CD Projekt Red já perdeu um terço de seu valor de mercado

17/12/20

Cyberpunk 2077 foi um dos jogos mais esperados deste ano, contando com 8 milhões de cópias vendidas apenas na estreia, rendendo altas notas da crítica especializada e sendo um dos assuntos mais comentados no mundo dos jogos nos últimos dias.

Porém, ser trending topics nem sempre significa algo bom, pois o assunto mais comentado de Cyberpunk 2077 foram seus bugs e grandes problemas de otimização em consoles de base como Xbox One e PlayStation 4, algo que custou muito caro à empresa.

De acordo com o relatório da Bloomberg, antes do lançamento de Cyberpunk 2077 a CD Projekt Red tinha um valor de mercado superior a US$ 3 Bilhões, mas com os problemas enfrentados pelos consumidores que se sentiram desrespeitados, a empresa perdeu cerca de 34% de seu valor, obrigando-a a se retratar com os fãs, reconhecer que não investiram muito tempo no PlayStation 4 e Xbox One e oferecer reembolso à todos que se sentiram lesados.

O valor estimado das perdas dos executivos Marcin Iwinski, Adam Kicinski e Piotr Nielubowicz, assim como o fundador da CDPR, Michal Kicinski podem juntos terem tido um prejuízo acima dos US$ 1 Bilhão. Ainda não se sabe os valores exatos das perdas da empresa, mas analistas estipulam que a empresa acabou perdendo um pouco de sua credibilidade, já que Cyberpunk 2077 é o primeiro jogo produzido pelo estúdio a não ter ligação com a obra literária The Witcher.

As previsões a longo prazo reduziram a expectativa de vendas de 30 milhões de cópias para 25,6 milhões em um ano, tudo irá depender da versão lançada para o PlayStation 5 e Xbox Series S/X. A redução ainda não é significativa, mas os analistas ainda estão tentando levar em conta as otimizações para as versões de base do game.

Após o pedido de desculpas oficial, alguns fãs estão dando um voto de confiança para os desenvolvedores e irão aguardar o resgate das versões melhoradas para a próxima geração. Além disso, já foi prometida uma série de atualizações para o próximo trimeste que deverá melhorar a experiênia dos usuários nos consoles de base.

Cyberpunk 2077 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Google Stadia. O game pode ser jogado no PlayStation 5 e Xbox Series X/S via retrocompatibilidade, mas em breve uma versão para estes consoles deverá ser lançada e resgatada gratuitamente.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes