Agente Americano: O Que Acontece com o Ex Capitão América John Walker nas HQs?

18/4/21

As histórias em quadrinhos do universo Marvel estão recheadas de grandes arcos que inspiraram a criação do Universo Cinematográfico e todos os filmes e séries que compõem este universo.

Falcão e o Soldado Invernal tem sido uma grande surpresa ao ser recepcionado de forma tão positiva pela crítica e fãs, e embora não haja uma trama tão misteriosa ou um terreno tão fértil para teorias quanto foi WandaVision, a série possui um desenvolvimento mais sólido e "pé no chão" que está basicamente sendo considerado um quarto filme do Capitão América.

E falando em Capitão América, a série, assim como os filmes anteriores estrelados por Chris Evans, mostra novamente um lado sujo do governo que já se permitu ser dominado pela H.I.D.R.A., tentou institucionalizar os Vingadores, os tornando uma força tarefa para atender às próprias vontades de comissões de defesa da ONU e desta vez criou um Capitão América com base não no caráter, mas em sua lealdade à bandeira e ferocidade no campo de batalha.

E estas são características que John Walker, o novo Capitão América, traz dos quadrinhos diretamente para as telas, tornando-se um dos muitos personagens a carregar o manto após Steve Rogers. Para quem não acompanha algumas histórias, não só Bucky e Sam vestiram o traje de Capitão América, mas outros nomes como o próprio John Walker e Isaiah Bradley (que quase perdeu a vida por usar o traje, entenda aqui) que foram vistos na série, mas também Clint Barton e Danielle Cage.

Porém, a série mostrou que além de Sam finalmente assumir o manto de Capitão América, John Walker terá um futuro incerto, primeiramente após ser dispensado do exército com desonra e perder todos os benefícios que teria direito ao ser dispensado das forças armadas, visivelmente desiludido com as forças armadas, ele é "recrutado" pela Madame Hidra (será que veremos os Thunderbolts?) e ao final do último episódio, o vimos montar seu próprio escudo, ornamentado por sua medalha de honra, mostrando que ele ainda deseja representar seu país e lutar contra as injustiças, mesmo que essas injustiças não existam aos nossos olhos, como sua expulsão do exército.

Mas o que acontece com John Walker nas HQs após perder seu título de Capitão América?

Foto: Marvel Comics

Nas HQs, o soro que concedeu os poderes à Walker veio direto das mãos do Mercador do Poder e só então o personagem passou a atuar como Super-Patriota (não é o Véio da Havan, esse era o nome heróico dele mesmo), e ao lado de Lemar (Estrela Negra) e outro parceiro que também receberam o soro, e só então, John foi convocado para assumir o manto de Capitão América.

Porém, ao assumir o manto, sua identidade havia sido exposta, prejudicando-o logo em sua primeira missão que consistia em se infiltrar em sua cidade natal para combater uma célula terrorista do grupo Watchdogs (visto no MCU em Agents of S.H.I.E.L.D.), que ao descobrirem que Walker era o novo Capitão América, sequestraram seus pais e durante a tentativa de resgate foram friamente assassinados.

O personagem foi ficando cada vez mais instável forçando o governo a encobrir seus atos até que o Flag-Smasher, ou O Apátrida, Karl Morgenthau (que na Série é Karli Morgenthau) exigiu que um encontro com o Capitão América fosse feito, ao ver que o Capitão enviado era Walker e não Rogers, moeu o personagem na porrada forçando Estrela Negra a ir contra sua vontade e pedir que Steve Rogers fosse salvar seu amigo. Isso causou um grande desentendimento entre Walker e Lemar.

Mas com o tempo Walker descobriu que o Caveira Vermelha esteve arquitetando um plano para que ele assumisse o manto de Capitão América, desiludido, ele vai até Steve e pede que reclame seu título e volte a ser o Capitão América. No entanto, o governo ainda tinha planos para John Walker. Ele não poderia ser um símbolo público como o Capitão América, mas poderia servi-los em outras funções.

Com isso, o personagem passou a usar um traje e escudo descartados por Steve Rogers, assumindo definitivamente o nome de Agente Americano, o goerno então o enviou como um membro dos Vingadores da Costa Oeste, trabalhando como a ligação direta entre o grupo e o governo, causando muitos conflitos entre ele e seus companheiros de equipe, mas ele acabou ganhando seu respeito. Ainda assim, as diferenças filosóficas entre ele e os outros heróis da Marvel muitas vezes o colocam em conflito com os Vingadores mais populares.

Walker então tentou se redimir por muitos anos e sair da sombra do Capitão América, buscando sua própria identidade eventualmente se reconciliando com Estrela Negra, seu velho amigo, passando a integrar equipes menos conhecidas como Os Vingadores Sombrios e Omega Flight, porém também integrou os Thunderbolts, equipe que basicamente é composta por vilões "redimidos" e anti-heróis para realizar missões secretas e ilegais para o governo.

Ainda não se sabe qual será o destino de John Walker após o término de Falcão e o Soldado Invernal, mas há grandes especulações envolvendo a Madame Hidra, já que a atriz escolhida para o papel é a icônica Julia Louis-Dreyfus, que além de ter recebido muitos prêmios durante sua carreira, possui contrato para outras produções da Marvel Studios, podendo até mesmo ser uma contraparte de Nick Fury recrutando uma equipe de vilões e heróis desajustados como Walker.

Por: PhMordred

As notícias mais quentes