Analista diz que Sony deve dar resposta à aquisição da Bethesda

17/11/20

No último mês todos foram pegos de surpresa com a notícia da aquisição da ZeniMax Media pela divisão Xbox da Microsoft por um valor aproximado de 7,5 bilhões de dólares a vista, com esta aquisição, a Xbox passa a ter controle de propriedades intelectuais de grandes jogos como Wolfenstein, The Elder Scrolls e Fallout (conheça todas as franquias adquiridas).Muitos fãs estão esperando uma resposta da Sony que adquiriu apenas pequenos estúdios até o momento como é o caso da Insomniac Games, que embora seja pequeno tenha trazido Marvel's Spider-Man, considerado um dos melhores jogos baseados em histórias em quadrinhos. Porém entre tantos estúdios, muitos questionam qual seria a melhor aquisição para a Sony, os fãs acreditam que a Konami seria uma excelente aquisição por estar "sumida" no mercado de jogos eletrônicos, mantendo seus esforços apenas para atualizações de Pro Evolution Soccer e máquinas caça-níqueis no Japão, adquirindo a empresa, a Sony ganharia propriedade sobre franquias como Metal Gear Solid, Silent Hill, Castlevania e outros jogos conceituados, mantendo-se a altura da aquisição da Microsoft, porém há um grande problema, a Konami não está à venda.https://www.youtube.com/watch?v=2EVFYstVuVkA solução apontada pelo analista de mercado Michael Pachter é a Sony adquirir a divisão Warner Bros Games anunciada pela AT&T, que voltou atrás em sua decisão e informou que não está mais vendendo a WB Games, porém, uma vez que tenha demonstrado a intenção de venda das propriedades intelectuais da divisão de jogos eletrônicos, abre o caminho para que outras empresas façam a aquisição. e segundo Patcher, a Sony "está em uma boa posição para comprar ativos da Warner Bros. Interactive caso eles voltem a ser vendidos.". Confira a análise de Michael:

“Suas aquisições foram menores, como a Insomniac, e esse é o tipo de aquisição que eu esperaria”, disse Pachter ao falar com a Gaming Bolt. “Acho que a Sony está em uma boa posição para comprar os ativos da Warner Bros. Interactive caso eles voltem a ser vendidos. Dependendo se a AT&T optar por vendê-los e como. Se eles querem apenas licenciar sua Propriedade Intelectual, provavelmente não farão acordos de exclusividade, porque não vão querer os jogos limitados a apenas uma plataforma, mas se venderem direitos perpétuos para Batman ou Mortal Kombat, acho que esses ativos seriam uma aquisição muito legal para a Sony inserir em sua programação. Eles já fizeram isso com o Homem-Aranha, então sabemos que eles estariam interessados ​​em algo assim. Eu realmente não tinha considerado esse cenário, desde que ouvimos que WB estava fora de questão, mas agora que a Bethesda acabou de ser comprada por $ 7,5 bilhões, você deve pensar que a AT&T está pensando, ‘podemos conseguir $ 7 bilhões? '”

Ele levanta um bom ponto de reviravolta de mercado para a Sony, e não foi a primeira vez que ele deu boas ideias para melhorias no mercado de games, Patcher, que atualmente é o chefe de pesquisa do Private Shares Group e um dos principais analistas do mercado de jogos eletrônicos, disse em 2014 que a Nintendo deveria abandonar o Wii U e investir em outras tecnologias, ou vender suas Propriedades Intelectuais para outras plataformas e mobile, de fato acabou trazendo alguns títulos para mobile como Fire Emblem Heroes e Super Mario Run e parece ter levado ao pé da letra o conselho de "esquecer" o Wii U, pois nos últimos relatórios da empresa informaram que o Switch foi sucessor direto do Wii e DS, sem passar pelo Wii U (veja mais).Obviamente, devemos encarar que no mercado financeiro a Microsoft possui maior poder de compra tornando uma aquisição de 7,5 bilhões um negócio menos arriscado para a empresa do que seria para a Sony, porém isso abre um precedente para a Sony caso queira fazer uma oferta extraoficial à AT&T que com certeza poderia considerar a venda de suas propriedades intelectuais por um preço certo.Em outro ponto da entrevista, Patcher foi questionado sobre uma aquisição de PI da Konami trazendo para o PlayStation 5 Metal Gear, Bomberman, Silent Hill e PES, e o analista apontou que também seria uma excelente aquisição, porém fez questão de dizer que Metal Gear Solid possui muito menos potencial sem a mente de Hideo Kojima, criador da franquia, ele diz que sem o mago das inovações, Metal Gear não teria valor nenhum para os fãs. Em outra parte da entrevista, ele diz que contratos de exclusividade temporária como o que vimos com Final Fantasy XVI e Deathloop (da própria Bethesda) podem não ser tão importantes e impactantes como ter exclusividade permanente como a franquia God of War e Uncharted.

“Bem, Metal Gear sem Kojima pode não valer muito, e Final Fantasy, quando o último saiu? 2016? ” disse o analista. “Não tenho certeza se alguém realmente se importa com isso, acho que estamos falando de apenas alguns milhões de unidades, isso não é um vendedor de sistema. Provavelmente está no Japão, mas os japoneses não estão comprando o Xbox, então a Sony não precisa se preocupar com isso, especialmente porque todos aqueles jogos japoneses estarão no PlayStation de qualquer maneira, então a Sony não corre o risco de perder esses títulos. Não acho que esses ativos valham muito. "

Michael diz com isso que como a Sony é japonesa, já há a preferência natual pelo console em território japonês, assim como os jogos desenvolvidos pela Konami, que possuem mais força no Japão do que no restante do mundo, porém os títulos da Warner Bros Games que incluem Harry Potter, Senhor dos Anéis, LEGO, DC Comics e Mortal Kombat possui um apelo maior em outros países além dos Estados Unidos, dando à Sony maior relevância ainda no mercado de jogos eletrônicos e mostrando que a empresa está pensando no público além do Japão.

Mas o que você acha? A Sony deveria fazer uma oferta pela WB Games mesmo não estando mais a venda?

Por: PhMordred...

...E é claro se você não quer perder as melhores promoções de jogos, consoles e acessórios do mercado, basta acessar nosso link direto com vantagens que só a parceria entre a Amazon e Cyber Horus poderiam proporcionar. Clique no banner abaixo e confira descontos especiais imperdíveis.

As notícias mais quentes