Mortal Kombat: O Filme - 25 Referências e Easter Eggs

25/4/21

Não perca nossa crítica ao filme, porém devemos alertar que ela não é tão positiva assim... Na realidade nem um pouco positiva.

O Reboot Cinematográfico de Mortal Kombat está sendo lançado aos poucos em diversos países antes de chegar ao Brasil no próximo mês. E obviamente diversas informações sobre o filme já está sendo divulgada, e com estas informações, obviamente diversos Easter Eggs e Referências são divulgadas.

Por isso reunimos as principais referências e easter eggs presentes no filme Mortal Kombat, que possui não apenas Fatalities e golpes tirados das telas dos games, mas também muitos elementos que referenciam toda a lore da franquia nos arcades e consoles.

Obviamente devemos alertar que a matéria possui diversos Spoilers, por isso, se você não quer ter revelações sobre alguns acontecimentos do filme, não prossiga após o trailer. As referências serão mostradas na ordem em que aparecem no filme.

Rivalidade entre os Lin Kuei e Shirai Ryu

Foto: Entertainment Weekly

A rivalidade entre os clãs de Scorpion (Hanzo) e Sub-Zero (Bi-Han) é um dos pontos com melhor desenvolvimento tanto nos jogos quanto nas adaptações para TV, Streaming e HQs, e nos filmes ainda não havíamos visto nenhum desenvolvimento desta rivalidade, já que no filme de 1995, o que vimos foram os dois ninjas trabalhando lado a lado defentendo a Exoterra.

No filme de 2021 vemos esta rivalidade ser um dos pontos principais do longa, que coloca os rivais em batalhas muito bem coreografadas, além é claro de ser finalizada com um dos fatalities mais clássicos de toda a franquia.

Raiden e o Predestinado

Foto: Warner Bros. Pictures

Após o primeiro combate entre Hanzo e Bi-Han, vemos Raiden salvar uma criança que não é apenas o último membro dos Shirai Ryu, mas também filha de Scorpion, provando-se muito importante no decorrer da história.

Ed Boon e John Tobias

Foto: Warner Bros. Pictures

Todos sabemos que no universo dos games, os criadores de Mortal Kombat ganharam uma homenagem com o personagem Noob Saibot (que é o sobre nome de John Tobias e Ed Boon ao contrário), e o filme de 2021 faz questão de prestar mais uma homenagem.

É dito no filme que antes de ser um lutador de MMA em decadência, Cole Young já chegou a ser campeão tirando o cinturão de Eddie Tobias e como você pode ter reparado em todas as vezes que citamos os nomes dos criadores da franquia, o ex-campeão presta uma homenagem à eles, além de funcionar como uma mensagem de que esta é uma obra de Simon McQuoid e não de John e Ed, já que seu personagem original o tirou o título de campeão.

Marca do Dragão

Foto: Warner Bros. Pictures

O dragão é símbolo do Mortal Kombat desde o primeiro título lançado para os arcades e esta marca ganhou diversas releituras diferentes e ela está presente não apenas na ilha de Shang Tsung, mas também no corpo dos kombatentes convocados para o torneio, o mais curioso (e engraçado) no filme é que o símbolo é tratado por cole como uma marca de nascença, mesmo tendo um padrão bad ass de dragão, que pelo menos se fosse comigo daria uma ótima Tattoo 3D com um pouco de tinta e carinho.

Parceria Sonya/Jax

Foto: Warner Bros. Pictures

Antes de sermos apresentados à Sonya, Jax diz a Cole que ele precisa encontrar sua parceira, o que não é difícil, tendo em vista que na maioria dos games da franquia eles estão quase sempre juntos, geralmente tendo péssimos momentos quando separados.

Perdendo os Braços

Foto: Warner Bros Pictures

O filme possui grande base em Mortal Kombat 9, jogo que reestruturou a franquia e se tornou um soft reboot após os eventos megalomaníacos de Mortal Kombat Armageddon, no game, porém, Jax perde seus braços em um confronto com Ermac, que utiliza sua telecinese para brutalmente desmembrar o personagem.

No filme de 2021, por outro lado, outro ninja é responsável pelo feito, sendo Sub-Zero o algoz de Jax, que posteriormente ganha seus icônicos braços robóticos que fazem uma grande diferença em suas lutas no torneio.

