DualSense: Corrigir Problemas no Analógico deverá ser um Grande Desafio

21/2/21

Recentemente noticiamos que a Sony está sofrendo um processo coletivo devido a problemas de Drift no analógico do Dualsense, controlador principal do PlayStation 5 e único compatível com os games de nova geração.

Esta não foi a primeira grande empresa processada por problemas no analógico, pois a Nintendo e Microsoft sofreram ações judiciais semelhantes devido problemas nos controles do Switch e Xbox One, porém, corrigir este problema no avançado controle do PlayStation 5 pode ser um grande desafio para a Sony.

O site iFixit publicou um vídeo onde examina as razões pelas quais o problema está se tornando mais prevalente e descobriu que o DualSense está usando módulos de joystick "prontos para uso", estes módulos foram usados anteriormente nos Joy-Con e Elite Controller do Nintendo Switch e Xbox respectivamente, ou seja, o problema era previsível.

Porém, diferentemente dos controles concorrentes, o DualSense possui uma tecnologia mais avançada que liga os analógicos ao feedback háptico do controle, fazendo uma ligação complexa entre os analógicos e a placa principal do controle, ou seja, se nos outros controles bastava comprar um kit básico de reparos e arrumar em casa mesmo, os usuários de PS5 que cometerem pequenos erros poderão corromper a integridade do controle.

"No DualSense, os fios hápticos do motor são soldados à placa e devem ser removidos antes de qualquer outra coisa. Feito isso, 14 pontos de solda diferentes devem ser derretidos para sair do módulo do joystick."

O módulo revela potenciômetros que podem se desgastar com o tempo, o que pode levar a inconsistências, plásticos que podem triturar e causar acúmulo de poeira, e uma mola interna pode esticar e não voltar completamente ao centro, dado esses problemas, indicamos que troque o controle se ainda estiver na garantia, ou caso contrário, leve em uma assistência técnica de sua confiança para reparos.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes