Conheça o Cavaleiro da Lua e o que esperar de Oscar Isaac no Disney+

31/1/21

O Cavaleiro da Lua é um dos personagens mais complexos da Marvel e em breve ganhará sua serie original no Disney+ protagonizada pelo ator Oscar Isaac que possui em seu currículo trabalhos memoráveis em Driver, Ex Machina e outros que citaremos a seguir.

O personagem possui diferentes fases nas histórias em quadrinhos e as mais recentes possivelmente serão a principal base para a construção do clima sombrio que sua série no Disney+ poderá ter. Recentemente mostramos como este clima pode ser adaptado com uma classificação indicativa mais baixa como o útimo episódio de WandaVision (veja aqui a matéria completa).

Antes de continuar, confira nossa Caneca oficial com design exclusivo.

O Início de Tudo

O personagem teve sua primeira aparição como um vilão da revista Werewolf by Night #32 de 1975, chegando ao Brasil apenas 5 anos depois, na ocasião, sua identidade não havia sido revelada e ele era apenas um mercenário contratado para deter o Lobisomem. Em terras tupiniquins, o herói foi traduzido inicialmente como Lunar, O Cavaleiro de Prada, devido seu traje ter elementos do metal precioso.

Apenas quando a Editora Abril assumiu a publicação mantiveram o nome original com a tradução literal "Cavaleiro da Lua" em homenagem ao seu passado que seria explorado mais adiante em publicações posteriores do próprio personagem.

Passado Traumático e "Transformação"

Quando o personagem passou a ser melhor explorado nas publicações da Marvel, foi revelado que Marc Spectorera um ex-militar que se tornou mercenário, durante uma missão ao Egito, Raoul Bushman, principal vilão do personagem, o traiu para ficar com artefatos valiosos, atirando em Marc Spector e o deixando para morrer aos pés de uma estátua do deus Khonshu, Spector clama por sua vida e após morrer é trazido de volta pelo Deus que lhe concede a missão de ser o protetor dos viajantes noturnos o dando poderes e habilidades para conquistar sua vingança contra Bushman e cumprir sua missão de ajudar as pessoas que vagam à noite.

Posteriormente o personagem ganhou em 2015 um novo arco mais adulto e sombrio publicado no Brasil pela Panini Comics e neste novo arco o passado do personagem foi melhor explorado, mostrando sua infância, quando Marc era filho de um Rabino que perdeu sua mãe muito cedo e passou a desenvolver sua primeira personalidade, Steve Grant (falaremos dele mais a frente), nesta nova versão após três anos, o roteirista Jeff Lemire reconta o passado de Spector e a traição de Bushman que ao invés de matá-lo o abandona para morrer no deserto que divide o Sudão e o Egito, Marc vaga até o templo de Khonshu, quando sem energias morre aos seus pés.

Em um dos arcos mais profundos de sua história o vemos ter uma relação familiar e religiosa aparentemente comum, com seu pai e seu "tio" Yitz, um sobrevivente do Holocausto que conseguiu manter-se nos EUA se tornando um membro respeitado da Sinagoga que Marc frequentava. Em certa ocasião, ele explorava a casa de seu tio e ao encontrar um alçapão para um andar inferior à casa de Yitz, ele descobre que o homem na verdade era um oficial nazista que escapou disfarçado de judeu para os EUA e realizava sequestros e assassinatos. Ele consegue escapar até ficar mais velho e encontrá-lo novamente sob o manto de Cavaleiro da Lua.

Poderes e Habilidades

Antes mesmo de se tornar um Herói, Marc Spector havia se tornado um excelente combatente tanto com armas de curto alcance, combate corpo-a-corpo e armas mais elaboradas e de longo alcance. Seu passado como mercenário o ajudou a atingir um nível de habilidades superior à de outros humanos comuns, assim como Deadpool, ele já era um excelente soldado antes de ganhar seus poderes.

Embora tenha um estilo militar mais parecido com o Justiceiro de Frank Castle, ele tenta manter-se mais centrado e investigativo, além de ser um ótimo piloto de aeronaves, motorista e possui vasto conhecimento em explosivos.

Por ter múltiplas personalidades, ele consegue extrair o melhor de cada uma podendo alterná-las durante confrontos confundindo seus oponentes e demonstrando níveis diferentes de violência que cada situação ou inimigo exige.

Ele fez grande fortuna como Mercenário podendo ser capaz de bancar gadgets e veículos especiais como shurikens em formato de lua, um helicóptero e até mesmo uma capa em forma de lua crescente que lhe permite planar. Seu traje é equipado com tecido à prova de balas e elementos de adamantium, o metal mais forte do universo Marvel.

Seus poderes variam de acordo com as fases da lua, sendo mais fracos em dias de lua nova em que o céu é completamente escuro, e durante noites de lua cheia, ele possui todos os seus reflexos e força ampliados, podendo ser capaz de suportar mais de dois mil quilos e mover-se de forma mais rápida, além é claro, de mesclar-se com a noite a ponto de ficar quase invisível mesmo em trajes brancos.

O fato de ter múltiplas personalidades o torna imune a ataques psiquicos e leitura de mente, ou seja, ele conseguiria resistir à ataques de grandes telepatas do universo Marvel como Professor Xavier e Emma Frost.

Personalidades e Características
Já vimos Oscar Issac fazer isso?

Dizem que o Cavaleiro da Lua possui três personalidades, mas ele possui na verdade quatro que possuem características e funções únicas que distinguem cada uma, fazendo até mesmo com que uma não saiba o que a outra faz, por isso é comum vermos nas histórias em quadrinhos cenas que se passam na cabeça de Spector mostrando os quatro sentados e conversando sobre suas atividades e descobertas.

Marc Spector é a principal personalidade, como já dissemos acima, Marc era filho de um rabino que entrou para o exército e em certo momento da vida tornou-se um Mercenário, tornando-se um excelente combatente, soldado e piloto. Ele possui grande integridade e senso moral usando violência apenas quando necessário. Oscar Issac mostrou como pode interpretar esta personalidade em filmes como Operação Fronteira e Aniquilação.

Khonshu é o Deus da Lua na mitologia egípcia, ele é a principal fonte de poderes e personalidade do Cavaleiro da Lua, sua missão é proteger os viajantes noturnos e para isso ele comanda as demais personalidades de Spector durante as missões, geralmente Khonshu aparece tanto como aliado quanto inimigo de Spector que precisa constantemente entrar em conflito com as convicções do deus que habita em seu corpo. Oscar já interpretou um personagem tão grandioso quanto um Deus Egípcio em X-Men: Apocalipse, que embora tenha sido mal recebido, as críticas à Isaac foram mais pela caracterização do que os excelentes monólogos e sua atuação que pode ser melhor aproveitada como Khonshu.

Steve Grant é um bilionário que administra a fortuna de Spector como se fosse dele (afinal é dele mesmo), ele é a principal bússola moral do quarteto, e possui maior frieza e intelecto para eventos que exigem maior investigação e perspicácia. O personagem é a personalidade mais antiga a acompanhar Marc servindo como um alívio para situações traumáticas, o bilionário é um grande companheiro de Spector e e geralmente fica do seu lado em tomadas de decisões. Oscar Isaacs poderia aproveitar esta personalidade replicando o tipo de atuação que fez em Ex Machina, o filme que definitivamente lhe colocou sob os holofotes em Holywood outro grande papel que mostra um lado investigativo de Isaac é Operação Final, que é um drama inspirado em uma história real.

Jake Lockley, talvez a camada mais complexa e sombria a habitar o corpo de Marc, é um simples motorista de táxi que ganha a vida dirigindo nas noites como Travis Bicle de Taxi Driver. Ele mora em um apartamento simples e humilde em Nova York, geralmente consegue os melhores contatos para criminosos e acontecimentos violentos da noite em suas corridas, ele luta sujo e não se importa em matar e torturar se for necessário para extreir informações e derrubar inimigos, ele é um grande aliado de Marc, mas geralmente é marginalizado pelas demais personas por ter uma natureza implacável e violenta, porém aparece com mais frequência que os demais dependendo da história. Oscar Isaac já mostrou este tipo de comportamento violento e personalidade forte como Gabriel em Drive seu primeiro grande destaque como coadjuvante em um filme de ação sua participação é curta, mas memorável.

Principais Elementos de suas Histórias

O tema de saúde mental, que será elemento central da série, foi muito bem abordado em Coringa de 2019 que mostrou a concepção de um dos personagens mais importantes das HQs com base em seus problemas e a falta de cuidado por parte do sistema de saúde, Marc Spector não chega a ser um psicopata como o Palhaço do Crime, mas já realizou feitos violentos em suas histórias como multilar e desmembrar diversos de seus inimigos, inclusive chegando a arrancar a pele do rosto de Raoul Bushman quando buscou sua vingança, momento que deverá ficar de fora da série, que deve manter o clima tenso e sombrio.

Outra coisa muito presente em suas histórias é o misticismo e ocultismo, por ter sido introduzido na HQ do Lobisomem, ele possui forte ligação com monstros e seres sobrenaturais como o Drácula. Por este motivo ele integrou a equipe principal do selo Marvel Knights que recebe os personagens mais sombrios da editora como o Motoqueiro Fantasma, Blade e o Justiceiro, que não possui um bom relacionamento com o Sr. da Lua.

O diálogo acima mostra um pouco da rivalidade entre os personagens que possuem uma relação volátil entre aliados e desavenças. "Olá Marc, você ainda é maluco?", "Um pouco. E você continua assassinando gente?", "Um pouco. Como está seu deus imaginário?", "Ele está bem. Como está sua família morta?"

Ainda não há uma data específica para o lançamento oficial da série do Cavaleiro da Lua que deverá ser lançada apenas em 2022, mas definitivamente o personagem possui potencial para ser uma dos mais queridos do público quando a série chegar ao Disney+. Embora não tenhamos muitas informações sobre a produção e os demais personagens que irão compor o elenco, sabe-se que a série irá manter uma abordagem em pessoas com transtornos e doenças mentais, sem banalizar o personagem e sim mostrar com respeito como será sua construção com base nestas personalidades.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes