EA Compra Codemasters: Quais os Impactos em F1 e Jogos do gênero?

25/2/21

Um fato que causou bastante curiosidade nos entusiastas de games foi que a EA comprou a Codemasters. Uma mistura de preocupação e expectativa tomou os corações dos amantes de jogos de carros, como F1.

No dia 18 de fevereiro de 2021, a Eletronics Arts, também conhecida como EA, anunciou que terminou de adquirir a Codemasters. Empresa essa que é desenvolvedora de grandes jogos como Fórmula 1. Esse grande negócio fez com que a EA tivesse que desembolsar R$ 6,5 bilhões.

A Codemasters utilizava a marca Motorsport Games para as suas atividades de eSport, como a franquia DiRT RallY. Além disso, a empresa é a responsável por produzir e desenvolver o jogo oficial da F1 desde 2009. Sendo esse um dos principais jogos da empresa.

No começo das especulações de venda da Codemasters, quem havia demonstrado maior interesse havia sido a Take Two, que é dona da franquia 2k Sports. Contudo, com o passar dos meses quem avançou no negócio foi a EA, que já é dona de grandes games esportivos, como: FIFA, Madden NFL e Need for Speed.

Logo, adquirir a Codemasters foi uma escolha interessante. Uma vez que trouxe para a marca EA mais um jogo baseado em um esporte real que é a F1. A empresa é conhecida mundialmente por lançar novos games anualmente de suas franquias de esportes. Então, com a F1 haverá mais uma oportunidade de lucrar com um game anual, além dos outros sucessos da desenvolvedora.

Qual era a dimensão da Codemasters? Quais jogos possuíam?

A Codemasters é uma empresa muito relevante em relação a jogos de corridas. Possuindo vários games de qualidade nessa área, é esperado agora com a compra feita pela EA que os lançamentos dos jogos se tornem mais frequentes. Assim, como uma melhoria gráfica, pois é esperado que a EA ajude financeiramente o desenvolvimento dos games.

Em suma, a Codemasters possuía jogos como F1, DiRT, DiRT Rally, GRID e Project Cars. Com a desenvolvedora já possuindo diversos jogos de corrida, e agregando o conhecimento da EA sobre o ramo, são esperadas grandes inovações nesse estilo de jogo.

O negócio animou muitas pessoas dentro da Electronic Arts, gerando manifestações positivas. Então, agora a ideia é reunir os talentosos desenvolvedores de ambas as empresas em um só objetivo. EA e Codemasters devem continuar coexistindo, mas com uma relação bem próxima.

F1 vai ficar mais caro?

Quem conhece a EA sabe muito bem que seus jogos não costumam ser baratos. Mesmo sendo lançados anualmente, os jogos esportivos não costumam ter preços muito em conta. Fazendo com que a empresa já tenha até virado meme por isso. Uma vez que lançam games todos os anos sem muitas mudanças, mas cobram o preço cheio.

Quando a EA comprou a Codemasters, os fãs de F1 já deveriam estar preparados para pagar um pouco mais pelos jogos. Essa compra ao mesmo tempo foi positiva, uma vez que a EA é uma gigante que vai poder dar upgrades no jogo. Mas, também vai causar aumento no preço do mesmo.

Logo, para os amantes de F1 é quase certeza que terão que guardar um pouco mais de dinheiro para fazer a compra dos jogos. Mas, ao mesmo tempo, também é certeza de que o jogo deve ser lançado anualmente, com pelo menos 1 ou 2 novidades, além das tradicionais atualizações das equipes.

O que esperar para o futuro dos jogos de corrida?

A notícia de que a EA comprou a Codemasters pode trazer muitas novidades. Porque, você vai pegar desenvolvedores extraordinários de duas grandes empresas e colocá-los para trabalhar juntos. Isso vai permitir que venham a aparecer muitas novidades nos jogos que já eram bons.

Então, os fãs de jogos de corrida, apesar de terem que desembolsar um pouco mais pelos games, também poderão contar com novidades nos próximos anos. Pois, é quase certeza que quando duas grandes empresas que possuem jogos do mesmo ramo se unem, acaba vindo a ocorrer novidades interessantes.

Além de pagar mais caro, não estão descartados custos extras para jogar na modalidade online. Em suma, apesar dos gastos a mais a junção de EA e Codemasters deve trazer também benefícios aos aficionados por jogos de corridas.

Revisão por: PhMordred

As notícias mais quentes