Headset: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Comprar

20/8/21

Não é segredo para ninguém que o mercado de games vem se popularizando ano após ano no Brasil e no mundo. Acontece que o crescimento desse segmento colocou em destaque também outros mercados que estão diretamente relacionados, como o de periféricos. E é por isso que você precisa ficar por dentro do mundo dos Headsets.

Se no século passado os jogos de uma maneira geral eram vistos como algo voltado para o público infantil, já na década de 90 passamos por uma mudança considerável. Isso justamente por conta da popularização dos computadores pessoais, que eram não apenas instrumentos de aprendizado como, também, de games.

Com isso, foi-se criando todo um mercado voltado para o desenvolvimento de itens que auxiliassem na experiência do jogador. Já havíamos visto isso nos consoles, com os controles em forma de arminha ou até mesmo os óculos de realidade virtual da Nintendo, o qual foi um fracasso.

Mas um dos periféricos mais básicos que se tornou indispensável para quem joga, seja no computador ou no console, de forma profissional ou não, é o headset. Neste artigo, você irá aprender tudo e mais um pouco sobre os melhores headsets do mercado e, também, a funcionalidade deste periférico.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que é um headset?

Por mais que o brasileiro já esteja acostumado a não tradução de muitos termos, talvez Headset seja de fato a melhor expressão para se usar. Também conhecido como fone de cabeça ou fone operador, o headset é basicamente a junção de um fone de ouvido a um microfone acoplado.

No entanto, ele é bastante diferente dos tradicionais fones de ouvido que costumam vir junto com os smartphones, por exemplo. O Headset é aquele típico fone de cabeça, com duas conchas estofadas que cobrem a sua orelha para permitir um som mais preciso, juntamente com um microfone que pode ou não ser aparente.

Quem pensa que esse é um periférico exclusivo dos gamers, na verdade está muito enganado. Isso porque os headsets são muito utilizados por profissionais da área de telemarketing ou até mesmo atendimento, em que é preciso ouvir e escutar através de uma chamada de áudio.

No entanto ele não apenas se popularizou como também ganhou uma nova cara graças ao mundo dos jogos. Com o mercado profissional de games cada vez maior, com competições que possuem premiações milionárias, esse periférico se tornou um item essencial para uma boa jogatina.

Para que serve o headset?

Seria mais do que óbvio falar que o headset serve para você ouvir um conteúdo e se comunicar com as demais pessoas. No entanto, é basicamente essa a funcionalidade dele, o que muda é justamente a qualidade, que varia de produto para produto, mas é validada por esse modelo de fone de ouvido.

Isso porque o grande diferencial do headset é justamente o fato dele ser muito mais confortável para quem pretende usar com muita frequência ou por um longo tempo. Por possuir duas conchas estofadas, as orelhas costumam ficar melhor acopladas e o fone não acaba saindo por qualquer coisa.

Além disso, o headset serve justamente para garantir uma melhor qualidade em termos de som e áudio por parte do usuário. Isso porque os fones de ouvidos tradicionais já contam com essa opção, no entanto, a qualidade do som e principalmente do microfone são muito inferiores, visto que esse não é o foco daquele tipo de periférico.

Já o headset serve para que você possa se comunicar com maior clareza, seja atendendo uma pessoa em telemarketing ou até mesmo jogando. Em suma, é um periférico que preza pela união de três diferentes características: praticidade, conforto e qualidade de som - coisas essenciais em todo fone de ouvido.

Como que um headset pode me ajudar nos jogos?

O fato é que, por mais que seja utilizado em outras profissões, como o próprio telemarketing, o headset é muito associado hoje em dia ao mercado de jogos. E não tinha como ser diferente, visto que esse é um segmento que está cada vez mais profissionalizado e, por isso, exige dos players periféricos de ótima qualidade.

No entanto, a pergunta que é feita por muitas pessoas é: como que um headset pode me ajudar nos jogos? O fato é que nenhum fone de ouvido vai fazer milagre em termos de bom jogador, sobretudo aqueles que são competitivos e online, mas esses periféricos podem facilitar a jogatina e torná-la uma melhor experiência.

Dito isso, confira 5 pontos que mostram como um headset pode lhe ajudar nos jogos?

