Guia Ratchet & Clank: Rifted Apart - Dicas, Truques e Segredos

9/6/21

Hoje trazemos o guia de Ratchet and Clank, um material exclusivo para você mandar bem no game. Esse é o novo título da Insomniac Games. Aliás, este jogo será lançado para o novíssimo Playstation 5. Mas, dependendo de quando estiver lendo, esse game já pode ter sido lançado.

Existe a expectativa de que esse será o jogo mais divertido lançado no início da nova geração de consoles. Pelo menos por parte daquelas pessoas que possuem um PS5. Só que infelizmente não é todo mundo que tem condições financeiras para ter um desses.

O game deverá alternar entre áreas diferentes e cutscenes. Contudo, deverá ser bastante fluido, evitando que ocorram grandes interrupções derivadas de telas de carregamentos longas. Afinal, havia sido prometido para essa nova geração o fim das telas de carregamento.

Esse novo game vai contar com uma heroína chamada Rivet. Em suma, este título da franquia é bem interessante. O jogo começa de maneira inesperada, com uma ameaça surpreendendo o dia dos nossos heróis.

O Dr. Nefarious é o causador dos problemas no início de jogo. Essa briga inicial vai servir basicamente para introduzir os jogadores com as mecânicas mais simples do game. Além de demonstrar alguns dos equipamentos que Ratchet possui.

Rivet, a heroína do game, foi feita sob medida para esse jogo. Como os próprios criadores do disseram, ela não será só mais uma representação heróica. Mas, também a pessoa que vai ensinar aos outros dois protagonistas do game o que significa amizade.

O que o guia de Ratchet and Clank já pode lhe antecipar é que o visual do jogo está muito bonito. Claramente a Insomniac caprichou. Assim, investindo muito tempo, esforço e dinheiro para dar o melhor resultado aos fãs. Pode-se notar ao ver o capricho nos mínimos detalhes.

Aliando beleza gráfica e uma boa história

Um dos motivos do jogo estar ainda mais bonito é a mágica do Ray Tracing, que está disponível no PS5. Além disso, o jogo não peca nos detalhes quando os personagens se movimentam.

É interessante que até mesmo a direção do vento é levada em consideração. Mas, vamos ser sinceros, o design nunca foi um problema nesta franquia. Entretanto, é sempre interessante ver que os detalhes se mantêm excelentes.

Muitos apontam que as experiências bem-sucedidas da empresa em Marvel's Spider-Man serviram como fonte de experiência. Assim, para que eles pudessem obter mais conhecimentos sobre como tornar seus games mais atraentes. E isso foi aplicado em Ratchet and Clank.

Neste novo game, todo planeta ou dimensão que visitar, vai ter seus próprios detalhes estéticos. Assim, como um propósito e uma história. Ou seja, não vai ser um lugar vazio sem utilidade.

Novas mecânicas foram adicionadas ao game, segundo os desenvolvedores. O que vai dar mais possibilidade aos jogadores sobre como superar os desafios. Além de tornar os métodos de enfrentar inimigos mais divertidos.

Mas, talvez o ponto mais importante desse novo game seja a história. Isso porque os desenvolvedores contaram que graças às novas possibilidades oferecidas pelo PS5 foi possível criar uma linha narrativa com muito mais peso.

Pois, os personagens podem ser mais expressivos. O que vai fazer com que seja possível passarem as emoções que estão sentindo naquele momento. Assim, trazendo algo que vai aumentar a imersão do jogador no universo.

Nova personagem principal

Foto: Insomniac Games

Se identificar com o personagem é muito importante para se manter interessado no jogo. Para contribuir na história foi criada Rivet, que deve ter impacto direto no desenrolar do jogo.

Eles acreditam que a maioria dos jogadores irão amar a personagem. E irão querer ver mais conteúdos sobre ela no futuro. E é claro que se esse for o desejo dos fãs a empresa irá atender.

A adição de novos personagens foi uma boa medida tomada pelos desenvolvedores do jogo. Pois, eles além de possibilitarem novas mecânicas, ainda permitem interações divertidas entre personagens.

Principalmente no caso da Rivet, que sempre tem umas tiradas cômicas que são feitas no momento certo. Desse modo, permitindo que o jogo fique ao mesmo tempo fluido e engraçado.

Novo game e novas armas

Foto: Insomniac Games

O novo jogo traz diversas novidades. Principalmente quando falamos das armas, esses novos equipamentos prometem trazer muita diversão aos jogadores. Pois, eles poderão ter resultados devastadores ao utilizarem as armas dos inimigos.

A variedade de armas também impressiona. Especialmente ao pensarmos na criatividade dos desenvolvedores que criaram armas que, por exemplo, transformam o inimigo em uma planta.

Também há uma arma diferente, que quando atiramos, não atinge diretamente o oponente. 

As armas utilizam a tecnologia de gatilhos adaptáveis. Assim, haverá feedback háptico no seu controle DualSense do Playstation 5. Entre os exemplos, eles falam das armas laser, que exigem uma espécie de carregamento para poder disparar.

Nesse caso, o botão R2 vai ter 2 zonas, sendo que a primeira é para carregar e quando passar essa zona o disparo vai ser realizado. No entanto, se optar por guardar a munição, vai poder soltar o que foi pressionado antes.

Um jogo feito para todo mundo

Foto: Insomniac Games

Não podíamos deixar de informar no guia de Ratchet and Clank que este game poderá ser jogado como quiser. Ou seja, irão existir diferentes opções de dificuldade. Para que mesmo pessoas com alguma dificuldade motora, ou sem experiência em games, consiga se divertir.

Dessa forma, o jogo pretende abranger todos os públicos. Assim, oferecendo uma experiência única para cada pessoa.  É esperado que esse game seja um grande sucesso, pois tem todos os elementos para isso.

Desde uma história narrativa envolvente até belos gráficos, aproveitando a nova tecnologia do PS5. A jogabilidade dos jogos anteriores já era boa e deve se manter. Logo, Ratchet and Clank tem tudo para se sagrar como um dos melhores lançamentos para Play Station 5.

Um ponto que merece destaque é que o jogo virá tanto legendado quanto dublado em português do Brasil. Como sabemos, o nosso português, devido a cultura, acabou ficando diferente do de Portugal. Por isso, é importante que a dublagem e a legenda sejam feitas especificamente para nós.

Vale a pena destacar que não é necessário ter o jogado o primeiro jogo, para jogar essa sequência. Mesmo sendo uma continuação, a empresa fez de tudo para facilitar para novos jogadores.

Por isso fatos do passado são explicados no decorrer do jogo. Além das mecânicas e comandos serem ensinados para assim permitir que qualquer novato jogue.

Como jogar Ratchet and Clank?

Ratchet and Clank é um jogo que foi lançado de maneira exclusiva para o Playstation. Seu gênero é de aventura, por isso pode apresentar certas dificuldades dependendo da experiência do jogador.

Em suma, esse jogo conta a história de Ratchet, uma espécie de felino. E de um pequeno robô chamado Clank. Os dois protagonistas do jogo seguem viagem juntos por todo o universo, enquanto tentam salvar o mundo de influências maléficas.

No entanto, estão havendo alguns relatos de que o jogo é um pouco complicado. Por isso, neste Guia Ratchet and Clank iremos tentar lhe dar uma ajuda. Para que fique mais fácil se divertir e aproveitar a gameplay.

Extermine todos os inimigos que encontrar

Foto: Insomniac Games

A primeira dica do guia de Ratchet and Clank é algo simples. Muitos jogadores acabam caindo na tentação de só matar os inimigos que estão no seu caminho. Contudo, isso é algo errado. O player não deve deixar nenhum dos seus inimigos para trás. Pois, eliminar eles é importante para obter experiência.

Eliminar os inimigos é fundamental para obter XP. Sem matar eles, fica bem mais complicado conseguir experiência e sem upar o jogo vai ficar cada vez mais difícil ir avançando.

Por isso, antes de encerrar uma fase, realize uma varredura no local para verificar se não deixou nenhum inimigo vivo. Pois, vai precisar de toda experiência possível para melhorar as armas disponíveis no jogo.

Armas de tiro são as melhores

Foto: Insomniac Games

Um erro que muitos jogadores cometem é poupar munição contra inimigos mais fracos. Eles preferem utilizar ataques corpo a corpo para não gastar sua munição. Contudo, essa é uma tática que acaba se voltando contra si mesmo.

Porque, por mais que se ganhe experiência por eliminações corpo a corpo, ao utilizar armas de tiro, os pontos de experiência por usar as armas são somados ao ganho geral da eliminação de cada inimigo.

Por isso, não vale a pena poupar as armas de tiros para inimigos mais fortes. Pois, ao usar a todo momento o nível da sua arma será aumentado mais facilmente. E isso é fundamental, pois assim pode desbloquear novos upgrades.

Logo, deve utilizar as suas melhores armas, para assim melhorar essas armas ao máximo que der. Entretanto, você ainda vai poder utilizar os ataques corpo a corpo para destruir caixas. Ou caso acabe sua munição, daí sim vá para pancadaria.

Essas armas poderão ser compradas na loja itinerante da Sra. Zurkon. Aliás, ela sempre faz uma boa introdução de como essas armas funcionam. Dessa forma, saberá como usar cada novo item que comprar.

Depois que as armas são compradas, poderão ser melhoradas usando Raritâneo, que é um mineral meio azulado. Contudo, é fundamental que use esses itens com sabedoria, pois eles são bem raros.

As armas poderão ser colocadas em um atalho principal de combate. Dessa forma, terá mais facilidade no acesso a elas. O que será fundamental para enfrentar inimigos que estão próximos.

Morrer não é tão ruim em Ratchet and Clank

Foto: Insomniac Games

Sofrer para derrotar uma horda de vários inimigos é normal em um jogo. No entanto, existe um momento que dá muita raiva: quando estamos quase vencendo e somos mortos faltando bem pouco para atingir o checkpoint.

Esse é um dos momentos em que o controle vai pelos ares. Contudo, nesse jogo morrer não é tão terrível. Isso porque mesmo quando se morre, o jogador ainda mantém a experiência da luta que passou. Ou seja, dos males o menor.

Dessa forma, fica bem mais simples encarar os inimigos na segunda vez. Já que vai estar mais upado do que da primeira vez. Fora que a sua segunda luta vai servir como uma espécie de bônus de experiência. Assim, lhe deixando mais forte para as próximas batalhas.

Não utilize os orbes de saúde se não for preciso

Realmente existem muitas caixas para esmagar pelo mapa do jogo. E dá vontade de sair destruindo todas elas. Contudo, no caso de haver orbes brilhantes azuis é preciso se conter um pouco antes de pegar.

Pois, caso a sua vida ainda esteja em um nível confortável, não vale a pena. Isso porque não é tão simples encontrar esses orbes que curam sua saúde. Logo, senão for necessário utilizar naquele momento, deixe para consumir depois.

Afinal, é possível voltar no futuro para buscá-los. Muitas vezes depois de enfrentar uma horda de inimigos esses orbes serão necessários. Além disso, uma tática interessante também é quando for enfrentar um chefão ter um desses orbes por perto, para usar durante a luta.

Como em tudo na vida, em Ratchet and Clank a paciência também é essencial

Foto: Insomniac Games

Não deve se frustrar se não obtiver na primeira vez todos os colecionáveis do jogo. Isso porque existem alguns lugares secretos. Eles só poderão ser acessados ou desbloqueados depois que tiver certas habilidades.

Contudo, é interessante que perto do final o personagem recebe um equipamento específico para lhe ajudar a encontrar os colecionáveis. Dessa forma, fica bem mais simples encontrar esses itens.

Entretanto, é válido informar que para fazer o 100% do game vai ser preciso jogar ele de novo. Logo, se quiser mesmo platiná-lo, vai ter que ser uma pessoa paciente.

Explore muito o mapa

Foto: Insomniac Games

É sempre interessante revisitar todos os lugares que já passou. Mesmo que eles não façam parte da missão principal, pois com isso vai coletar mais itens que deixou passar despercebido.

Esses itens podem ser úteis para facilitar suas batalhas futuras. Contudo, lembre-se que também existem itens escondidos, por isso se quiser encontrar todos eles, vasculhe com atenção.

A exploração de alguns ambientes pode revelar surpresas e lhe trazer boas recompensas. Assim, algo que é possível encontrar explorando são as fendas dimensionais que contém vários obstáculos.

Mas, oferece uma excelente recompensa. Normalmente as recompensas são peças de armaduras e cada set possui um bônus específico.

Outro item importante que pode ser encontrado são os Parafusos de Ouro, pois eles desbloqueiam recompensas. Essas recompensas podem ser mods para personagens, para o jogo e até mesmo algumas trapaças.

Mas, o item mais importante que pode encontrar são os Spybots da Resistência. Eles estão muito bem escondidos em lugares bem diferenciados. Entretanto, ao encontrar todos eles, a Sra. Zurkon irá fabricar uma arma suprema para o seu personagem.

O jogo é bem mais do que só correr, pular e atirar

Este jogo oferece uma grande quantidade de armas com diferentes efeitos. E terá que utilizar todas elas para dar fim aos inimigos. Além disso, também é possível interagir com o ambiente para vencer as batalhas.

É claro que também existem algumas criaturas que poderão lhe beneficiar. Por isso, deve se atentar aos detalhes. O jogador poderá utilizar caramujos a jato para atravessar lagos tóxicos, por exemplo.

Também existem dinossauros voadores que podem ser utilizados. O ambiente é bem diverso e conta com trilhos abandonados e construções antigas. Isso permite que tenha 1 milhão de possibilidades de lidar com cada inimigo.

No entanto, para aquelas pessoas que não gostam tanto do gênero ação, esse jogo não se restringe só a isso. Pois, vão existir alguns puzzles para o jogador resolver. Eles podem envolver tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes.

Uma mecânica interessante nesse jogo é a de perseguição. Pois, muitas vezes parece que tudo está tranquilo e suave. Mas, do nada, acontece alguma coisa que lhe obriga a correr muito para fugir da complicada situação. Mudando os rumos da sua gameplay.

Ainda existe a mecânica de pulos dimensionais que permitem o personagem transpor obstáculos. E podem ser utilizados em estratégias de combate. Felizmente eles funcionam de forma lisa sem problemas.

Vale a pena jogar Ratchet & Clank?

Este é um bom jogo que merece ser jogado. Sua dificuldade é relativamente moderada e como possui diferentes níveis de dificuldade, qualquer um deve ser capaz de terminá-lo. O tema do jogo é bastante leve, permitindo que você esqueça os problemas do dia a dia.

Dessa forma, pode atrair tanto os jogadores mais casuais que buscam um entretenimento até os mais hardcore, que buscam um desafio e poderão platinar o jogo. Em teoria esse é um game mais focado em ação e aventura.

No entanto, buscando agradar mais públicos, foram implementadas algumas dinâmicas diferentes. Como puzzles para resolver e um mapa grande para explorar. Assim, permitindo uma experiência linear, mas não monótona.

Ratchet e Clank têm cerca de 12 horas de campanha. Como é um tempo "curto" se comparado a outros jogos lançados recentemente, acaba não sendo arrastado. Algo que muita gente reclama é de jogos que parecem enrolar.

Com essa aposta em oferecer muito conteúdo em pouco tempo, a maioria dos jogadores terminam as missões querendo mais. Logo, vale muito a pena jogar esse lançamento. Ele possivelmente será um dos melhores lançamentos para Playstation em 2021.

Revisão: PhMordred

As notícias mais quentes