Reptile que não é Reptile

Foto: Warner Bros. Pictures

Um dos personagens visto no trailer foi o réptil que possui a habilidade de ficar invisível e que tem seu triste fim nas mãos de Kano, muito se comentava sobre o lagartão ser o Reptile, que possui esta aparência animalesca em Mortal Kombat Deadly Alliance e de fato este personagem visto no filme é uma releitura de Reptile, já que possui as mesmas habilidades ácidas e de camuflagem.

Mas um fato interessante que nos pode entregar o "verdadeiro" sauriano no futuro, é este Reptile ser chamado de Syzoth, dando a entender que embora tenha uma aparência próxima a um dos títulos dos games e basicamente os mesmos poderes, este não é Reptile.

Night Wolf

Foto: Warner Bros. Pictures

O guerreiro nativo americano não está presente no filme, mas possui um cameo no mural de Sonya que mostra membros de torneios anteriores, mas seu nome não é citado diretamente, sendo referenciado apenas como Guerreiro Matoka, podendo, assim como o Reptile acima, de fato o personagem dos games, quanto pode ser apenas um descendente.

Clã Black Dragon

Foto: Warner Bros. Pictures

Uma das coisas que mais chamou a atenção dos fãs negativamente quando o primeiro trailer foi ao ar foi o fato do criminoso Kano lutar do mesmo lado que sua rival Sonya Blade. Os fãs de Mortal Kombat estão familiarizados com alguns grupos e facções presentes nos games, assim como os guerreiros que compõem cada um dos clãs, mas para quem não está familiarizado com estes grupos, demos alguns exemplos dos lutadores e grupos da Terra como o Clã da Lótus Branca (Liu Kang e Kung Lao), Lin Kuei (Sub-Zero e os Ciborgues), Shirai Ryu (Hanzo Hasashi e Takeda), Special Forces (Sonya e Jax), Red Dragon (Mavado e Hsu Hao) e é claro, Black Dragon (Kano e Jarek).

E o clã de Kano é referenciado no filme de 2021, como o nome do grupo de mercenários ao qual pertence o personagem, incluindo Kabal, que embrora resida na Terra, luta pela Exoterra, mostrando que os mercenários não possuem código de conduta ou bússola moral.

Kano Wins... Fatality

Foto: Warner Bros. Pictures

Recentemente mostramos cada um dos fatalities presentes no filme de 2021 (Confira todos aqui), assim como os vídeos para que os fãs possam comparar com as versões dos games, e a vitória de Kano sobre o "Reptile" é finalizada com o Fatality mais icônico do personagem, que consiste em Kano de forma crua e visceral arranca o coração de seu oponente, mas neste caso como o filme tenta dar uma visão mais realista ao torneio, não temos Shao Kahn dizendo "Fatality", mas o vencedor narra a prória vitória com um sonoro "Kano Wins".

Poderzinho

Foto: Warner Bros. Pictures

Os poderes mais clássicos dos personagens não ficaram de fora do filme e entre os mais icônicos, vemos Liu Kang disparar suas bolas de fogo e ostentar seus movimentos mais clássicos.

Ordem da Luz

Foto: Warner Bros. Pictures

A origem de Liu Kang e Kung Lao são contadas e assim como nos games, ambos são Monges Shao Lin da Ordem da Luz e Liu Kang foi o primeiro Kombatente escolhido para representar a Ordem da Luz no torneio Mortal Kombat.

Pinturas nas Paredes

Foto: Warner Bros. Pictures

Como a nova tendência do cinema ocidental, histórias antigas podem ser contadas com desenhos ancestrais nas paredes de um templo antigo e o templo de Raiden não fica para trás. Quando o deus do trovão nos conta a história do torneio Mortal Kombat, podemos ver diversas pinturas nas paredes e entre elas vemos o Grande Kung Lao, Shao Kahn e até mesmo Goro aplicando um dos seus fatalities mais icônicos. Além disso, vemos no templo de Raiden o Amuleto de Shinnok e o leque de Kitana, ainda não sabemos se os personagens serão introduzidos em uma possível sequência.

PARA COM ISSOOOOOO

Foto: Warner Bros. Pictures

Os truques mais "sujos" de Mortal Kombat é a aplicação constante de uppercuts e rasteiras, quem nunca perdeu a paciência jogando contra alguém que apenas espera você se levantar para dar outra rasteira, que atire a primeira pedra.

O movimento além de ser uma das marcas do game, também está presente no filme basicamente da mesma forma, já que Liu aplica uma sequência de rasteiras capazes de tirar qualquer um do sério.

Olho Laser

Foto: Warner Bros. Pictures

O olho laser é uma das marcas registradas de Kano nos jogos, já que o personagem possui na metade de seu rosto um implante cibernético parecido com a máscara do fantasma da ópera, em um dos fatalities mais clássicos do personagem, Kano dispara uma rajada ótica em seu oponente, o golpe está presente no filme, com certeza.

MUITOS GOLPES ESPECIAIS

Foto: Warner Bros. Pictures

A luta entre Kabal e Liu Kang é uma das mais bem coreografadas e completas do filme e para os fãs da franquia, temos uma overdose de referências, a começar pelos golpes especiais já que o mercenário utiliza sua clássica corrida para golpear Liu que em certo momento finaliza sua luta com um movimento inspirado em seu Fatal Blow de Mortal Kombat 11. Além disso, vemos a lança de Scorpion, o chute "pedalada" de Liu Kang, e Cole Young usar alguns golpes de outros personagens dos jogos.

Flawless Victory

Foto: Warner Bros. Pictures

Outro Fatality descrito em nossa lista de Fatalities (Confira todos aqui) é o de Kung Lao, que utiliza seu chapéu como uma serra no chão, jogando Nitara diretamente na armadilha, o movimento é baseado em sua finalização de Mortal Kombat 9, mas as referências aos jogos não seriam completas sem o kombatente narrar sua própria vitória com o clássico "Flawless Victory".

Socão

Foto: Warner Bros Pictures

Lembra quando falamos da rasteira e citamos o uppercut? Pois bem, o clássico movimento está presente na luta entre Cole Young e Goro, que além de seu uma das melhores (ao lado de Kabal/Liu Kang) é talvez a mais brutal do filme, com uma sequência muito violenta de golpes entre os kombatentes, que é encerrada com um Fatality digno. O uppercut é um dos golpes usados nesta luta e foi prenunciado no início do filme, quando a filha de Cole pede que seu pai utilize o golpe durante sua luta amadora.

Sua alma é Minha

Foto: Warner Bros. Pictures

A fala icônica de Shang Tsung se tornou símbolo do personagem desde sua introdução no filme de 1995, antes do feiticeiro finalizar o irmão de Liu Kang no longa, e a fala está presente em uma das mortes mais impactantes do filme, quando Kung Lao encontra seu triste destino nas mãos do anfitrião do torneio.

Fatality de Jax

Foto: Warner Bros. Pictures

O Fatality de Jax em que ele esmaga a cabeça de seu oponente foi divulgado oficialmente e está em nossa lista com todos os fatalities do filme (Confira todos aqui), nesta cena é Reiko quem encontra seu triste fim no cenário The Pit, a finalização é simples, mas ao mesmo tempo brutal e sangrenta.

Get Over Here

Foto: Warner Bros. Pictures

Outra frase icônica e a "Get Over Here" que é tão clássica que não possui tradução nos jogos e é dublada por Ed Boon desde a primeira aparição de Scorpion nos arcades. No filme, ela é repetida quando Scorpion dispara sua lança em Sub-Zero, afinal, Scorpion não é Scorpion sem sua frase de efeito.

Traje Klássico

Foto: Warner Bros. Pictures

Em certo momento durante a luta contra Scorpion e Cole, Sub-Zero perde alguns componentes de sua armadura tornando seu traje muito próximo da clássica roupa de ninja dos primeiros títulos da franquia, além disso, o azul escuro de suas roupas são uma tonalidade tão sombria que em certos momentos o faz parecer com um ninja preto, para os fãs da história, talvez isso seja um aceno ao futuro de Bi-Han no futuro da franquia, já que assim como Hanzo que retorna dos mortos como Scorpion, o criomante retorna como Noob Saibot, guerreiro de Nether Realm, mas para voltar como espectro, primeiro, Bi-Han deve morrer, o que nos leva ao próximo ítem.

Toasty

Foto: Warner Bros. Pictures

A luta final entre os rivais termina com o primeiro fatality de Scorpion a aparecer nos games, nele, o espectro retira sua máscara, revelando sua feição mortífera e cuspindo uma rajada do fogo de Nether Realm em seu oponente que queima até morrer. A estética desta finalização no filme ficou simplesmente espetacular.

Cidadão Cage

Foto: Warner Bros Pictures

O que muitos fãs clamaram desde o anúncio oficial era justamente a presença de Johnny Cage, interesse amoroso de Sonya Blade, na verdade a princípio o interesse era apenas de Johnny por Sonya. O personagem evoluiu muito durante a franquia Mortal Kombat, principalmente com o nascimento de Cassie, sua filha com Sonya.

O final do filme nos mostra um pequeno vislumbre do que está por vir, com o cinto de Cage, seus icônicos óculos escuros e muitos elementos que o mostram como um ator e não um kombatente, será que este pode ser o tema do próximo filme? Lembramos que Cole irá funcionar como uma espécie de Recrutador para o Plano Terreno no próximo filme e já diz que irá a Holywood buscar por alguém.

Techno Syndrome

Foto: Warner Bros Pictures

Algo que transcendeu os jogos e os filmes anteriores foi a trilha Techno Syndrome, tema composto especialmente para o primeiro filme de 1995, mas que rapidamente se tornou algo relacionado à marca em qualquer mídia apresentada, estando presente até mesmo nos jogos mais recentes, em uma das entradas de Cassie Cage. Em 2021, Techno Syndrome ganha uma versão atualizada para este ano e combinou incrivelmente com este novo filme.

Em "Mortal Kombat", o lutador de MMA Cole Young, acostumado a levar surras por dinheiro, não tem conhecimento de sua herança - ou por quê o imperador de Outworld, Shang Tsung, enviou seu melhor guerreiro, Sub-Zero, um criomancer de outro mundo, para caçar Cole. Temendo pela segurança de sua família, Cole vai em busca de Sonya Blade e Jax, um Major das Forças Especiais que carrega em seu corpo o mesmo dragão estranho com a qual Cole nasceu. Logo, ele se encontra no templo de Lord Raiden, um Deus Ancião e protetor de do Plano Terreno, que concede santuário para aqueles que carregam a marca. Aqui, Cole treina com os guerreiros experientes Liu Kang, Kung Lao e o mercenário desonesto Kano, enquanto se prepara para enfrentar os maiores campeões da Terra contra os inimigos de Outworld em uma batalha de alto risco pelo universo. Mas Cole será pressionado o suficiente para desbloquear seu arcano - o imenso poder de dentro de sua alma - a tempo de salvar não apenas sua família, mas de impedir Outworld de uma vez por todas?

O diversificado elenco internacional reflete a natureza global da marca, com talentos abrangendo os mundos do cinema, televisão e artes marciais. O conjunto inclui Lewis Tan ("Deadpool 2", "Wu Assassins" da Netflix) como Cole Young; Jessica McNamee (“The Meg”) como Sonya Blade; Josh Lawson (“Bombshell”) como Kano; Tadanobu Asano (“Midway”) como Lord Raiden; Mehcad Brooks (“Supergirl” da TV) como Jackson “Jax” Bridges; Ludi Lin (“Aquaman”) como Liu Kang; com Chin Han (“Arranha-Céu: Coragem Sem Limites") como Shang Tsung; Joe Taslim (“Star Trek Beyond”) como Bi-Han e Sub-Zero; e Hiroyuki Sanada (“Vingadores: Ultimato”, "47 Ronins") como Hanzo Hasashi e Scorpion. Também são apresentados Max Huang como Kung Lao; Sisi Stringer como Mileena; Matilda Kimber como Emily Young; e Laura Brent como Allison Young.

Mortal Kombat chegará aos cinemas em 23 de abril, chegando ao serviço de streaming HBO Max no mês seguinte. Já no Brasil o filme sí chega em 13 de maio.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes