comercial, os executivos garantem que a jogada faz parte de um avanço que irá beneficiar tanto a empresa quanto os usuários do serviço, mantendo sua competitividade diante das demais plataformas do mercado.

A empresa está planejando oferecer à desenvolvedoras grandes a tecnologia para criar jogos compatíveis com o serviço Streaming e disponibilizá-la em outras plataformas, o executivo responsável pelo Google Stadia, Phil Harrison disse estar buscando novas parcerias comerciais.

“Vemos uma oportunidade importante de trabalhar com parceiros que buscam uma solução de jogo totalmente construída sobre a infraestrutura técnica avançada e ferramentas de plataforma do Stadia. Acreditamos que este é o melhor caminho para transformar o Stadia em um negócio sustentável de longo prazo que ajuda a expandir a indústria.”

Ainda não se sabe como a tecnologia irá impactar a indústria de jogos eletrônicos, principalmente em um momento que as maiores empresas de jogos já possuem seus serviços de assinatura ou streaming como o xCloud da Microsoft integrada ao Xbox GamePass, o PlayStation Now e a Nintendo que parece estar voltada a explorar exclusivamente este tipo de mercado no futuro, com cada vez menos compra de mídias físicas e armazenamento em núvem.

Embora não haja mais detalhes sobre o futuro da empresa, o serviço Google Stadia ainda está disponível e por meio de alguns importadores, o controle e Chromecast compatíveis com o serviço podem ser adquiridos por valores que podem variar de acordo com a cotação do dólar.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes