CyberPod: Jogos Banidos Por Motivos Bizarros

6/8/21

Voltando com polêmicas no mundo dos games, pois é disso que o Brasil gosta, falamos em nosso CyberPod desta semana sobre os jogos mais polêmicos e games que foram banidos pelos motivos mais bizarros.

O mercado de jogos eletrônicos vem avançando constantemente e à medida que as tecnologias se tornam mais sofisticadas, os jogos vão se tornando mais realistas e impressionante, tanto visualmente quanto fisicamente e cientificamente precisos, porém, anos atrás as coisas não eram desta forma, e muitos jogos acabaram sofrendo banimento ou censura por parte de órgãos especializados ou grupos mais conservadores.

Talvez um dos primeiros casos que chocou a comunidade mais conservadora foi Mortal Kombat em 1992, o que hoje em dia vemos como um conjunto de pixels com resolução distorcida, as pessoas da época não só enxergavam tudo com grande nitidez, mas também com grande realismo. Por não haver nenhum órgão regulador, todas as pessoas, inclusive crianças tinham acesso à Mortal Kombat, que mesmo sofrendo censura pela Nintendo, ainda foi alvo de grandes críticas, ainda mais em sua versão "completa" e "explícita" de SEGA Genesis. O jogo foi o principal responsável pela criação do ESRB (Entertainment Software Rating Board, ou Conselho de Classificação de Softwares de Entretenimento), órgão responsável por revisar todos os jogos e definir a classificação indicativa.

Além de Mortal Kombat, a Rockstar Games foi outra empresa que sofreu grandes banimentos, mas soube usar à seu favor, já que a comoção dos grupos conservadores foi a principal propaganda que popularizou o primeiro Grand Theft Auto, porém, anos mais tarde, as tentativas de reverter as críticas à seu favor acarretaram no banimento de Bully, prejudicando suas vendas e um escândalo envolvendo Manhunt, onde jovens ingleses teriam se envolvido em um brutal assassinato e por serem fãs do game, os pais logo usaram o título como bode expiatório.

Carmageddon é outro título que sofreu banimento em diversos países devido seu conteúdo violento que demonstra corridas de rua com acidentes e pontuação com base em atropelamento de pedestres, limitando assim a venda do game mesmo com sua classificação indicativa para maiores.

Porém nem só de violência vivem os banimentos e censura, alguns países com controle mais rígido de conteúdo acabam banindo jogos aparentemente inofensivos reformulando sua proposta e simplesmente lançando "clones" de jogos famosos como Fortnite e PUBG conforme citado em nosso podcast que você pode conferir completamente acima.

E o que você acha? Faltou algum jogo polêmico nesta lista? Algum banimento bizarro? Não deixe de comentar em nossas redes sociais!!

Por: PhMordred

As notícias mais quentes