Guia Pokémon Unite: Todas as Dicas, Truques e Segredos de Mestre

10/8/21

Mais de quatro anos após ter revolucionado a indústria dos jogos mobile com Pokémon Go, a famosa franquia dos monstrinhos dá mais um passo fora da zona de conforto e lança mais uma novidade. Estamos falando de Pokémon Unite, o primeiro MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) de uma das mais queridas e consagradas séries de games de todos os tempos.

O jogo havia sido anunciado ainda em junho do ano passado, durante uma transmissão ao vivo da Pokémon Company. De cara, os fãs da franquia de games dos monstrinhos se mostraram ansiosos, visto que a obra se vendia como o melhor de dois mundos ao unir a mitologia de Pokémon a um estilo de jogo semelhante ao famoso League of Legends.

A espera acabou e, finalmente, na segunda metade de julho deste ano, Pokémon Unite foi lançado para Nintendo Switch. Os resultados estão se mostrando bastante positivos até então, com o jogo bombando na plataforma e prometendo ganhar ainda mais adeptos com o passar dos tempos.

Isso justamente porque o game não ficará disponível apenas para o Nintendo Switch. Mais uma vez, a franquia dá um passo para fora dos tradicionais consoles do mercado e decide trabalhar a sua obra também nos mobiles (Android e IOS), que estão ganhando cada vez mais espaço entre os gamers.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir tudo sobre o mais recente jogo da franquia dos monstrinhos.

Afinal de contas, o que é Pokémon Unite?

Imagine que um dia você logou em sua conta de League of Legends (LOL) ou Dota 2 e se deparou com pokémons ao invés das tradicionais personagens das franquias de MOBA. É basicamente essa a proposta, não oficial, de Pokémon Unite, que surfa na onda de uma categoria de jogos que vem fazendo sucesso há bastante tempo.

Pokémon Unite é o primeiro jogo estratégico de batalha em equipe da franquia japonesa. O game funciona em batalhas, onde duas equipes com 5 jogadores cada irão se enfrentar. Os jogadores precisarão trabalhar em conjunto para derrotar os pokémons selvagens e subir de nível para evoluir os seus próprios personagens.

O objetivo é bastante simples: você precisa coletar o máximo de pokébolas possíveis derrotando os pokémons selvagens para ganhar pontos. Para pontuar, é preciso depositar essas pokébolas em áreas específicas já demarcadas no mapa. Quem fizer mais pontos durante o tempo ganha a partida.

Mas se você acha que parece fácil ou simples demais, na verdade está muito enganado. Isso porque Pokémon Unite depende de estratégias muito bem definidas para funcionar durante as batalhas. E é justamente por isso que o jogo conta com 5 classes diferentes de pokémons - cada qual com suas habilidades.

Quais são as classes de personagens em Pokémon Unite?

Até o momento, Pokémon Unite conta com 21 personagens que se dividem em 5 classes diferentes. Cada classe tem uma função, a qual será determinada pelas características do personagem. Sendo assim, existem pokémons ideais para atuarem em cada categoria - não basta sair escolhendo qualquer um para qualquer função.

Confira as classes e suas principais características:

1.    Attacker (Ataque)

Como o próprio nome já diz, Attacker é a categoria responsável pelos personagens de ataque em Pokémon Unite. São aqueles que são ótimos quando o assunto é dar dano, independente da forma de atacar: a distância ou corpo a corpo. Ou seja, são personagens cujo principal diferencial é a força.

O objetivo dessa categoria é justamente derrotar os oponentes para que a equipe possa ir avançando e marcando mais pontos. No entanto, todo lado bom vem acompanhado de um, porém, não é mesmo? E é justamente por isso que os personagens de ataque, ao mesmo tempo que são fortes, são pouco resistentes.

Sendo assim, você deve avaliar qual é a sua estratégia dentro do jogo. Se você está disposto a abrir caminho na porrada, mas volta e meia ser nocauteado, talvez Attacker seja a sua classe em Pokémon Unite.

Em termos de estratégia, a melhor opção para quem joga de Attacker em Pokemón Unite é se manter próximo de um Defender ou All Rounder - outras duas classes que iremos explicar mais a frente. É preciso que você esteja buscando sempre pelos locais de batalha no campo, para fazer jus a função do seu personagem.

2.    Defender (Defensor)

Em Pokémon Unite, um Defender vai muito além de apenas proteger um certo espaço - como costuma ser em alguns outros MOBA’s. Na verdade, a classe é responsável por atuar quase como um escudo de proteção de outros personagens, para que estes possam avançar e conquistar mais pontos.

Isso porque os personagens da classe Defender são muito resistentes, então aguentam facilmente a uma longa sessão de porradaria. Isso por conta do seu alto nível de HP, que faz com que o personagem seja uma ótima barreira para o avanço dos demais dentro do mapa.

Não há apenas uma forma de se jogar como Defender no jogo. O personagem dessa classe pode tanto proteger os demais integrantes da equipe como, também, cuidar dos objetivos e protegê-los dos adversários. O ideal é se manter na Top Lane e se movimentar para apoiar os companheiros.

3.    Speedster (Velocidade)

Os Speedsters são justamente a classe mais rápida dentro do universo de Pokémon Unite. Sendo assim, são aqueles personagens que possuem uma alta mobilidade no mapa e que, por isso, se mostram ideais para definir os objetivos e, até mesmo, atacar em algumas situações específicas.

Eles possuem um alto nível de mobilidade e, por isso, avançam com facilidade pelo mapa. Apesar de poderem ser utilizados para atacar monstrinhos, vale ressaltar que é importante que estejam acompanhados por personagens de defesa para que não sofram tanto dano.

A melhor maneira de se jogar com um Speedster em Pokemón Unite é começar ganhando nível atacando os monstrinhos do mapa. Como o seu personagem já é bastante rápido, isso provavelmente não irá demorar muito tempo para ser feito. Depois, basta ficar farmando experiência e aguardar pelas melhores oportunidades.

4.    All-Rounder (Polivalente/Porradeiro)

Se as classes de Pokémon Unite fossem traduzidas para o portugês do Brasil, o All-Rounder seria chamado de Pau para Toda Obra. Afinal de contas, esses personagens são capazes de atuar em praticamente todas as funções do game, ensaiando o papel das demais classes.

Isso porque as características de um All-Rounder são bastante balanceadas, o que faz com que eles sirvam tanto para ataque quanto para defesa, mobilidade e por aí vai. No entanto, eles não são os melhores em nenhuma classe específica, apesar de poderem ser utilizados estrategicamente para atuar em todas.

Em Pokémon Unite, um All-Rounder costuma tanto bater quanto se defender. Sendo assim, é preciso saber utilizá-lo muito bem para explorar a melhor característica desses personagens, os quais podem fazer praticamente de tudo dentro do mapa e da estratégia da equipe.

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de atuar em diversas frentes dentro de um MOBA, esse é o seu personagem. No entanto, é preciso ser habilidoso para poder usufruir o melhor de suas características na arena.

5.    Supporter (Suporte)

Apesar de muitos confundirem essa classe com os Defenders, os Supporters tem uma função um tanto quanto diferente dentro de Pokémon Unite. Isso porque eles não são personagens tão resistentes assim, mas podem ser utilizados para auxiliar movimentos de ataque e defesa dentro da estratégia da equipe.

Dessa forma, um Supporter pode tanto recuperar o HP dos demais integrantes da equipe como aplicar determinadas condições aos adversários. O ponto forte desses personagens é atuarem quase como um sidekick, facilitando o caminho dos seus companheiros de grupo na missão.

Por ser um personagem que auxilia os demais, o Supporter precisa estar sempre acompanhado de um membro da equipe. Isso para facilitar o processo dele, mantendo-o vivo pelo maior tempo possível. Fique de olho em quem precisa de ajuda dentro do mapa e saia para oferecer o socorro.

Os melhores pokémons para cada classe em Pokémon Unite

Você pode ver mais detalhes em nosso ranking dos melhores Pokémon de acordo com jogadores Master-Rank.

Por mais que Pokémon Unite conte com 21 personagens, isso não significa que todos possuem a mesma habilidade dentro de sua respectiva classe. Sendo assim, em cada classe existem pokémons mais adequados, que podem variar conforme o seu modo de jogo no fim das contas.

No entanto, seguindo o cerne de cada classe (atacar, defender, dar suporte, se movimentar e fazer de tudo um pouco), existem alguns pokémons indispensáveis. Confira quais são os melhores personagens para cada classe dentro do jogo:

1.    Pikachu e Alolan Ninetales - Attacker

Quando a classe é Attacker em Pokémon Unite, Pikachu e Alolan Ninetales são os melhores personagens que você pode escolher. Isso por serem alguns dos personagens que oferecem maior dano e podem ser utilizados como bons “atacantes” na estratégia da equipe.

Mesmo não sendo o maior player de dano, Alolan é bastante útil no ataque do jogo. Isso porque ele causa lentidão nos demais personagens e pode contribuir para deixar a lane bastante forte.

Já o Pikachu é de longe o pokémon mais forte em Pokémon Unite. Praticamente todas as suas habilidades causam enorme dano no adversário, o que o torna um personagem excepcional na classe Attacker. Seus ataques são bons não somente no corpo a corpo como, também, a distância.

2.    Crustle e Snorlax - Defender

Já quando o assunto é a classe Defender, Crustle e Snorlax se destacam como os personagens mais úteis. Ainda assim, mesmo que pertencentes a uma mesma categoria dentro do jogo, esses pokémons podem ser utilizados de maneiras relativamente distintas em uma estratégia de equipe.

O Snorlax, por exemplo, aguenta bastante dano nos primeiros minutos de jogo e pode dormir para então recuperar o seu HP. Em uma estratégia final, pode ser utilizado até mesmo para atrapalhar os demais adversários em um combate.

Já o Crustle é o típico personagem de defesa, justamente por aguentar grandes danos e poder fazer essa função com maestria dentro de uma estratégia de jogo. Ele pode salvar o seu grupo com a habilidade em que levanta uma parede e separa as duas equipes, ao mesmo tempo que pode causar bastante dano com alguns ataques.

3.    Eldegoss e Wigglytuff - Supporter

Uma das funções mais difíceis dentro do jogo é a de Supporter. Por isso, não são todos os personagens capazes de desempenhar essa função com maestria dentro de uma estratégia. Ainda assim, dois personagens em específico conseguem se destacar: Eldegoss e Wigglytuff.

O Wigglytuff possui habilidades que podem ser bastante úteis em combate em Pokémon Unite. No entanto, é preciso estar acompanhado de uma boa equipe. Algumas de suas ações são capazes de parar os inimigos e dar uma vantagem a mais para o seu grupo de companheiros.

Já o Eldegoss se destaca como o melhor Supporter até então em Pokémon Unite. Isso porque ele é um personagem bastante versátil que pode ser utilizado para diversas finalidades. O pokémon é capaz de curar os companheiros de grupo e, até mesmo, dar um certo dano nos inimigos.

4.    Lucario e Garchomp - All-Rounder

Na categoria Pau para Toda Obra, ou All Rounder, dois pokémons em específico acabam se destacando e se mostrando bastante úteis em jogo: Lucario e Garchomp. Ainda assim, possuem modos de combate e defesa bastante distintos, e devem ser usados de forma diversa na estratégia.

O Garchomp, por exemplo, demora bastante para evoluir no início do jogo. No entanto, se sobreviver no decorrer da partida pode chegar ao final com a capacidade de causar bastante dano nos inimigos, graças a sua última evolução que é bastante forte.

Já o Lucario é utilizado quase como um Attacker pelos jogadores, justamente por ser bastante poderoso em combate. Precisa ser bem utilizado dentro de uma partida, visto que com o tempo sua força vai diminuindo - então é foco total no começo e estratégia de defesa no fim.

5.    Zeraora e Absol - Speedster

Talvez o pódio mais equilibrado de melhores pokémons entre as classes esteja justamente na categoria Speedster. Isso porque Zeraora e Absol são dois personagens excelentes que podem ser utilizados em diferentes estratégias de combate, cabendo a você escolher a que melhor combina com o seu modo de jogo.

Absol é um personagem bastante rápido e que possui um dano extremamente alto, por isso é utilizado para vencer diversos lanes. Já o Zeraora segue no mesmo caminho, sendo rápido e mortal. É praticamente invencível no um contra um e pode ser utilizado para enfraquecer bastante a equipe adversária.

O que eu faço para ganhar personagens em Pokémon Unite?

Ainda que Pokémon Unite conte com um total de 21 personagens, nem todos estarão disponíveis de cara para você comprar. O jogo até disponibiliza alguns pokémons para que você possa jogar suas partidas, no entanto, caso você queira outro, talvez tenha que apelar para compra.

A compra de personagens em Pokémon Unite se dá em duas formas: Aeon Coins e Aeons Gems. A Aeons Coins é nada mais nada menos do que a própria moeda do jogo, a qual você vai adquirindo conforme vai ganhando batalhas ou cumprindo determinadas missões dentro do game.

Além disso, como praticamente todos os multiplayers existentes, também é possível adquirir novos personagens com microtransações, através das Aeos Gems, que são adquiridas com dinheiro real. Caso você não queira esperar conquistar Coins o suficiente, pode partir para esse método para comprar um novo personagem.

Confira logo abaixo a lista de personagens de Pokémon Unite e os seus respectivos preços dentro do jogo:

●       Gengar — 10,000 Aeos Coins / 575 Aeos Gem;

●       Absol — 10,000 Aeos Coins / 575 Aeos Gems;

●       Garchomp — 10,000 Aeos Coins / 575 Aeos Gems;

●       Greninja — 10,000 Aeos Coins / 575 Aeos Gems;

●       Lucario — 10,000 Aeos Coins / 575 Aeos Gems;

●       Venusaur — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Alolan Ninetales — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Wigglytuff — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Cramorant — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Crustle — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Machamp — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Cinderace — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Mr. Mime — 8,000 Aeos Coins / 460 Aeos Gems;

●       Snorlax — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems;

●       Charizard — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems;

●       Pikachu — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems;

●       Eldegoss — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems;

●       Slowbro — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems;

●       Talonflame — 6,000 Aeos Coins / 345 Aeos Gems.

Já os preços para aquisição das Aeos Gems dentro de Pokémon Unite costumam variar. Isso porque podem ser compradas tanto em pacotes regulares como, também, pacotes de bônus.

Sendo assim, os preços ficam dessa forma para os pacotes regulares:

●       60 Aeon Gems: R$ 4,90;

●       245 Aeon Gems: R$ 22,90;

●       490 Aeon Gems: R$ 44,90;

●       1.220 Aeon Gems: R$ 109,90.

E assim para os pacotes de bônus:

●       2.450 Aeon Gems: R$ 224,90 (mais 290 Aeon Gems de bônus);

●       3.050 Aeon Gems: R$ 279,90 (mais 450 Aeon Gems de bônus);

●       6.000 Aeon Gems: R$ 549,90 (mais 1.100 Aeon Gems de bônus).

Quais são os modos de jogo de Pokémon Unite?

Até o momento, Pokémon Unite conta com três modos de jogo no formato PvP (Player vs Player): Standard, Quick e Ranqueado. Cada um desses modos conta com uma característica diferente.

O Standard, por exemplo, são partidas casuais de combate em duas equipes com cinco jogadores cada. Já o Quick são batalhas mais rápidas, com arenas de quatro jogadores contra quatro onde o mapa pode mudar. Já o ranqueado só pode ser acessado por jogadores de nível 6, e funciona com partidas 5x5 para quem quer subir no ranking.

Você pode jogar Pokémon Unite de graça

Um dos grandes diferenciais de Pokémon Unite é o fato de que você pode jogar ele gratuitamente, assim como a grande maioria dos MOBA’s presentes atualmente no mercado - como o próprio League of Legends. No entanto, isso não significa que o jogo é completamente gratuito.

Como já mostramos anteriormente, alguns itens do jogo podem ser adquiridos através de microtransações, ou seja, com dinheiro de verdade. Essa é uma estratégia que é adotada por praticamente todos os games Free To Play, e com a The Pokémon Company não foi diferente no fim das contas.

Isso porque essas microtransações são o que fazem com que esses games se tornem de fato lucrativos para as empresas desenvolvedoras. Diversos outros jogos do mercado, como Fortnite e Call of Duty Warzone seguem funcionando dessa forma: gratuitos para jogar (ou pelo menos para começar).

Sendo assim, você pode até jogar horas e horas de Pokémon Unite sem precisar gastar um centavo sequer com o jogo. No entanto, saiba que jogadores que de fato compram itens e personagens pagos dentro do game acabam tendo uma vantagem maior na grande maioria das vezes.

Por que Pokémon Unite é um MOBA?

Desde a primeira vez que foi anunciado pela sua desenvolvedora, Pokémon Unite passou a ser chamado pelo público de uma maneira geral como o League of Legends de Pokémon. Isso porque o game carrega um estilo de jogo que foi amplamente popularizado pelo LOL, o famoso MOBA.

Mas, afinal de contas, o que faz de Pokémon Unite um MOBA? Essa é uma sigla que, em portugês, significa Arena de Batalha Multijogador Online. Ou seja, é caracterizada por um mapa onde duas equipes, com cinco jogadores cada, se enfrentam com o objetivo de derrotar o adversário e sair vencedor.

Os MOBA’s costumam contar com um mapa simétrico, em que cada equipe terá o seu espaço e precisará protegê-lo, de certa forma. Além disso, esse formato de jogo também é caracterizado por contar com diversos personagens que possuem habilidades distintas entre si.

Isso acontece para que possa haver uma estratégia de combate mesmo entre as duas equipes, e não que elas saiam se batendo por qualquer coisa - dando mais dinâmica ao game. Sendo assim, Pokémon Unite bebe de todas essas fontes e se consagra como o primeiro jogo do gênero da franquia.

Quando Pokémon Unite sairá para mobile e como baixá-lo no Switch?

Já sabemos que Pokémon Unite não ficará restrito somente ao Nintendo Switch. Essa foi, inclusive, uma das grandes propostas da The Pokémon Company ao anunciar o game, trazendo-o também para os dispositivos móveis - que estão se tornando grandes ferramentas para apaixonados por jogos.

Mas, afinal de contas, quando é que vai sair o Pokémon Unite para mobile? Inicialmente, a versão para dispositivos móveis do jogo estava prevista para ser lançada também em julho, assim como foi para o Switch. No entanto, de acordo com a própria The Pokémon Company, o game sairá para Android e IOS até setembro de 2021.

Enquanto isso, você que quer começar a jogar o game pelo Switch mesmo, saiba que é extremamente fácil de fazer o download. Para isso, basta acessar a loja da Nintendo eShop no seu dispositivo e baixar o jogo gratuitamente.

Recepção da crítica

Apesar de ser um game que vem conquistando cada vez mais espaço e ganhando bastante adeptos, Pokémon Unite não foi o sucesso de crítica que alguns poderiam esperar. Isso se dá, talvez, pela própria proposta do jogo em ser um multiplayer não muito complexo pautado sobretudo pela diversão e estratégia.

No Metacritic, um dos principais sites de avaliação de games, o jogo ganhou a nota 69 de 100, baseada na avaliação de 26 críticas ao site. Já a avaliação dos usuários comuns ficou ainda abaixo: 4.0 de 10.

Pokémon Unite segue disponível para Nintendo Switch e dispositivos Mobile com sistema Android e iOS.

As notícias mais quentes