1.    Imersão

O primeiro ponto extremamente positivo em relação ao headset é justamente a imersão que esses periféricos podem lhe proporcionar ao jogar um game. E quando eu digo imersão, quero dizer o fato da sua atenção ficar quase completamente voltada ao jogo que você está jogando.

Isso porque, primeiramente, os headsets utilizam aquelas conchas estofadas no ouvido para que possam abafar o ruído exterior. Isso contribui e muito para que você não tenha interferência de sons externos e, de fato, focalize esse seu sentido inteiramente ao que está sendo apresentado pelo game.

Além disso, a imersão em um jogo, muitas vezes, faz com que ele ganhe todo um significado. Alguns tipos de jogos, como os de terror, por exemplo, crescem muito em termos de qualidade quando você utiliza periféricos que ajudam a dar uma maior imersão, como é o caso do headset.

Mas não são só jogos de terror que acabam ficando melhores em termos de jogatina com o auxílio de um bom headset. Games de tiro, que costumam possuir um design de som extremamente complexo, também são beneficiados por fones de ouvido de qualidade, que seguem esse estilo.

2.    Qualidade de som

É praticamente impossível não associar a qualidade de som ao headset. Não são todos, mas muitos desses periféricos são conhecidos justamente por um ótimo equilíbrio entre graves e agudos, os quais permitem que o jogador tenha uma maior noção de ações dentro do jogo.

A importância do headset em games competitivos de tiro, por exemplo, é quase indescritível. Isso porque muitos players ficam atentos aos sons dos passos dos personagens dentro do próprio game, para saber se o “inimigo” está mais próximo, distante e por aí vai.

Essa sensação de localização dentro do game, oriunda da qualidade de som, só pode ser dada através de bons headsets. Primeiramente por conta das próprias conchas, as quais, dependendo do modelo, possuem um abafamento de ruído maior que permite essa imersão completa no game.

E segundo, pela própria qualidade de som que boa parte dos headsets proporcionam aos jogadores. Sendo assim, se você busca jogar profissionalmente, ou até mesmo casualmente, e quer uma ótima experiência, não economize tanto assim em relação ao headset.

3.    Comunicação

Outro grande diferencial do headset para os fones de ouvido tradicionais é justamente o microfone. Existem alguns modelos que contam com microfones acoplados, ficam na própria concha estofada, e que captam os sons que você faz - por mais que não com tanta qualidade.

O mais buscado mesmo são aqueles headsets que contam com o microfone estendido, que sai e se posiciona perto de sua boca. Esses modelos são essenciais para que você tenha uma boa comunicação com os seus parceiros de equipe em games competitivos e, de fato, fazem a diferença.

Só quem joga online sabe o quão incômodo é estar jogando e se comunicar com aquele áudio que ecoa ou sai cheio de ruídos. É justamente isso que os headsets buscam corrigir, trazendo sons muito mais claros, para que os jogadores possam se comunicar com uma maior facilidade.

4.    Durabilidade

Outra grande vantagem de adotar um headset para a sua jogatina é o fato de que estes costumam ser periféricos muito mais duráveis. Isso porque boa parte dos modelos já possuem estruturas mais resistentes, tanto nas conchas quanto no arco e, também, no próprio fio.

Sendo assim, esses periféricos se diferem bastante dos fones de ouvido tradicionais por não romperem ou arrebentarem com tanta facilidade. Ainda assim, é interessante armazená-lo de maneira correta e, para isso, existem alguns suportes bem bacanas que você pode utilizar.

5.    Conforto

E pra finalizar, não podemos deixar de falar que os headsets são, sem sombra de dúvidas, os tipos de fones de ouvido mais confortáveis que existem - ou pelo menos alguns modelos. Isso é algo extremamente importante para quem costuma jogar bastante, seja de forma profissional ou não.

Para quem passa horas a fio jogando, principalmente no computador, o conforto é algo indispensável. Dessa forma, os headsets são periféricos infinitamente mais confortáveis para longas horas de uso quando comparados aos fones de ouvido tradicionais.

Isso é ótimo para quem está jogando para que não precise ficar tirando e colocando o fone por conta de dores ou incômodos. Além disso, alguns modelos são excelentes também para quem passa bastante tempo editando vídeos ou trabalhando com áudio, por exemplo, por mais que não seja o foco de todos os modelos.

5 marcas de headsets e periféricos que você precisa conhecer

Não é de hoje que o mercado de games é um dos mais rentáveis do ramo de entretenimento. Sendo assim, com o passar dos anos, foram surgindo marcas especializadas na produção de periféricos, como os próprios headsets, para melhorar a jogatina dos players.

Algumas dessas marcas já estão consolidadas e são conhecidas pelos periféricos de alta qualidade. Confira 5 exemplos:

1.    Logitech

Há quem diga que o mundo é da Logitech e nós só estamos vivendo nele. Brincadeiras à parte, o fato é que essa é uma das melhores e mais consolidadas marcas de periféricos que temos hoje no Brasil, responsável pela produção de mouses, caixas de som, fones de ouvido e headsets de extrema qualidade.

Um dos grandes diferenciais da Logitech é justamente a enorme variedade de produtos. A marca conta com periféricos não apenas para o público gamer, com design e funcionalidades voltadas para esse segmento, como também para aqueles que trabalham em escritório e muito mais.

Outro ponto de destaque dos produtos da logitech, sobretudo os headsets, é a variedade de preços. A empresa conta com periféricos extremamente acessíveis, custo benefício, para quem quer começar investindo pouco, assim como também produz outros de extrema qualidade e valor mais elevado.

2.    JBL

A JBL é por si só uma empresa conhecida pela qualidade de seus produtos em termos de som. A marca conta não somente com caixas portáteis extremamente potentes, soundbars e fones de ouvido como, também headsets de ótima qualidade - tanto para o público gamer quanto no geral.

Em termos de som, os headsets da JBL são alguns dos melhores que temos no mercado atualmente. A empresa costuma prezar por um design extremamente confortável e pelo balanço ideal entre grave e agudo, proporcionando uma experiência incrível para quem é fissurado por jogos.

3.    Razer

Agora entramos na área de empresas produtoras de periféricos voltados justamente para os jogos. A Razer é uma marca extremamente conhecida pelos seus mouses, teclados e, também, headsets de ótima qualidade - com design bastante característico do público gamer de uma maneira geral.

A empresa trabalha com headsets de entrada, por preços bastante acessíveis, periféricos custo benefícios e, também, de alta linha. A diversidade de produtos, associada a qualidade do som e conforto proporcionados nestes fones, fazem da marca referência nesse segmento de mercado.

4.    HyperX

Ao lado da Razer, talvez a HyperX seja a empresa mais famosa em termos de produção de periféricos para o público gamer. A marca é responsável por mouses, teclados e outros diversos produtos, mas se destaca principalmente pelos headsets de qualidade indiscutível.

Os headsets da HyperX contam com um design bastante próprio, que mistura a presença de LED 's com outros elementos. São periféricos conhecidos não apenas pela ótima qualidade de som como, também, pelo conforto proporcionado.

5.    Sony

Indo para as marcas mais tradicionais, não podemos deixar de citar os periféricos da Sony. Essa é uma empresa cuja qualidade dos produtos dispensam comentários, e que vem dominando parte do setor de tecnologia há um bom tempo, principalmente em determinados segmentos.

Os headsets da Sony são produtos de uma qualidade impecável, com potência de som perfeita para jogatinas. O diferencial aqui está justamente no fato da empresa contar com headsets exclusivos para quem joga no Playstation, visto que a marca é detentora do video-game.

Os 9 melhores headsets do mercado

Sempre que falamos em periféricos para games, é importante ressaltar que existem modelos mais baratos e outros mais caros - como é o caso do próprio headset. Da mesma forma, existem headsets de péssima qualidade de outros excelentes que, inclusive, se enquadram na questão custo-benefício.

Sendo assim, separamos aqui uma lista com os 9 melhores headsets do mercado, baseado no preço e qualidade dos periféricos. Confira:

1.    JBL Over-Ear Quantum 200

Nós já falamos aqui que a qualidade dos produtos da JBL dispensa comentários. E é justamente com essa bagagem que o JBL Over-Ear Quantum 200 consegue se destacar entre os headsets do público gamer, com design diferenciado e um som excepcional para quem gosta de jogos.

Ainda que o custo-benefício não seja um dos grandes fortes da marca, esse modelo de headset certamente se enquadra nesse quesito. Possui um preço acessível em comparação a qualidade do produto, que possui um acabamento impecável, som de alta qualidade e um fio revestido com ótimo material que ajuda a não danificar.

Toda essa qualidade tem um preço e por incrível que pareça, você pode adquirir por R$ 309,00 em lojas como a Amazon.

2.    Razer Kraken X Lite

E cá estamos nós falando de um produto da Razer. Afinal de contas, não tem como não citar essa marca que é responsável por alguns dos melhores headsets da atualidade. Esse é justamente o caso do modelo Kraken X Lite, um dos periféricos de entrada, mas de ótima qualidade, da empresa.

O Kraken é compatível não apenas com PC como, também, MAC e diferentes tipos de consoles como XBOX One, PS4 e Nintendo Switch. Ele possui um conforto ideal e isolamento sonoro excelente para quem passa longas horas em frente às telinhas jogando.

Além disso, uma de suas funções, habilitadas apenas para o Windows 10 de 64 bits, permite que ele alivie a pressão da cabeça para evitar a tensão. Ainda assim, o headset fica firme na sua cabeça, e conta também com um ajuste para deixar sua jogatina ainda mais confortável.

Este Headset também pode ser encontrado em lojas confiáveis por apenas R$ 289,99 e adquirido neste link.

3.    HyperX Cloud Stinger Core HX

Outra marca que está sempre marcando presença na lista de melhores periféricos para o público gamer é justamente a HyperX. No âmbito dos headsets a empresa também não fica para trás, visto que conta com o Cloud Stinger Core HX, que é um dos melhores custo-benefício da atualidade.

Esse fone com fio possui uma leveza incrível que permite um conforto maior ao jogador. Além disso, seu microfone possui cancelamento de ruído e pode ser girado, para ser colocado em modo mudo. No entanto, o diferencial do periférico é justamente o som, impecável para imersão em games.

O som desse modelo de headset da HyperX é um surround virtual 7.13, excelente para quem joga. As hastes deslizantes são todas trabalhadas em aço, sendo ajustáveis e bastante duráveis. Além disso, ele conta com um controle de volume integrado.

Você pode adquirir seu Cold Stinger em versões para PC por R$ 239,00 e compatível com Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4 por R$ 248,00.

4.    Havit HV-H2002d

Uma marca de periféricos que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, sobretudo com os seus headsets, é a Havit. Ela conta com alguns dos melhores produtos do gênero no mercado brasileiro como, por exemplo, o modelo HV-H2002d.

Esse modelo conta com um design bastante único e elegante, feito com revestimento plástico piano, que lembra os headphones musicais da década de 80. Além disso, ele é bem robusto e resistente contra arranhões, o que é imprescindível para manter o seu fone sempre visualmente bonito.

O headset conta ainda com um falante de alto magnetismo, o qual proporciona um som potente com qualidade incrível. O som é bem próprio para o público gamer, com graves e agudos meticulosos também para quem gosta de ouvir música. Possui um peso moderado e um design ergonômico, proporcionando maior conforto.

Se você quiser ficar confortável e com aquele visual profissional basta adquirir seu H2002d por cerca de R$ 269,99, ou em promoção da Amazon por R$ 230,41. Mas se você gostar de ousar um pouco mais, há uma versão que mescla preto e vermelho por R$ 278,99.

5.    Redragon H510-1

Outra marca conhecida pelos periféricos de ótima qualidade voltados para o público gamer é a Redragon. Um de seus headsets, o H510-1, é sem sombra de dúvidas um dos melhores fones de ouvido do mercado atualmente, com um preço relativamente acessível em comparação ao que é oferecido.

Esse Redragon possui um design bastante único, marcado pelas conchas de som bastante robustas e confortáveis. Além disso, a ergonomia do produto é excelente, tanto em relação às conchas como, também, a haste superior, que possui um estofado para não machucar a cabeça.

O som segue a tecnologia surround 7.1, sendo excelente para quem busca uma maior imersão nos jogos. Ele é compatível tanto para computador como, também, para PS4 e Xbox - sendo um bom investimento para quem está adentrando ao mundo profissional.

O investimento não é tão alto se comparado com outros Headsets compatíveis em qualidade de som, conforto e ergonomia. O H510-1 pode ser adquirido por cerca de R$ 389,90 na Amazon.

6.    HyperX Cloud Alpha S

A HyperX conta não apenas com periféricos custo benefício como, também, alguns de ponta voltados para o público gamer. E é justamente nessa última característica que se enquadra o headset Cloud Alpha S, um dos mais completos que temos hoje em dia no mercado nacional.

Esse headset conta com som 7.1 surround customizado pela própria HyperX, para uma maior qualidade e imersão quando utilizado em jogos. Além disso, é um produto bastante ergonômico, com revestimento da mais alta qualidade, e conforto impecável. Também conta com cancelador de ruído no microfone, um diferencial para esses produtos.

A qualidade premium deste item exige também um investimento mais alto, podendo ser adquirido por cerca de R$ 720,00 na Amazon.

7.    Razer Kraken Ultimate

Partindo para headsets um pouco mais caros, mas que se consagram justamente como alguns dos melhores do mercado, temos mais um da Razer. Estou falando do modelo Kraken Ultimate, que tem algo que boa parte do público gamer não abre mão: iluminação LED.

O Kraken Ultimate é um dos headsets mais completos que temos atualmente, com microfone com cancelamento de ruído e conchas bastante grandes, mas que se adequam muito bem às suas orelhas. O som é impecável, ótimo para quem busca uma boa imersão em games, e os materiais são todos estofados para contribuir para o conforto.

Se você se dispor de mais recursos para montar o seu setup, vale o investimento em adquirir o Kraken Ultimate por R$ 820,00 aqui.

8.    Logitech G Pro X Lightspeed

Entre os headsets de alto custo, a Logitech conta com um dos melhores que temos hoje no mercado. Estou falando justamente do modelo G Pro X Lightspeed, que conta com um design único, ergonômico e uma qualidade de som vista em poucos periféricos para o público gamer.

Além de ser extremamente ergonômico e confortável, com hastes revestidas e conchas que se adequam às orelhas, o modelo conta também com um diferencial em relação ao microfone. Ele utiliza a tecnologia Blue Voice, que fornece filtros que diminuem o ruído na hora da fala.

Além da qualidade premium, conforto, ergonomia e todos os recursos citados anteriormente, o G Pro X Lightspeed ainda possui uma qulidade de audio de 7.1 canais, trazendo muito mais imersão à gameplay, principalmente em jogos mais competitivos onde escutar os adversários e ambiente podem definir o resultado da partida, o produto vale o investimento podendo ser adquirido neste link por R$ 974,00.

9.    Corsair Void RGB Lite

E para finalizar, temos um dos headsets mais utilizados pelo público gamer de alta performance, sobretudo os profissionais: o Void RGB Lite, da marca Corsair. Esse é um dos periféricos mais visados por praticantes de e-sports, e se destaca por uma série de motivos.

O principal deles é justamente a qualidade de som, que permite que você escute qualquer movimento de personagens dentro do jogo graças a uma tecnologia única. Além disso, o design do produto é todo feito para ser extremamente confortável, com um formato diferenciado dos demais.

Este modelo é mais difícil de encontrar, pois por ser uma versão Lite custa cerca de R$ 570,00 em algumas lojas específicas, porém, este fone possui uma versão premium chamada Elite que além de diversos recursos extras não possui fios, dando mais liberdade, mobilidade e desempenho aos jogadores, porém, as vantagens possuem um custo e o periférico pode ser adquirido na Amazon por R$ 1132,00.

Conforme já citamos anteriormente, uma boa qualidade de som e compatibilidade com ambientação pode fazer uma grande diferença no desempenho de jogadores e jogadoras em partidas competitivas que exigem total atenção e imersão, o que a maioria dos itens recomendados possuem em comum é justamente um design simples priorizando mais a qualidade de som e transmissão de voz dando aquele toque mais profissional à gamers que desejam jogar de forma mais séria e imersiva em jogos que diversos, sendo ótimas escolhas para qualquer gênero como Shooters, Corrida e jogos de Terror e Sobrevivência.

Agora que você sabe tudo sobre Headsets, o que você está esperando? Vai buscar o que melhor se encaixa às suas necessidades e veja a diferença.

As notícias mais quentes