O Guia Valheim DEFINITIVO : Dicas e Truques

21/4/21

Valheim se tornou um jogo em acesso antecipado no dia 2 de fevereiro de 2021, seu acesso é através da Steam. O game desde essa liberação se tornou uma febre, contando com milhares de jogadores. Por isso, criamos este Guia Valheim, com todos os detalhes que envolvem o jogo.

Esse é um jogo que combina diversos gêneros em um só game. Contando com características de survival, crafting e RPG, permitindo assim criar uma experiência de alta qualidade num mundo que suporta até 10 jogadores ao mesmo tempo.

No entanto, pode ser um pouco difícil para aquelas pessoas que são inexperientes com esse gênero. Por isso, nós preparamos esse Guia Valheim onde reunimos diversas informações importantes e relevantes sobre o jogo.

Foto: Coffee Stain Studios

Jamais explore durante a noite

Essa é uma regra um tanto quanto básica nos jogos do estilo survival. Pois, durante a noite sempre acabam existindo muito mais monstros do que durante o dia. E no Valheim isso também acontece.

Inclusive a força dos monstros também pode ser maior a noite. Não é algo incomum se encontrar criaturas bem mais fortes durante a noite do que de dia. Então para garantir sua sobrevivência é melhor ficar em uma casa no jogo e dormir até raiar o dia.

Equipamentos de pedra são úteis desde o começo

Quando começar o seu save no Valheim, é interessante desde o começo já fazer um martelo e um machado de pedra. Pois, essas ferramentas vão facilitar bastante a sua exploração e extração de materiais.

Afinal, são as duas principais ferramentas para realizar a coleta de recursos, além de serem necessários para construir e explorar o mapa. Fazer esses equipamentos é importante para não ter que ficar socando as árvores, que levam muito mais tempo para quebrar.

Fazendo essas duas ferramentas, logo de cara, o seu progresso no jogo vai ser muito mais rápido e agradável.

O buff de descanso é de grande ajuda

Foto: Coffee Stain Studios

É muito importante utilizar o buff de descanso. Pois, esse status aumenta a regeneração da sua vida em 200% e da estamina em 300%. Ou seja, fica muito mais rápido regenerar esses atributos com esse buff.

Mas, não são só esses dois status que são bufados, o ganho de experiência também é ampliado em 40%. Por isso, é fundamental que não deixe seu personagem cansado, pois irá perder esses buffs excelentes.

Um ponto interessante é que não é necessário estar em uma casa para ativá-lo. É preciso somente se sentar ao lado de uma fogueira em qualquer local.

Casas abandonadas são boas fontes de madeira

Uma dica bastante simples, mas de grande utilidade é acumular uma grande quantidade de madeira no começo do jogo. Pois, esse material vai ser importante para construir uma boa quantidade de ferramentas e itens para a casa.

Para isso, é melhor coletar a madeira das casas abandonadas do que ir derrubando árvores. Porque, é possível acumular uma grande quantidade de madeira de uma só vez. Assim, vai economizar bastante tempo, o que é sempre precioso, já que a noite é arriscado sair.

Um arco e flecha vai ser bastante importante para poder caçar

O jeito mais eficiente de caçar é com um arco e flecha, utilizar um machado ou uma lança acaba levando muito mais tempo. Os arcos são a maneira mais rápida e eficiente de caçar animais nesse game e faz sentido, uma vez que não é necessário se aproximar muito dos animais.

Com a caça facilitada vai ser muito mais fácil ter um bom estoque de comida, o que vai lhe permitir evoluir mais rapidamente. É válido ressaltar que o primeiro chefe do jogo pode ser invocado com duas cabeças de cervo.

Ele pode ser obtido mesmo caçando com arco e flecha. Na verdade, será até mais rápido caçando dessa maneira, então construa logo um arco e flecha.

As cores são importantes na construção

Uma dica importante do nosso Guia Valheim é ter atenção nas cores durante a hora de construção. Por exemplo, a cor vermelha significa que a construção não possui sustentação. Já a cor amarela significa que a construção é instável.

Enquanto a verde é a ideal, pois significa que está bem sustentada. Essa dica é fundamental para que sua casa não caia em cima do seu personagem do nada. Então, preste atenção nas cores para que a sua casa possua uma boa fundação.

Faça uma chaminé/lareira e melhore os gráficos do jogo

Foto: Coffee Stain Studios

No Valheim é sempre importante construir uma chaminé para poder jogar a fumaça para fora da sua casa. É bastante conveniente fazer uma fogueira dentro da sua casa para poder cozinhar, no entanto, isso possui um problema.

Esse problema é que a fogueira gera uma fumaça que fica dentro da sua casa e te sufoca. Por isso, é importante construir uma saída para essa fumaça, mesmo que seja algo bem simples.

Além disso, a fumaça do Valheim possui um gráfico bem pesadinho para diversas placas de vídeo. Assim, é interessante construir um escape para a fumaça, melhorando os gráficos do game.

Com uma madeira é possível criar uma pilha de baús

Outro ponto interessante a se abordar neste Guia Valheim é uma prática que muitos jogadores possuem, que é criar uma pilha de baús. Muitas pessoas tentam colocar um baú em cima do outro nesse jogo e não conseguem.

É muito prático ter uma pilha de baús dentro da sua casa, mas se não souber desse esquema não vai conseguir fazer isso. Para ser possível empilhar um baú em cima do outro é necessário colocar uma madeira em cima do baú de baixo.

Em seguida, coloque o baú e depois remova a madeira que estava servindo como sustentação. Só assim poderá empilhar vários baús e ter um grande armazém.

Uma boa alimentação é importante até no jogo

A combinação mais efetiva de comidas é: carne, rabo de pescoço e uma fruta. Pois, essa receita vai fazer com que o seu limite de vida e stamina sejam elevadas.

Fazendo com que não se morra, ou se canse tão facilmente, o que vai ser fundamental durante os combates. Pois, enfrentar um boss com pouca vida é letal.

Por isso, se quiser fazer um estoque desses itens pode ser uma alternativa interessante, para caso venha a encontrar um forte inimigo de surpresa. Assim, vai poder consumir e enfrentá-lo sem muitos problemas.

O vento tem direção no Valheim

Saber que o vento possui direção no jogo é fundamental para quando for caçar. Afinal, ele vai influenciar bastante na hora de ser detectado pelos animais ou não. Esse é um dos toques de realidade colocados em Valheim.

Esse detalhe do vento influenciar na caça passa despercebido por muitos jogadores. No mini mapa é possível observar a direção do vento. Então, é necessário ficar sempre contra ele para que os animais não percebam.

Com isso, vai ficar muito mais fácil pegá-los de surpresa, com essa técnica mais a utilização do arco e flecha, a caça ficará muito simples. Um modo de diminuir ainda mais a chance de ser detectado é ir abaixado.

Como criar portais, para facilitar a sua vida

Foto: Coffee Stain Studios

Uma maneira de tornar a sua vida mais fácil no game é criar portais para a exploração ficar muito menos complicada. Esses portais vão funcionar como os fast travel que outros jogos possuem.

Eles são importantes para explorar as áreas mais distantes do mapa. Pois, se tiver que ficar se locomovendo pelo mapa a todo tempo a pé, o jogo vai se tornar quase infinito. Fora que iria lhe obrigar a explorar durante a noite, algo bem perigoso, como já explicamos.

Logo, é melhor construir os portais e encurtar os caminhos. Para fazer os portais é necessário juntar 10 olhos de anão cinzento, 20 madeiras de lei e dois minérios de Surtling. Para que um portal seja ligado a outro é preciso pôr a mesma tag na entrada e na saída.

O botão do meio do mouse serve para indicar no mapa coisas aos seus amigos

Quando estiver jogando com os amigos, a comunicação vai ser importante. Será possível marcar uma localização ao apertar o botão scroll do seu mouse. Assim, fica mais fácil saber para onde quer se deslocar ou apontar algo.

Com isso será bem mais rápido, pois poderá apertar o scroll do mouse num ponto do mapa e indicar para onde ir. Para isso, abra o mapa apertando a tecla "M", e depois leve o cursor do mouse até o local que quer indicar e clique no botão.

É possível derrubar várias árvores ao mesmo tempo

Uma dica interessante do nosso Guia Valheim é derrubar uma árvore que vai derrubar várias outras no caminho. Naquele efeito dominó. Isso acontece porque quando uma árvore cai ela dá dano, e esse dano pode ser aplicado nas árvores ao redor.

Mas, é importante também tomar cuidado para não ser esmagado pela árvore, dependendo do ângulo que cortar, a mesma poderá cair em cima de você. Mas, se usar essa tática em uma floresta densa, acaba derrubando uma árvore e ganhando várias outras de brinde.

Assim, vai acabar economizando o seu machado e vai obter muita madeira bem mais rapidamente.

O shift é bem útil para as pessoas se organizarem

Isso é bem interessante de saber, é possível utilizar a tecla shift para escolher a quantidade de itens que deseja separar. Assim, é possível mover uma quantidade específica para dentro do baú.

Apesar de ser bem útil, isso é algo que não é explicado no tutorial. Mas, o procedimento é bem fácil de ser feito. Basta apertar shift e escolher a quantidade de unidades que deseja mover.

Jogue safe, levando somente o necessário

É interessante levar somente o que é necessário e guardar o resto dos recursos nos baús da sua casa. Afinal, assim como muitos RPGs, neste game, também existe um limite de peso que o seu personagem pode levar.

Seguindo a lógica natural, minérios, madeiras e itens grandes possuem um peso mais elevado para serem carregados. É exatamente por isso que é interessante guardar aqueles itens que não forem necessários nos baús da sua casa. Levando somente o necessário.

Use o R para equipar e desequipar um item

A tecla R vai ser importante para tirar e colocar suas armas equipadas de maneira rápida. Vai ser bem mais simples do que ficar apertando a tecla que serve como atalho para equipar cada arma que o seu personagem possui.

Vale mais a pena deixar as armas que utilizamos sempre equipadas, daí é só apertar R para segurá-las ou retorná-las ao inventário. Vai ser importante esse comando para momentos em que está coletando algo ou explorando o mapa e do nada se deparar com uma horda de inimigos.

Assim o R vai ser seu botão de emergência para essas situações. E no desespero é só apertar ele e partir para exterminar os seus inimigos.

Floresta Negra é o melhor lugar para acumular madeira de lei e minérios

Foto: Coffee Stain Studios

Um dos melhores locais para se acumular madeira de lei e minérios é a Floresta Negra. Esses materiais são fundamentais, pois com eles é possível construir itens, armaduras e armas mais poderosas.

Por esse motivo é fundamental que esses materiais sejam acumulados. E o melhor local para isso é a Floresta Negra. No entanto, esse é um local bastante perigoso, principalmente quando se está no começo do jogo.

Afinal, existem trolls gigantes que estarão pela região só esperando que você dê mole para eles te eliminarem. E quando se está no começo do jogo, enfrentar esses monstros é muito complicado.

Construa Quebragamos

Essa é uma dica para ser feita quando se mata o primeiro chefe. Que é construir um Quebragamos, ele é basicamente um martelo gigante que dá dano em áreas e até mesmo empurra os seus inimigos para trás.

Esse equipamento é bastante útil para combater grandes hordas. Como quando se mata um grande número de inimigos se ganha muita experiência, o item vai lhe ajudar a ter uma evolução muito mais rápida.

Pois, vai conseguir combater hordas em diversos lugares, mas em especial na Floresta Negra, um local que o player deve explorar muito para pegar materiais. Mas, com esse martelo vai despachar os inimigos rapidamente.

Pode ser interessante fazer marcações no mapa

Para não se perder na hora que está explorando o mapa é interessante marcar alguns pontos de interesse. É só abrir o mapa apertando o M, e depois dar dois cliques na região desejada para que seja criado um marcador.

Isso vai ser importante quando encontrar itens relevantes, como minério, madeira de lei, uma casa que possua bons materiais. Ou até mesmo uma Dungeon que deseja explorar mais tarde. Existe uma grande chance de que caso não marque esses lugares acabe perdendo-os para sempre.

Uma carroça é bem útil

Uma maneira de carregar uma grande quantidade de itens rapidamente é construindo uma carroça. Como existe uma limitação no peso que o personagem consegue carregar, essa é uma maneira de burlar a limitação.

Levar uma carroça vai ser a melhor forma de se carregar mais peso quando for minerar ou pegar uma boa quantidade de madeira. Se não fizer dessa forma vai acabar tendo que fazer várias viagens para transportar os materiais.

Fora que ficar indo guardar os materiais a toda hora é algo bem irritante. Mas, a carroça vai acabar com esse seu problema.

Utilize bem o seu tempo

Algo bem simples e bem intuitivo, digamos, é preparar materiais enquanto se está dormindo. Antes de ir dormir é indicado por madeira para queimar e minérios para serem preparados na fornalha.

Assim, quando seu personagem acordar, os itens vão estar preparados. Tendo em mãos agora carvão e placas de minério, por exemplo. Outros itens também poderão ser preparados dessa forma.

Essa vai ser a melhor forma para economizar tempo. Pois, como esses itens se preparam automaticamente, não é necessário que você fique cuidando deles enquanto são processados.

Seja prevenido e tenha um Spawn por perto

Para não se estressar caso morra do nada como, por exemplo, quando está derrubando uma árvore e ela cai na sua cabeça, é importante ter um Spawn próximo.

Quando explorar o mapa do jogo vai encontrar muitas casas abandonadas. Elas podem ser utilizadas como um abrigo ou um Spawn temporário. Para isso basta construir uma cama que tenha um teto e uma fogueira ao lado.

Assim, terá uma garantia que não precisará voltar longas distâncias. Afinal, só assim você vai poder recuperar seus itens, no caso de ter morrido do nada.

De graça até "injeção na testa"

Quando se utiliza a bancada para reparar os seus itens não se gasta nada. Por isso, sempre que estiver próximo a uma deve reparar todos os itens que estiver portando. Desse modo, evita que quebrem de maneira imprevista.

Pois, serão feitas grandes viagens pelo mapa, e nem sempre se tem acesso a uma bancada. Para recuperar o item basta abrir a bancada e utilizar o botão de reparo.

Domesticar criaturas pode ser uma boa alternativa

Uma das criaturas mais fáceis de encontrar e matar são os javalis. No entanto, é interessante ter sua própria criação de porcos para cuidar e depois abater para ter recursos.

Para isso deve começar construindo uma cerca básica, ela deve ser grande o suficiente para poder conter muitos javalis. Em seguida, construa um portão ou deixe uma abertura.

Na sequência, deve procurar por dois javalis e domesticá-los. Quando eles já estiverem mais domesticados deve levá-los até a sua cerca e prendê-los lá dentro. Domesticar esses animais vai garantir um bom suprimento de itens.

A parte mais complicada vai ser fazê-los procriar. Para isso é indicado que coloque frutas vermelhas ou cogumelos dentro da cerca, aos poucos eles vão se entender.

E depois de um tempo vai haver uma grande quantidade de porcos, lhe fornecendo suprimentos, como couro e carne. Essa dica do Guia Valheim é bem interessante para ter um acampamento autossustentável.

Bom, esse foi o nosso Guia Valheim, esperamos ter lhe ajudado a melhorar a sua Gameplay. E boa sorte na sua aventura!

Valheim segue disponível para PC via Steam e custa R$ 37,99.

As notícias mais quentes