Capcom é Processada de Novo: Desta vez por Resident Evil 4

6/6/21

Recentemente, vimos a Capcom estar envolvida em uma polêmica envolvendo um suposto plágio em Resident Evil Village onde os desenvolvedores teriam copiado o design de mosntros criados pelo cineasta Richard Raaphorst que apontou semelhanças entre seu filme Frankenstein’s Army (2013) e a fábrica de Heisenberg, incluindo seu monstro mais bizarro.

Desta vez, a Capcom está sofrendo outro processo, mas ao invés de ser por uma criação recente como Resident Evil Village, a ação judicial está sendo movida pela fotógrafa Judy A. Juracek contra algumas artes presentes em Resident Evil 4, de 2005. As acusações não só mostram imagens suas que foram usadas na confecção do logo do game, mas também em diversos cenários.

Foto: Judy A. Juracek

A obra copiada, segundo a fotógrafa vem de uma coleção chamada Surfaces, publicada pela primeira vez em 1996. Ela vem com um CD-ROM que coleta as imagens, mas o uso dessas imagens para projetos comerciais exige o pagamento de uma licença. A Capcom nunca contatou Juracek para obter uma licença. Juracek apontou pelo menos 80 fotografias usadas como referências em jogos da Capcom em uma extensa documentação.

Foto: Judy A. Juracek
Foto: Judy A. Juracek
Foto: Judy A. Juracek

O primeiro portal a noticiar o fato foi o Polygon, que a ação foi originalmente movida em Connecticut, EUA, na sexta-feira, 6 de junho, à Polygon um representante da Capcom disse apenas "estar ciente" da ação judicial e não expôs mais comentários.

Os valores do processo e andamento da ação ainda não foram divulgados, no primeiro caso citado, o cineasta havia pedido uma compensação de US$ 20 milhões, no caso da fotógrafa, estima-se que os valores podem ser altos, levando em consideração o volume de vendas, versões do título e é claro, algumas cópias feitas exatamente iguais às suas fotos.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes