Guia Returnal: Como Derrotar TODOS os Chefões

2/5/21

Returnal chegou ao PlayStation 5 esta semana e já está sendo considerado um dos jogos de tiro em terceira pessoa mais conceituais e bem recebidos pela crítica especializada.

Parte deste sucesso se dá por conta da relação que os jogadores têm com a morte, não apenas reiniciando seu progresso, mas voltando em um cenário com cada vez mais alterações, se não bastassem as mudanças que podem impactar em sua estratégia, o jogo possui batalhas de Bosses bastante desafiadoras e para isso você precisará traçar estratégias e usar alguns recursos específicos que o portal Gamespot.com publicou com bastante precisão, mas que traduzimos especialmente para você que "don't speak gringo", então vamos ao Guia Returnal para derrotar TODOS os Chefões do jogo.

Como começa uma Batalha de Boss e Dicas Gerais

Foto: SIE (Sony Interactive Enternainment)

Primeiramente, você vai precisa se preparar para cada luta de chefe muito antes de enfrentá-la. Normalmente, você precisará desbloquear a câmara do boss à medida que trabalhar em cada novo bioma, mas depois de abri-la, ela permanecerá aberta - você pode ir direto para o chefe nas corridas posteriores. É sempre uma boa ideia encontrar o máximo de resina de silphium (Silphium Resin) que puder para aumentar sua saúde antes da luta de um chefe, e levar uma arma contundente com você também.

No entanto, é uma boa ideia acima de tudo ter uma arma de que você goste e com a qual se sinta confortável, em vez de uma com as estatísticas mais altas que possa encontrar, afinal, é muito melhor uma arma que causa menos danos com mais frequência, mas que você consiga trabalhar melhor com ela do que uma incrível que você não saberá quando é a melhor hora de usá-la. Essas lutas de chefes são batalhas bem desgastantes onde o dano sustentado é a coisa mais importante, então traga algo que você possa usar bem para causar muitos danos rapidamente.

Você também deve tentar encontrar e alimentar um Recombinador (Recombinator) no bioma que está explorando. Essas são as máquinas grandes e redondas com uma marca de um corpo estranho dentro. Você precisará de seis Ether para executá-los, então certifique-se de ter estocado alguns. Um Recombinador lhe dará uma vida extra caso você morra, então você terá uma segunda chance de acertar as contas.

Além do Recombinator, priorize alguns artefatos e itens importantes para trazer com você. Se você conseguir encontrar um, os artefatos de Astronaut Figure e Child's Watch são ótimos; eles o trarão instantaneamente de volta à vida no meio da luta se você morrer, o que é ainda melhor do que o Recombinador, já que você não terá que reiniciar a luta desde o início, tendo a chance que muitos games não te dão. Outros itens importantes são Large Silphium Vials, que podem curar você, e Damage Siphons, que permitem que você converta o dano que você causa ao chefe em saúde para você. Fora isso, traga os itens que você gosta e que são bons para defesa, como Frascos de Escudos (Shield Vials).

Phrike

Foto: SIE

Primeira Fase

Phrike é muito fácil de lidar na primeira fase da luta, especialmente se você souber trabalhar a distância do seu alvo. Esse Boss tende a ficar muito quieto e disparar rajadas de tiros que você pode evitar principalmente metralhando para a esquerda e para a direita, e se esquivando apenas se realmente precisar. Preste atenção em quantas de suas mãos estão brilhando, pois isso ditará o que está vindo em sua direção.

Tenha muito cuidado com as explosões de foguetes azuis de todas as três mãos; esses projéteis rápidos irão se arquear no ar e se aglutinarem em sua posição, e eles têm rastreamento, então você precisará correr para ganhar velocidade suficiente para fugir. Ele também dispara coisas como plumas de tiros roxos para o ar com as duas mãos, que vão descer lentamente, mas embora pareçam ser problemáticos, geralmente você pode simplesmente ignorá-los - eles tendem a se espalhar tanto que você pode evitá-los facilmente.

Quando Phrike não estiver apenas lançando "guarda-chuvas" contra você, ele irá mirar mais rajadas de projéteis laranja em sua direção com uma das mãos. Esses também são facilmente evitados metralhando-os, mas preste atenção porque eles vêm rápido para te atrair para outro ataque. Se você ficar para trás, poderá ficar parado e avaliar para que lado precisa se mover para evitá-los com bastante facilidade.

Phrike vai atrair energia para o peito para uma rajada rápida e vertical de um feixe de laser de seus olhos, que se projeta para a frente, queimando o solo bem na frente do boss. Quando você vir isso, corra rapidamente para o lado; é fácil se livrar dele, mas causa muito dano se você for pego por ele, entã tome cuidado.

De vez em quando, Phrike desaparece e se muda para um novo local no ambiente; você pode antecipar isso observando um brilho laranja no chão, que mostra seu movimento e onde aparecerá a seguir. Afaste-se de onde ele está indo para estar pronto para o próximo ataque.

Segunda Fase

Quando você leva Phrike à sua segunda fase, o chefão adiciona dois ataques que você precisa observar ao máximo: o primeiro é uma explosão em direção ao chão que libera uma onda radial de energia que você deve pular ou atravessar; e um ataque corpo a corpo no qual ele se lançará em sua direção para lhe dar um tapa com o braço.

Esses dois ataques vêm juntos, com o chefe iniciando a onda e depois vindo atrás de você quando você está distraído. Primeiro, fique para trás para ter tempo suficiente para lidar com a onda, depois espere que Phrike venha até você e saia correndo, certificando-se de manter distância suficiente de seus ataques, mantenha pressionada a esquiva para obter a distância total. Você provavelmente precisará pular para evitar a onda, mas é lento e facilmente cronometrado. Outra maneira de lidar com esse ataque é pular e correr em direção à onda de choque quando Phrike vier até você, evitando os dois movimentos ao mesmo tempo, mas a distância pode ser difícil de julgar, dependendo de sua localização na sala.

Você também verá o chefe agora usando seu truque de névoa de desaparecimento para diminuir a distância em você para um ataque corpo a corpo. Fique de olho nele quando ele for para o solo e esteja preparado para correr.

Com menos frequência, Phrike fará seu ataque de raio de visão, mas horizontalmente, em vez de verticalmente. Você pode pular, mas é mais confiável passar por ele para evitar o acerto. Ele vem muito rápido, então esteja pronto para correr em direção à viga assim que você ver o chefe preparando este.

Terceira Fase

A última fase de gracinhas, vários dos ataques de Phrike se tornam duas vezes mais perigosos. O boss continuará fazendo o ataque corpo a corpo, mas agora, muitas vezes adicionará um segundo ataque à mistura, logo após o primeiro, exigindo duas esquivas. Há um pequeno atraso entre os dois ataques, então mantenha a câmera apontada para Phrike para que você possa ver o que está acontecendo. Quando Phrike faz seu ataque de explosão para baixo, você terá duas ondas lentas vindo em sua direção, além de seus ataques corpo a corpo. A melhor maneira de lidar com isso é pular e correr para que você possa evitar o ataque corpo a corpo e se levantar no ar para pousar longe das ondas mais lentas.

O mesmo agora é verdadeiro para seu ataque de feixe de olho horizontal amplo - ele vai balançá-lo através da sala em uma direção e, depois de um segundo, de volta na outra direção. Mais uma vez, fique de olho no bicho e esteja pronto para fazer um segundo dash (aperte bolinha) oposto ao primeiro. Você ainda quer correr pelas vigas ou pular por cima delas.

Phrike também inverte a combinação de projéteis roxos e foguetes azuis - agora ele lançará as roxas para baixo, enviando-as em uma espiral movendo-se pelo solo, enquanto atira foguetes em você no ar. Os foguetes continuam a ser a principal prioridade porque são rápidos, mas você terá que observar onde se move no solo. As balas roxas têm muito espaço entre si, mas numerosas, então você pode deslizar entre elas, tome cuidado para não pegar nenhuma enquanto estiver distraído.

Mantenha sua cabeça girando e evite ficar sobrecarregado durante esta fase e você pode derrubar Phrike com fogo contínuo. Não exigirá muito dano, mas você terá que ter cuidado especialmente com seu ataque corpo a corpo.

Ixion

Foto: SIE

Primeira Fase

O chefe do Crimson Wastes voa, o que pode tornar um pouco mais difícil lidar com ele, pois mistura ataques aéreos e ataques ao solo. No entanto, a cabeça do chefe é uma grande fraqueza, e se você puder sustentar o fogo sobre ela, você pode fazê-lo cambalear e tirá-lo das animações de ataque quando causar dano suficiente. Essa é uma grande parte dessa luta: Continue acertando Ixion na cabeça e ele vai parar de lutar por um segundo, e aí você terá a chance de acertá-lo ainda mais forte.

Na primeira fase, Ixion tentará acertá-lo com uma série de disparos imprecisos de projéteis. Ele vai atirar um monte de balas azuis diretamente em você que são facilmente evitadas e, quando se precipitar para um novo local, vai liberar uma explosão de balas laranja que se espalham em todas as direções e podem ser quase totalmente ignoradas se você não estiver perto de sua nova posição. Cuidado com Ixion para carregar e disparar um cone de balas azuis direto em você - você precisará mover-se rapidamente para o lado para sair do alcance de fogo.

Continue acertando Ixion na cabeça, entretanto, especialmente com uma arma poderosa, e você pode tirá-lo de várias animações de ataque. Faça isso e você poderá tornar esta primeira fase um melzin na chupeta.

Segunda Fase

Foto: SIE

Agora é quando o filho chora e a mãe não vê, as coisas ficarão mais difíceis após você dominar a primeira fase do bicho. Ixion vai disparar para o ar e, em seguida, pousar no centro da arena - fique bem para trás. Ondas de fogo começarão a emanar do chefe, o que é difícil de lidar. Você primeiro tem que lidar com uma grande onda azul em forma de parede; você pode passar por isso, mas geralmente é melhor tentar pular direto. Segure o botão X para garantir que você obtenha a altura máxima. Do outro lado da onda estarão dois disparos laranja que se movem ao longo do solo em sua direção, que são bem espaçados e te dando a chance de pular entre elas, e rajadas de balas azuis que Ixion irá disparar de suas mãos que fazem você estar no ar um pouco mais perigoso. Ixion irá disparar três ou quatro rajadas desse ataque, mas nenhuma delas é difícil de se esquivar, desde que você seja capaz de passar com segurança por cima ou pelas ondas azuis.

Depois disso, Ixion vai voar para o ar novamente e voar em você dos lados da arena, explodindo duas ondas de parede azul e uma espiral de balas que preenchem a área entre eles. Observe o sinal ao redor da cabeça de Selene para uma indicação de onde Ixion está vindo para que você possa se livrar de seu golpe inicial; uma excelnte dica é usar fones de ouvido e ouvir a direção de onde o Ixion está vindo também é muito, muito útil aqui, é claro, se você tiver a oportunidade de jogar com um headset.

O boss vai cruzar a arena em linha reta, então identifique de onde ele está vindo e vá bem para os lados dela, então pule ou corra pela onda azul que ele deixa para trás. Ele fará isso três vezes consecutivas, mas parece que sempre vem da mesma direção depois que ele está comprometido, então fique onde estava seguro e repita seus traços.

Agora Ixion vai pairar ao redor da arena, disparando rajadas azuis em você antes de sair correndo, assim como na primeira fase. No entanto, as rajadas azuis serão mais sustentadas e direcionadas um pouco melhor, então continue movendo-se para o lado e evitando para evitá-las. Se você pode acertar Ixion na cabeça aqui, você pode cambalear para fora desses ataques, então mantenha o fogo sempre que puder.

Quando não está atirando direto em você, Ixion vai disparar um montão de disparos azuis para frente e para trás pela arena como um cortador passando para frente e para trás em um gramado. Se você ficar longe o suficiente, poderá se posicionar para passar entre os espaços no meio dos disparos sem problemas; se não, atravesse rapidamente um grupo e reposicione. Tente ir para a frente ou para trás, porém, não para os lados.

À medida que se aproxima do final desta fase, Ixion irá trocar suas rajadas azuis por aqueles foguetes azuis rastreadores, disparando um monte deles. Corra para o lado ou se precipite para um lado para ficar claro - eles vêm rápido, embora você possa passar por eles se os forçar a rastreá-lo conforme você se move para a esquerda ou direita em relação a Ixion. Ele também disparará um grande feixe de laser azul em linha reta na frente dele, assim como fez Phrike; mova-se para o lado rapidamente e você pode evitar ambos.

Terceira Fase

Ixion vai levantar voo novamente e descer no centro da arena, dando início às ondas que você enfrentou no início da última fase. Desta vez, porém, as balas que ele atira com a mão sairão em uma formação de disco em ângulo, tornando difícil pular para cima e por cima das balas. Tente continuar se movendo para o lado onde está a borda alta do disco e você pode evitá-los completamente; se eles estiverem direcionados para você, provavelmente você vai levar um tiro. Felizmente, essa parte dura apenas um segundo antes de Ixion passar para algo novo.

Aqui, Ixion puxa uma arma branca de seu peito, uma espécie de chicote. Esta é a parte mais perigosa da luta - Ixion estará no chão e perseguindo diretamente em sua direção ao invés de voar pelo ar em direções aleatórias. O chefe irá pular direto em você e descer com um ataque corpo a corpo. Corra para longe dele, pois o ataque também liberará uma onda curta de energia vermelha. Provavelmente ele tentará acertá-lo novamente, mas se você estiver se afastando, deverá conseguir se livrar do segundo ataque também. Pule para superar as duas primeiras ondas enquanto elas o alcançam e observe Ixion atirar uma terceira onda vermelha em você também.

Ixion então carrega e começa a bater com o chicote no chão, enviando mais ondas em sua direção. Eles são lentos e, portanto, fáceis de pular, mas use o tempo para obter o máximo de distância possível de Ixion. Agora, ele vai disparar tiros de espingarda contra você, alternando o azul e o vermelho. As balas azuis são as perigosas; elas vêm rápido e direto para você, e você precisará evitá-las. Os tiros vermelhos são mais uma pista falsa, pois são muito lentos e se espalham ao longo do tempo e, portanto, são fáceis de contornar. Eles foram feitos para confundi-lo conforme você prioriza o esquivo de fogo, porém - preste muita atenção aos tiros azuis e use sua velocidade para evitá-los, e mantenha sua distância de Ixion para dar a você tempo para reconhecer e evitar os vermelhos.

Prepare-se para mais ataques corpo a corpo de Ixion neste ponto - você precisará correr, pulando para evitar as ondas vermelhas e correndo e se esquivando para se livrar delas enquanto ele dá vários golpes em você. Finalmente, ele começará a se aproximar de você, correndo para fechar a distância e lançando anéis de balas em sua direção. Pule, corra e saia correndo para fugir disso; vá em direção ao lado da arena que ele não está e você deve conseguir se distanciar para evitar esses ataques. Se você está mantendo o fogo, não demorará muito até que você derrube Ixion.

Nemesis

Foto: SIE

Na verdade, esse bicho é bem fácil quando você pega o jeito de lutar contra ele. Recomenda-se que você traga uma arma forte e de longo alcance para esta luta, no entanto - o Thermogenic Launcher é um bom em particular, mas evite coisas como a Sidearm ou qualquer coisa com um arco em sua trajetória. Você vai precisar de balas diretas para cobrir uma longa distância com precisão, então tenha isso em mente.

Primeira Fase

Primeiro, Nemesis começa a lançar coisas contra você enquanto você está em uma grande plataforma à sua frente. Atire na grande mancha vermelha em seu peito - esse é o seu ponto fraco e onde você precisará estar mirando durante todo o tempo. Os primeiros ataques são fáceis de lidar, pois Nemesis dispara rajadas de balas laranja em você e rajadas de foguetes roxos que você pode evitar correndo de lado. Ele vai disparar mais balas em você em geral, mas todas são muito fáceis de manusear durante o metralhamento.

Você precisa se preocupar com as quatro coisas parecidas com fantoches do capiroto flutuando em torno de Nemesis. Um por um, eles vão flutuar em direção ao campo de batalha e atirar raios laser em você. Eles vão começar alto, cortando um feixe em diagonal no meio do campo de batalha enquanto Nemesis lança ondas de balas azuis; priorize desviar das vigas e escorregar entre as fileiras de projéteis, pois ficarão muito espaçadas.

Depois que dois bonecos dispararem lasers diagonais, um em cada direção, outros dois bonecos virão até você, um de cada vez. Eles descerão paralelamente ao solo para varrer seus lasers por toda a arena. Você vai precisar passar por eles para evitá-los, então fique para trás para evitar as balas de Nemesis depois de sair das vigas.

Quando todos os quatro fantoches tiverem varrido a arena, Nemesis mudará para rajadas de balas azuis apontadas para você, enquanto seus fantoches atiram lasers direto na arena, o que liberará ondas de energia vermelha. Observe de onde as ondas estão começando para que você possa pular sobre elas; você precisará fazer isso enquanto se mantém afastado das balas que Nemesis apontou para você, que serão potencialmente mais mortais porque são alvejadas. Se Nemesis ainda estiver ativo após um fantoche criar três ondas vermelhas, ele enviará dois fantoches para começar a cortar vigas no centro do campo de batalha. Evite isso ficando de lado e continue colocando fogo para tentar acabar com essa fase rapidamente.

Segunda Fase

Já na segunda fase, Nemesis começa a se teletransportar pela arena, que se estilhaça e se divide em pedaços. Você pode usar sua garra para se mover aleatóriamnte e, eventualmente, se cair, pode usá-la para se segurar e voltar; procure os pontos de agarrar nas bordas atrás de você quando estiver enfrentando Nemesis, pois geralmente são mais fáceis de prender.

Você pode identificar onde Nemesis estará pelo local onde os fantoches se organiza. Continue movendo-se de um lado para o outro para evitar as balas que Nemesis envia em sua direção.

Novamente, os feixes de laser dos fantoches serão os ataques mais perigosos. Nemesis enviará dois para atirar seus raios direto na arena para criar ondas de energia vermelha para você desviar, enquanto continua a atirar em você. Se um único boneco do mal cair, geralmente significa que você pode esperar que uma viga varra toda a arena; se houver um fantoche de cada lado da arena, você obterá duas ondas de energia; e se dois fantoches estiverem em um lado da arena, você terá duas rajadas cortando na diagonal em rápida sucessão. Corra pelas vigas e tome cuidado com as muitas balas de Nemesis enquanto isso.

Perto do final da fase, o Nemesis começará a lançar uma porrada de balas extras em você que serão difíceis de evitar, especialmente em conjunto com os feixes de laser dos bonecos. Tente ficar longe do chefe para deslizar entre as lacunas; você pode cair de volta para outras plataformas se for necessário, ou pular do lado da arena em caso de emergência e salvar-se com o agarrarão.

Terceira Fase

Seprepare para a doidera da fase final. Nemesis explodirá, transformando todas as plataformas em uma série de blocos que caem, enquanto você cai no ar. A queda pode deixá-lo em pânico por um segundo, mas a menos que você desça muito, muito longe, você não descerá muito longe a ponto de morrer. Isso significa que você está livre para pular das plataformas sempre que precisar - na verdade, essa é uma ótima maneira de evitar as balas e feixes de laser de Nemesis, já que as plataformas geralmente podem servir de cobertura. Sua garra irá salvá-lo quando você precisar. Na maioria dos casos, ele protege você contra danos ao usá-lo e pode reposicioná-lo muito rapidamente. Use-o para sair do perigo e não tenha medo de voar.

Abra fogo contra Nemesis, não importa quão longe você esteja, pois esta é a hora de usar bastante aquela arma poderosa de longo alcance. Você pode atirar no chefe um pouco, mas lentamente faça o seu caminho em direção a ele. Seu primeiro perigo claro e presente são os fantoches, que vão atirar lasers em você conforme você se aproxima. Eles vão atacar você diretamente, mas são facilmente evitados, então apenas observe quando um está se preparando para atirar. Use plataformas e a garra para se agarrar à elas e você não deve nunca levar um golpe de um deles.

Conforme você se aproxima de Nemesis, ele começará a enviar todos os tipos de balas em você, e eles são um pouco mais perceptíveis do que no passado. As balas azuis geralmente são facilmente evitadas - mergulhe da lateral de uma plataforma se elas estiverem muito perto. As balas laranja, no entanto, vão acertar um pouco mais e são mais perigosas quando você está no ar, então certifique-se de usar a garra, ao invés de apenas queda livre, já que você é um alvo fácil no ar. Depois de um tempo, ele pode explodir novamente, mandando você voando para o fundo da área e forçando você a fechar a distância novamente - mas apenas repita o processo de antes e você ficará bem.

A outra coisa a evitar são as explosões de foguetes roxos de Nemesis. Eles podem vir em voleios apertados ou em grandes grupos, mas os grandes grupos são, na verdade, outra distração. Quando você vir uma explosão gigante de foguetes roxos, saiba que na verdade há um grupo de apenas quatro ou cinco no centro que são realmente perigosos e estão vindo diretamente para você; o resto vai voar pelas bordas da área, então apenas evite o grupo principal. Pode ser difícil vê-los, mas como uma grande explosão de foguete está chegando, use a garra e você pode pular para fora da linha de fogo sem incidentes.

Mesmo quando você estiver caindo, continue atirando em Nemesis e você deve lidar com esta última fase com relativa facilidade.

Hyperion

Foto: SIE

Este pode ser o chefe mais difícil do jogo. Hyperion realmente se inclina para o apelido do gênero bullet-hell, jogando todos os tipos de coisas em seu caminho durante esta luta. A boa notícia é que o chefe permanece quase parado, o que significa que é fácil acertá-lo continuamente com fogo e metralhar para frente e para trás para evitar seus ataques. A má notícia é que eles são muitos, variados e de amplo alcance - o movimento constante é obrigatório, assim como a capacidade de ler ataques vindos de todas as altitudes diferentes, incluindo muito acima.

Primeira Fase

Claro, a primeira fase sempre é a mais fácil, especificamente porque o Hyperion fica em um mesmo lugar o tempo todo - o fundo da arena, no órgão. Descarregue nele constantemente enquanto você se esquiva dos ataques que ele dispara a partir deste local. Acostume-se a correr de um lado para o outro da arena, pois essa é a melhor maneira de evitar muito fogo. Você também precisará se acostumar a pular e se esquivar para poder pousar longe do perigo, pois o Hyperion dispara muitas balas que cruzam o solo, tornando suas zonas de pouso perigosas.

Fique bem no início desta fase, já que Hyperion gosta de usar vários ataques em conjunto, de forma que pode ser difícil priorizar qual o mais perigoso e quando se esquivar. Preste atenção nos foguetes azuis combinados com uma onda de energia vermelha para começar, que você pode metralhar e pular com bastante facilidade, especialmente se você se mover do centro em direção às laterais da arena. Mais tarde, você enfrentará os foguetes, a onda de energia e um feixe de laser que varre a arena, tudo ao mesmo tempo, mas variando apenas o suficiente para que você possa metralhar os foguetes e atravessar o feixe para se proteger.

Quando não estiver fazendo isso, o Hyperion disparará uma nuvem de balas que cairá em direção ao solo ao seu redor, ao mesmo tempo em que lançará uma pilha de balas sem alvo no ar. Se você ficar para trás, geralmente pode evitar todos eles sem muitos problemas, mas isso provavelmente limitará seus movimentos, então prepare-se para usar o painel para mitigar os danos recebidos.

Com cerca de um quarto da saúde se vai para esta fase, o Hyperion se encostará no órgão, disparando uma confusão de balas de seus canos. Estes vêm em explosões de arcos de diferentes tipos; alguns irão apenas flutuar em grupos soltos, alguns permanecerão em linhas verticais estreitas e alguns serão foguetes que rastreiam você. Continue metralhando e disparando de lado, priorizando os foguetes; você pode evitar as rajadas de balas soltas com bastante facilidade se avaliar onde elas cairão e se certificar de permanecer entre as linhas verticais. Continue atirando o tempo todo para terminar esta parte da fase o mais rápido que puder.

Segunda Fase

A segunda fase se inicia quando Hyperion sai do órgão e vai para o centro da arena, onde ficará parado, lançando todos os tipos de voleios intensos em você. Nunca pare de se mover e metralhar, mas fique bem longe do chefe. Todo esse tempo, o Hyperion inundará a arena com balas aleatórias espalhando-se em todas as direções ao seu redor, mas você pode ignorar isso - elas são feitas para obstruir sua visão, mas não são direcionadas e, em sua maioria, são muito finas, então seja certifique-se de não bater acidentalmente em um.

Quando você vir o azul e o Hyperion balançando os braços, comece a correr para o lado e se esquivando - você tem foguetes chegando, e muitos deles. Hyperion seguirá com outra nuvem de balas que caem em direção ao chão ao seu redor, mas quando você o vir erguendo o braço para cima, comece a correr novamente. O chefe invoca trepadeiras do chão para prendê-lo, retardando seu movimento e causando danos a você, mas se você for rápido, pode se livrar delas e evitá-las completamente. O Hyperion tentará usar a oportunidade de ter você desacelerado para acertá-lo com duas grandes rajadas de balas dispostas em uma cruz - escolha uma direção e corra de lado, correndo para passar pelo ataque sem sofrer danos. A cruz cobre uma área muito, muito grande, enquanto se move muito rápido, então você realmente precisa se comprometer a evitá-la.

Hyperion enviará mais balas ao longo do solo enquanto replica a cruz com seus foguetes rastreadores. Você pode correr e correr para longe dele em geral, mas é um grande ataque também, e você pode precisar pular para passar por cima do grupo horizontal de balas.

Continue causando dano no Hyperion e você deve mandá-lo de volta ao órgão. Espere o mesmo conjunto de perigos da última vez, mas com mais variantes desta vez - os foguetes ainda são sua prioridade, mas você não pode ir muito longe para os lados porque as balas estão caindo como chuva nas bordas da arena, e agora você terá ondas de balas se movendo ao longo do solo. É aqui que pular e correr em direção ao Hyperion será útil, para que você possa pousar longe de qualquer perigo. Continue atirando. Quanto mais rápido você percorrer esta seção, menos danos provavelmente sofrerá.

Terceira Fase

Já que você sobreviveu até aqui, prepare seus itens de cura, pois serão muito valiosos. O Hyperion novamente sai para o centro da arena e fará tudo o que foi mencionado anteriormente, mas com variações mais assustadoras e intensas. Hyperion enviará balas para o céu que choverão em padrões diagonais, em seguida, enviará mais balas te rastreando ao longo do solo e indo em sua direção e, em seguida, tentará agarrá-lo e segurá-lo com trepadeiras, então continue se movendo e esteja pronto para correr antes que o solo exploda abaixo de você. Ele também vai disparar mais rajadas de balas em forma de X que vêm rápido, mas você pode dar um passo para o lado ou passar por elas com relativa facilidade. Ele continuará com rajadas em forma de X em grupos de dois, mas tentará antecipar sua direção e atirar neles para onde você está indo; se você mudar rapidamente de direção e metralhar para o outro lado, poderá evitá-los.

Uma das coisas mais prejudiciais que o Hyperion fará aqui é chamar uma confusão de plantas para criar uma parede de cada lado de você, parando você em um corredor estreito. Pare de se mover quando você vê-lo se curvar, pois esse é o telégrafo para este movimento, e as paredes irão danificá-lo se você tocá-las. Em seguida, fique no centro e observe o Hyperion enviar ondas verticais de balas em você; você deve ser capaz de contorná-los. Enquanto você está se esquivando deles, observe perto dos pés de Hyperion por uma carga de energia - conforme as paredes caem, Hyperion envia uma rajada de balas para o chão que se espalham horizontalmente e são muito difíceis de se esquivar. Assim que essas paredes caírem, saia correndo.

Hyperion irá novamente convocar os ataques em forma de cruz de foguetes, mas em rajadas de fogo rápidas. Tente correr em direção ao Hyperion quando esses grupos vierem, já que o grupo vertical de foguetes é bastante fácil de evitar, mas o grupo horizontal irá inclinar-se para baixo e geralmente acertará você, mesmo se você tentar pular neles. O Hyperion irá emparelhar isso com uma onda de energia vermelha, então não se esqueça disso ao planejar sua aterrissagem.

Continue metralhando o Hyperion para tentar limitar o número de vezes que você terá que lidar com qualquer um desses ataques e você o enviará de volta ao órgão uma última vez. Como mencionei antes, esta é uma corrida louca para causar o máximo de dano possível antes que você seja derrubado, porque há muita coisa acontecendo aqui. Fique longe do chefe - chegue perto demais e ele convocará as vinhas novamente - e continue correndo para tentar despistar os foguetes azuis enquanto você descarrega. Você ainda terá que lidar com ondas verticais de balas, grupos de balas caindo em uma área apertada e ondas de balas se espalhando do boss no chão, e você provavelmente vai levar alguns tiros aqui. Se você tiver consumíveis para saúde, cura ou proteção, pode ser uma emergência que valha a pena usá-los.

Continue com os danos, porém, e você acabará por durar mais que o Hyperion e silenciar a música, a batalha aqui não é para saber quem vence, e sim uma verdadeira prova de resistência para saber qual será o primeiro a cair.

Ophion

Foto: SIE

Ophion tem uma velocidade um pouco diferente dos outros chefões, pois tem vários pontos fracos em seu corpo, e você terá que destruir todos eles em cada fase para avançar - o que significa que você precisa se concentrar em um ponto até que seja destruído, um requisito de segmentação mais difícil do que qualquer outro chefe teve até agora. Além do mais, você precisará revelar esses pontos fracos atirando nas esferas brancas brilhantes flutuando nas laterais do chefe, e elas irão desaparecer periodicamente, exigindo que você continuamente almeje as esferas para revelá-las novamente.

Geralmente, qualquer arma de fogo sustentado é boa para essa luta, recomenda-se o uso do Lançador Termogênico com fogo rápido. Ele permite que você espalhe uma grande quantidade de dano explosivo com um grau razoável de precisão no boss muito rapidamente. Observe, entretanto, que muitas vezes ele cobre o peito com as mãos para obstruir sua mira.

Primeira Fase

O recurso de esquivar-se deslizando é na verdade muito menos útil do que o normal nesta luta, porque Ophion emprega feixes de laser que você não pode atravessar. Eles virão em vigas retas emanando dos portais que a saliência desdobra na frente dela, bem como em ondas que vêm de impactos quando ele quebra seus tentáculos no chão. Por causa disso, você não quer ir muito longe para os lados da arena nesta parte da luta; Os tentáculos de Ophion são um problema e são muito grandes, então você provavelmente será esmagado por eles se chegar muito perto, novamente, trabalhe a distância.

Aceerte uma das esferas brancas para iniciar a luta e observe seu campo desaparecer de vez em quando; sempre que isso acontecer, atire em outro, para que os pontos fracos de Ophion sejam constantemente revelados. Tente escolher um e se concentrar nele até que desapareça, então vá para o próximo, já que é um pouco mais fácil controlar o que você precisa destruir se você não atirar aleatoriamente.

Ophion invoca balas e lasers de portais, enquanto também quebra o solo para enviar ondas de energia roxa em sua direção. Você pode lidar com isso saltando, não correndo - seu salto subaquático lhe dá a altura para passar por cima deles e você ainda sofrerá danos se correr através dele, então fique sempre na vertical. Cuidado com as ondas múltiplas que se cruzam na arena ao mesmo tempo e escolha seu local de pouso.

Enquanto você está lidando com isso, Ophion vai atirar em você com borrifos aleatórios que vão para todos os lugares, ou em grades mais apertadas que você pode atravessar e evitar. Tente passar por eles enquanto estiver no ar, saltando sobre as ondas roxas e você poderá escolher melhor sua posição de pouso. Cuidado, porém, com Ophion quando abrir um monte de portais aproximadamente em uma linha horizontal reta, todos os quais cuspirão balas diretamente em você - corra para o lado ou para frente ou para os lados para se livrar.

Geralmente, tudo que Ophion joga em você nesta fase, você já viu antes. Além das formações de grade, padrões de pulverização e rajadas de balas, você também obterá aqueles foguetes de rastreamento que podem facilmente ultrapassar ou ultrapassar. Os ataques mais perigosos são, sem dúvida, as ondas de energia, assim como os feixes que Ophion vai atirar de portais, começando alto no ar e depois caindo. Novamente, você não pode passar por eles, então fique entre os feixes e pule para evitar as ondas simultâneas. Lidar com esses ataques tem tudo a ver com posicionamento e espaçamento, então concentre-se em ficar longe deles e entre eles.

Muitos dos ataques baseados em balas podem ser evitados simplesmente correndo forte para um lado da arena ou para o outro ou usando sua altura de salto aumentada, então continue se movendo e pulando sobre as ondas de energia e continue atirando até que todos os pontos fracos sejam destruídos para acionar a...

Segunda Fase

Ophion troca tentáculos por mãos na segunda fase, e estão muito mais presentes na batalha. Ele alcançará o centro da arena e se despedaçará com uma ou ambas as mãos, tentando acertá-lo com a mão ou acertá-lo com as ondas de energia roxa criadas pelo impacto. Tudo isso ocupa muito espaço no meio da área de combate. Também vai passar a mão por toda a arena de um lado a outro. Você precisa evitá-los, então se você tem lutado relativamente perto de Ophion até agora, vá para o fundo da arena, quase até a parede, e prepare-se para usar as laterais um pouco mais.

Quando não está tentando acertar você com uma mão gigante, Ophion está lançando muito mais balas em você dos portais desta vez. Os disparos de foguetes aumentam de volume, e o chefe vai emparelhar disparos de balas para encher o ar com raios roxos que cruzam a arena e ocupam muito espaço, que você não pode atravessar. A melhor maneira de lidar com ambos é correr forte para os lados da sala, enquanto tenta estar consciente das mãos de Ophion - você não quer que ele o esmague enquanto você estiver lá, mas os foguetes e vigas têm dificuldade em ameaçá-lo quando você está muito à esquerda ou à direita do chefe.

Junto com as balas que ele atirou em você da última vez, Ophion tem novos truques para os feixes de laser roxos. Isso os enviará pela arena de cima para baixo, movendo-se em diagonais e em grandes grupos. Você precisa tentar atirar de lado através da arena na direção deles conforme eles descem até você para que você possa passar por baixo deles. Eles não são muito difíceis de evitar, especialmente se você chegar ao lado da arena, onde menos pessoas chegarão perto de você. Ophion também invoca feixes para rastrear ao longo do solo horizontalmente, varrendo a arena para que você tenha que pular por cima deles.

Ao contrário das vigas no ar, é melhor não estar de um lado da arena quando isso acontecer, porque é onde as vigas tendem a começar e vão te prender assim que entrarem em erupção. Tente ficar um pouco centrado assim que estiver longe das vigas que caem no ar e use o salto elevado para evitar os mais radicais. Junto com esses feixes de varredura, Ophion gosta de atirar em você de vários portais de uma vez, então prepare-se para uma rápida corrida no ar quando você vir esses feixes aparecerem. Continue metralhando os pontos fracos até que todos eles desapareçam novamente, acionando a última fase.

Terceira Fase

Nesta fase, os tentáculos estão de volta, assim como as ondas de impacto que eles criam ao atingir a arena. Mas agora Ophion vai atacar você com aqueles lasers roxos diretamente, então comece a correr para ficar longe deles. A maior parte do que isso vai atirar em você daqui em diante serão combinações de coisas que você já viu antes - grades de balas emparelhadas com explosões diretas delas, por exemplo. Com todas as balas que se movem mais lentamente, elas parecerão esmagadoras até que você perceba como são lentas e espaçadas. Fique na parte de trás da arena e deslize pelas aberturas.

O ataque difícil é quando Ophion invoca um montão de portais de uma vez para disparar uma rajada em espiral de balas em você que cobre uma área enorme, juntamente com uma enorme salva circular de foguetes e massas diretas e direcionadas de balas para ir com eles. Essencialmente, isso é uma bagunça, e você deve apenas correr para os lados da arena para se esquivar o máximo que puder. Quando você ficar sem espaço, mude de direção, corra de volta através do fogo que se aproxima e corra de volta para o outro lado. Tudo deve se mover devagar o suficiente para que você provavelmente possa evitar a maior parte se for rápido, mas a velocidade aqui será essencial, porque a maior parte da arena será uma armadilha mortal durante este ataque.

O último item com o qual você terá que se preocupar é uma nova orientação para os lasers roxos, que Ophion enviará em sua direção dispostos em dois moinhos de vento giratórios da morte. Os lasers vão cortar a arena conforme giram, mas você pode facilmente passar por essas rodas se tiver oportunidade de cronometrar com precisão. Fique no fundo da sala e observe-os, então avance para passar por eles, o tempo todo atirando nos pontos fracos.

O Ophion parece assustador, graças a esses pontos fracos fáceis de resolver. Continue destruindo-os e você o enviará de volta às profundezas em nenhum momento.

E é assim que você conseguirá derrotar cada um dos Bosses de Returnal. O game segue exclusivo para PlayStation 5.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes