Escreveu não leu, o pau comeu: EA responde acusaçõs de Ibrahimovic

25/11/20

Recentemente publicamos um artigo contendo Tweets do craque do AC Milan Zlatan Ibahimovic acusando a EA Sports de se apropriar de sua imagem e nome por anos sem lhe pagar, além disso, o atleta cobrou uma investigação, pois acreditou estar sendo prejudicado.

Na ocasião havíamos explicado mais ou menos como funciona a liberação dos direitos de imagens dos jogadores que possuem contrato ativo com clubes que possuem acordo com canais de televisão e empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos e que ao assinar o contrato com o clube, automaticamente o atleta está cedendo seus direitos de imagem para que a instituição esportiva use da forma que desejar.

A EA rebateu as acusações do atleta reiterando a forma como os contratos de direito de imagem são formados e deixando a entender que Ibrahimovich simplesmente assinou o contrato sem ler antes seus termos.

"Estamos conscientes das discussões em torno do licenciamento de jogadores no EA SPORTS FIFA. A situação atual que está sendo difundida nos meios de comunicação social trata-se de uma tentativa de atrair o FIFA 21 para uma disputa entre várias partes terceiras relacionadas com a EA SPORTS."
"De forma clara, temos direito s contratuais semelhantes com todos os atletas atualmente no nosso jogo. Como já foi referido, adquirimos estas licenças diretamente de ligas, equipes e jogadores individuais."
"Além disso, trabalhamos com a FIFPro para garantir que podemos incluir o maior número possível de jogadores para criar o jogo mais autêntico possível. Nestes casos, os nossos direitos a jogadores são concedidos através do nosso acordo de clube com o AC Milan e da nossa parceria exclusiva de longa data [e por exemplo] com a Premier League, que inclui todos os jogadores do Tottenham Hotspur".

O comunicado oficial dos desenvolvedores alfinetam Ibra ao dizer que ele está tentando atrair a equipe de FIFA 21 para uma disputa entre a empresa e os atetas que provavelmente querem receber mais pela exposição de suas imagens em jogos eletrônicos, tendo em vista que muitos acreditam que o contrato firmado com os clubes sobre direito de imagem deveriam ser restritos apenas à transmissões de jogos oficiais e não para o desenvolvimento de jogos.

Porém, muitos contratos formalizados com clubes de futebol e outros esportes que possuem tradição em jogos eletrônicos já constam cláusulas que permite o uso da imagem dos atletas conforme a vontade da instituição que pode cedê-las para canais de televisão, redes de streaming e desenvolvedores de jogos eletrônicos.

Voltamos a lembrar que Ibrahimovic está presente na franquia FIFA desde o título FIFA 04 lançado oficialmente em 2003, na época o jogador atuava pelo Ajax e ainda era uma promessa no futebol, 14 anos depois foi eleito jogador do mês em dezembro pelo FIFA 17 e chegou a conceder uma entrevista à EA comentando o fato.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes