Desde os primeiros anúncios oficiais de Cyberpunk 2077, os fãs ficaram animados com muitas coisas presentes no jogo como liberdade, missões secundárias, ambientação, combate e até mesmo a insana customização de personagem, porém é difícil apontar alguma coisa que tenha chamado mais atenção do que a presença de tirar o fôlego de Keanu Reeves.
O ator conhecido por franquias incríveis como Matrix e John Wick foi confirmado logo no segundo trailer com direito a apresntações ao vivo, entrevistas e participação no processo criativo do jogo.
Ousamos dizer que muitos dos fãs que continuaram acreditando no potencial do game mesmo após o problemático lançamento o fizeram por causa da presença ilustre de Reeves como o rockeiro Johnny Silverhand, líder da banda Samurai que foi capturado pela corporação Arasaka e teve sua consciência presa em um dispositivo chamado Relic, passando a compartilhar o corpo de V, personagem principal do game.
Embora tenha aparecido apenas ao final do trailer exibido na E3 de 2019, o evento acabou "quebrando a internet" aumentando o hype dos fãs a níveis estratosféricos e gerando maiores comentários e interesse do grande público, fazendo com que muitos que ainda estivessem em dúvida sobre a aquisição do game passassem a ter certeza dela. Infelizmente os problemas no desenvolvimento e diversos adiamentos acabaram diminuindo este hype e criando incertezas, mas se o jogo fosse realmente lançado em abril de 2020 conforme o planejado, com certeza bateria recordes de venda.
As artes do personagem antes da inclusão de Keanu Reeves no desenvolvimento do game foram compartilhadas no ArtStation pela Coordenadora e Artista de Conceito Sênior da CD Projekt Red Lea Leonowicz e mostram basicamente o mesmo design usado na versão final do game, porém com uma face mais comum, não sendo a do renomado ator.
Obviamente que apenas a adição do rosto e cabelos de Keanu Reeves já foram o suficiente para que todo o aspecto do personagem fosse alterado, sua presença e imponência aliada à voz característica e atuação do ator deram uma personalidade mais forte ao personagem fazendo com que muitos jogadores tivessem empatia por Johnny durante a campanha do game.
Há diversos tipos de finais diferentes tanto para V quanto para sua contraparte Johnny Silverhand, e a simples presença do ator acaba transmitindo aos jogadores confiança, empatia e é claro, interesse em descobrir mais sobre seu passado e suas opiniões sobre as megacorporações presentes em Night City.
Hoje é difícil imaginar o jogo sem o ator, pois por termos uma visão em primeira pessoa, ele acaba se tornando por muitas vezes a única referêcia visual do cenário, o que torna sua escolha para o personagem uma decisão inteligente da CD Projekt Red, inclusive quando estavam cotando outras pessoas famosas para assumirem o papel de Silverhand, os desenvolvedores simplesmente disseram "ele ou ninguém" antes que o papel fosse oferecido a ele ou outras pessoas.
Felizmente vimos que sua presença deu certo e é uma das principais motivações dos jogadores e principal responsável pelo grande sucesso e adesão do jogo.
Cyberpunk 2077 segue disponível para PlaySttaion 4, Xbox One, PC e Google Stadia. Embora sua versão de PlayStation 5 e Xbox Series X/S só seja lançada no segundo semestre deste ano, Cyberpunk 2077 pode ser jogado nas plataformas de nova geração via retrocompatibilidade com algumas melhorias de desempenho em comparação com a geração anterior.
Por: PhMordred