Duracell expõe motivo dos controles de Xbox usarem Pilhas

17/1/21

Durante a geração marcada pelo Nintendo Wii U, Xbox 360 e PlayStation 3, os consoles passaram a utilizar controles sem fio alimentados por baterias de lítio, com exceção do console da Microsoft que manteve-se com as velhas pilhas como opção prioritária, oferecendo a possibiliade dos jogadores adquirir baterias recarregáveis se assim desejassem.

Até então, duas gerações pós a revolução dos controles sem fio nos consoles de mesa, tanto Xbox One quanto seu atual sucessor Xbox Series X/S continuam a usar pilhas. A justificativa para a decisão seria a expansão da vida útil do controle e a preferência dos fãs pelas velhas pilhas, porém, uma declaração da Duracell, uma das maiores fabricantes de pilhas do mercado, pode ter colocado os comunicados oficiais da Microsoft em contradição.

Antes de continuar, dê uma olhada em nossa camiseta oficial com design exclusivo.

Luke Anderson, gerente de marketing da marca Duracell disse em entrevista à Stealth Optional que ambas as empresas possuem um acordo contratual vigente que impediu a Microsoft de manter as baterias recarregáveis como principal fonte de alimentação dos controles. Por outro lado, o site PCGamer alega que a declaração do representante da marca foi mal interpretada, dando a entender que este acordo impedeo avanço tecnológico que implica na produção de controles com baterias internas recarregáveis.

"Sempre existiu esta parceria entre a Duracell e Xbox... é um acordo constante que a Duracell e a Microsoft têm", disse Luke Anderson. "O acordo é para a OEM fornecer o produto das baterias para os consoles Xbox e também para a pilha dos controles"

Procurados pelo portal MCVUK, a Microsoft deu a seguinte declaração sobre o uso de pilhas e o possível acordo com a Duracell:

"nós [Microsoft] oferecemos intencionalmente aos consumidores a escolha em suas soluções de bateria para nossos controles sem fio do Xbox padrão. Isso inclui o uso de baterias AA de qualquer marca, a bateria recarregável do Xbox, soluções de carregamento de nossos parceiros ou um cabo USB-C, que pode alimentar o controle quando conectado ao console ou PC”.

Porém, fontes anônimas ligadas ao portal Voxel afirmam que realmente existe um acordo vigente há muitos anos que impedem o uso de baterias internas nos controles de Xbox há três gerações, porém esta fonte não soube informar quando foi firmado este acordo ou quando será seu fim.

O que resta aos jogadores é aguardar o fim deste possível contrato e ver se a Microsoft optará pela opção mais usada atualmente, ou se manterá aberta a opção dos usuários escolherem entre pilhas, pilhas recarregáveis ou baterias removíveis.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes