FIFA 20: Clubes brasileiros notificam CONMEBOL

17/11/20

A Confederação Sul-Americana de Futebol foi notificada por diversos clubes do futebol brasileiro devido aparição de imagens das agremiações no game FIFA 20. A ação foi movida pelos clubes Athlético PR, Atlético MG, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que cobraram esclarecimentos da CONMEBOL, pois os clubes possuem licensa de exclusividade com a Konami em eFootball PES 2020.A EA-Sports conseguiu com a entidade sul-americana licenças das competições organizadas pela confederação, como a RECOPA, Sul-Americana e Libertadores da América. Aparentemente, os escudos, imagens, nomes e uniformes estarão na nova DLC do game.Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, as agremiações foram obrigadas a assinar um contrato chamado "carta de conformidade de compromisso" onde os clubes são obrigados a conceder sua imagem em jogos eletrônicos, a obrigação se dá porque somente desta forma as agremiações estariam livres para disputar as competições organizadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol.Segundo o manual de direitos comerciais e de marketing da CONMEBOL (artigo 2.8):

"Os referidos videogames poderão ser comercializados pela CONMEBOL a terceiros para sua exploração comercial e os clubes devem garantir à CONMEBOL que tais direitos estão livres de encargos ou limitações."

No documento enviado para a entidade, Athletico, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Corinthians afirmam que este trecho não estava no tratado assinado. Enquanto isso, a Konami e EA quando procuradas pela reportagem do jornal, não se manifestaram sobre o caso em específico.De qualquer forma, o maior torneio da América Latina estará presente no FIFA 20 assim como a RECOPA e a Copa Sul-Americana. A informação foi divulgada pela EA, anunciando a DLC para o dia 03 de março, até o momento, com os clubes brasileiros garantidos.

As notícias mais quentes